Nos deparamos o tempo todo com situações que trazem à tona esse questionamento. Em vários casos ficamos presos no limite entre o perdão que devemos ao outro e o que devemos a nós mesmos. O quantum de crença que disponibilizamos para acreditar no Sagrado define o grau de sofrimento que teremos nas situações que nos ferem o orgulho.


Quanto mais orgulhosos somos, mais humilhados nos sentiremos, pois que há uma proporção constante entre ambos. O orgulho só pode ser lapidado por situações que nos causem constrangimento e vergonha, pois que esses fatores também estão ligados ao orgulho.


O orgulhoso se ofende com facilidade, se melindra e sente-se constrangido sempre que exposto em suas fragilidades. O grau máximo de inconformação para com as situações da vida está no suicídio ocasionado pela vergonha e pelo sentimento de rejeição.


Sendo assim, se o ser deposita sua crença no Sagrado - da forma que o compreenda - plenamente, nenhuma situação será vexatória e toda exposição de suas fragilidades será vista como uma oportunidade de conhecê-las, trabalhá-las e por fim, vencê-las.


As frases a seguir são os mantras preferidos dos orgulhosos:

"Eu não aceito que isso tenha acontecido comigo!" 
"Quem você pensa que é para me tratar assim!"
"Você sabe com quem está falando?"
"Isso é inaceitável!"


Tudo é aceitável, tudo é crescimento quando colocamos nosso intuito em crescer. A humilhação só existe para os que já se consideram prontos e a vergonha só acomete aos que não se aceitam integralmente como seres falhos, em aprendizado e belos dessa maneira.


No livro de Tiago (4:10) encontramos a seguinte frase: "Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará!"


O Sagrado está em nossa consciência, ou seja, quando colocamos voluntariamente nossas vergonhas para o julgamento público, nos libertamos delas e consequentemente nos exaltamos, damos um passo em direção à sublimação, pois que não precisamos mais atuar nas sombras, com medo de sermos descobertos.


Em suma, quanto mais humilhante uma situação se mostra, mais orgulho existe no íntimo de quem a define assim. Para o humilde, tudo não passa de um tropeço natural a toda criança que está aprendendo a andar. Quando você conta para os outros uma humilhação que sofreu, não é a situação ou o agressor que está sendo exposto, mas sim o seu orgulho.

Exibições: 1750

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Roberson Andrade Ribeiro(Negrão) em 21 agosto 2016 às 21:53

Parabéns pelo texto simples e direto. Fez-me refletir. Fiquei pensando quando todo esse orgulho passou a fazer parte de nossa atual vida, quando se instalou; pois que, quando criança, ele não existia ou estava em estado latente! Preciso estudar mais sobre o assunto. Obrigado.

Comentário de Lídia Ribeiro Silva e Souza em 20 agosto 2016 às 16:56

Excelente texto, muito oportuno pra mim, muitas reflexões. Gratidão!!!

Comentário de Marcio Alessandro Goes em 19 agosto 2016 às 2:13

Excelente texto!

Comentário de Wanda Dall'OcaTozetti em 16 agosto 2016 às 12:34

Muito bom para nós é conhecer a extensão do nosso orgulho. O texto abre caminho.

Obrigada, Vítor, por postá-lo.

Comentário de Vitor Antenore Rossi em 16 agosto 2016 às 10:44

Sr. Luis, compreendo seu pensamento e justamente por isso trabalho no sentido de elucidá-lo. No Youtube existem mais de 150h de materiais meus onde explico minuciosamente sobre "como fazer", "onde fazer". Tenho apresentado um seminário em vários locais do Brasil chamado "Reforma-te a Ti Mesmo" justamente explicando sob o ponto de vista da Psicologia (que é minha área de formação) como produzir essa mudança na prática. Esse artigo é apenas para reflexão, assim como todos os outros que publiquei aqui nesta página. 

Comentário de luis conforti junior em 16 agosto 2016 às 1:16

Ref resp de Luiz Claudio de S. Leão Araújo 

Olá, meu xará. Não entendi: porq precisamos sofrer? É esse o processo evolutivo que Deus cria para nós? Fazer sofrer para aprender? E, se todos os efeitos têm suas causas, qual é a causa de termos de mudar nossos caminhos? Qual foi a causa que nos fez tomar caminho errado?

.

Comentário de Luiz Claudio de S. Leão Araújo em 15 agosto 2016 às 18:17

Muitas vezes nos enganamos a nos mesmos.A vida vai nos mostrando quanto temos de orgulho e quanto precisamos sofrer ,aumentando a carga ja pesada das nossas provas da vida. Que Deus nos ajude a lutarmos e querer mudar em nossos caminhos. Priorisando a simplicidade.Sempre...Paz

Comentário de luis conforti junior em 15 agosto 2016 às 14:24
Re: Quanto orgulho existe em mim?

É verdade que há muitos irmãos, cujo orgulho salta aos nossos olhos e, talvez, por isso mesmo, outras pessoas com eles não simpatizem. Mas, se conforme a doutrina, o orgulho é um defeito ou imperfeição moral que devemos extirpar de nós, o que precisamos saber é como fazer isso, coisa que ninguém ensina, como tb ninguém ensina quais são as causas de termos nos tornado orgulhosos se antes não éramos! A mesma necessidade existe em relação ao egoismo e, é claro, em relação a todos os defeitos morais, sem exceção de nenhum: como fazer para nos livrarmos deles, que tanto prejudicam nossa vida e a vida daqueles que nos rodeiam.

E também é verdade que o egoismo é o causador tanto do orgulho, qto de todos os outros defeitos e imperfeições morais que temos. Mas, aqui o problema: como entender que a doutrina diga que o egoísmo é a maior chaga da humanidade e que a lei de Deus puna os egoístas, se o egoísmo é um sentimento natural em todos os seres vivos e é o próprio Criador-Deus que finca suas raízes em todos nós?!!!
Comentário de Claudio Laerico em 14 agosto 2016 às 20:53

Eu orgulhava-me de um comportamento que fazia-me crer ser superior ao outros homens. Só faltava vestir as roupas do super-homem. Todavia, de tanto ler as orientações de Joana, resolvi procurar um psicologo. Lá dei de cara comigo frágil, com um cara com um nível intelectual bom, mas o emocional todo destruído, blindado em um cofre feito de palha. Hoje tento tapar os buracos, mas estão surgindo diversos outros no lugar. Parece que só me resta a coragem, apoiada na doutrina, para sair na chuva e se molhar. Andar no relento, enfrentar as noites escuras e frias de minha própria realidade por um tempo, até conseguir construir uma nova casinha mais sólida.

Comentário de Cida em 13 agosto 2016 às 22:30

Muito bom para refletir !

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Últimas atividades

José Ricardo Fernandes curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
2 horas atrás
José Ricardo Fernandes curtiram o perfil de Nilton Cardoso
2 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog "Especial de Natal" é Repudiado. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" A atriz Paris Jackson deve interpretar Jesus como uma mulher lésbica no próximo filme. https://observatoriodemusica.uol.com.br/noticia/filha-de-michael-jackson-vai-interpretar-jesus-em-filme-com-artista-que-fez-porno No Brasil…"
quarta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Empoderamento da Mulher. O Exemplo de Norberta de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"NASA renomeia sua sede em homenagem à engenheira Mary W. Jackson A primeira engenheira negra da agência espacial norte-americana trabalhou na construção do túnel de pressão supersônico, que…"
quarta-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Fenômenos Mediúnicos, Metapsíquicos e Parapsicológicos de PATRIZIA GARDONA
terça-feira
Mauro jesus Nascimento curtiu a postagem no blog Não temos para onde fugir de Nilton Cardoso Moreira
terça-feira
Lucas Oliveira da Silva Farias curtiram a página Rádio Amigo Espírita 1 - Música Instrumental e Estudos ao vivo de Amigo Espírita
segunda-feira
DÓRIS MARIANA SIQUEIRA ALVARENGA curtiram o perfil de Magali Bischoff
27 Jun
Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa comentou o grupo Meimei - Espirito de Luz de Acacia Maria Picoli
"Estimados confrades: Estou interessando em linda mensagem de Meimei, onde ela narra que um discípulo de Jesus queria conhecê-lo de mais perto...Viaja por diversos lugares, e acaba abrigando uma criança, onde então Jesus…"
27 Jun
Ruy Ermelindo Nogueira Barbosa entrou no grupo de Acacia Maria Picoli
Miniatura

Meimei - Espirito de Luz

Grupo criado com o objetivo de divulgar as lindas mensagens e preces de MeimeiVer mais...
27 Jun
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog TEORIA E PRÁTICA. O QUE É BOM FAZER de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"VOMITANDO!   Palavras-chave. Pedofilia, poder, corrupção, justiça, Espiritismo.   Pântano sendo drenado. O procurador Geoffrey Berman da Corte Federal, Distrito de Nova York foi demitido a pedido do presidente…"
26 Jun

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço