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Quantos espíritas há no Brasil ? (Jorge Hessen)

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com

 

Será que o espírita é somente aquele que está vinculado a uma instituição espírita, ou ao movimento espírita? Para Kardec, não! Observemos o que ele diz na Introdução ao estudo do Espiritismo, contido em O Livro dos Espíritos - “para se nomearem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida." [1]

Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em face disso, ao invés de usar as palavras espiritual, espiritualismo, Kardec empregou os termos espírita e espiritismo para indicar a Codificação. Ora, a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com dos Espíritos.

Como especialidade, o Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita; como generalidade, prende-se à doutrina espiritualista, uma de cujas fases apresenta. Essa a razão porque traz no cabeçalho da 1ª. Edição de 1857, do seu título as palavras: Filosofia espiritualista.

Notemos uma curiosa afirmativa do Codificador,  quando diz que do ponto de vista religioso, o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras, independentes de qualquer culto particular. Seu objetivo é provar, aos que negam ou duvidam, que a alma existe, que sobrevive ao corpo e experimenta após a morte as conseqüências do bem ou do mal que tenha feito durante a vida corporal. Ora, isto é de todas as religiões.

Os adeptos do Espiritismo são os espíritas, ou os espiritistas. Mas Kardec acrescenta que que como crença nos Espíritos, o Espiritismo é igualmente de todas as religiões, assim como é de todos os povos, visto que, onde quer que haja homens, há almas ou Espíritos; que as manifestações são de todos os tempos, achando-se seus relatos em todas as religiões, sem exceção.

Por essa razão, Kardec afiança que pode-se, ser católico, grego ou romano, protestante, judeu ou muçulmano, e crer nas manifestações dos Espíritos; por conseguinte, ser espírita. A prova disto é que o Espiritismo tem aderentes em todas as religiões. [2]

Não há como negar que há muitos confrades que jazem dentro da Igreja romana, são os espiritólicos, ou seja, são os católicos espíritas (porque aceitam as comunicações dos Espíritos). É verdade! Muitos dizem que são espíritas, mas não conseguem desapegar da igreja, outros não desapegam dos terreiros. Se se sentem bem aí que fiquem aí.  Não temos nada contra, mas só não podem trazer suas crenças para as hostes espiritas. Óbvio que não podem fazer um Espiritismo à moda do catolicismo, da umbanda etc.,  pois seria uma inversão dos objetivos e  significados da Doutrina dos Espíritos.

Considerando as ponderações de Kardec aqui demonstradas, basta um adepto de qualquer seita ou religião aceitar a comunicação dos espíritos para ser considerado espírita, logo, sob esse ponto de vista , podemos acrescentar dezenas de milhões de espíritas no Brasil , em face disso naturalmente há um número de espíritas que vai  muito além dos declarados pelo último censo do IBGE.

Concordam comigo?

Matutemos, pois!

 

Referências bibliográficas:

[1]     KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, Introdução ao estudo do Espiritismo, RJ: Ed. FEB, 2002

[2]     KARDEC, Allan. O Espiritismo em sua mais simples expressão, RJ: Ed. FEB,  1992

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Comentário de Alexandre Nunes em 9 novembro 2017 às 22:04
Muito instigante o tema proposto pelo autor. Obrigado
Comentário de Neri de Andrade em 9 novembro 2017 às 11:55

E Como Concordo.

Comentário de Neri de Andrade em 9 novembro 2017 às 11:55

Boa tarde.

Comentário de Codificador do Paracleto em 9 novembro 2017 às 10:38

Gostei de “espiritolicos”!!!

Minha  mãe aos 90 anos ia à missa no sábado e tomava passe num centro às 5as...

Como adv., tenho uma natural tendência a usar as ferramentas do Direito para o Espiritismo

Em Direito, uma estrutura ou conceito ou instituto se distingue de outro pelas sua natureza, digamos, seu esqueleto

Quando as outras religiões aceitarem a reencarnação e a comunicação com os mortos poderão se chamar espiritas e não poderemos, evitar, porque adotam o nosso esqueleto, porquanto imortalidade e Deus único elas já aceitam

Comentário de os pae em 9 novembro 2017 às 10:31

Considerando as ponderações do texto respaldado no  Codificador com judiciosa clareza ,podemos afirmar,sem medo de equívocos, que há no Brasil mais de 60 milhões de espíritas. pois sabemos que muitos religiosos admitem a comunicação dos mortos com os vivos e a reencarnação....

Comentário de Neri de Andrade em 9 novembro 2017 às 9:32

Grata

Comentário de Francisco Antonio serafim em 7 novembro 2017 às 21:11

Concordo plenamente.

Más posso afirmar que muitos ainda sentem o medo de se intitular espírita por medo do preconceito.

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