Rede Amigo Espírita é destaque na Revista "O Consolador" e no jornal "Olhar Espirita"





Compartilhamos nossa entrevista que saiu na edição de julho do jornal "Olhar Espirita" da cidade de Bauru-SP e na revista Eletrônica"O Consolador" neste sábado (13.08)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista  Espanhol  Inglês    

Ano 5 - N° 222 - 13 de Agosto de 2011


WELLINGTON BALBO
wellington_plasvipel@terra.com.br
Bauru, São Paulo (Brasil)

 
José Aparecido dos Santos: 

“A alegria de servir, não importa em que área estamos, é gratificante”

O coordenador da Rede Amigo Espírita conta como surgiu esse trabalho e quais os seus propósitos e resultados 

 

José Aparecido dos Santos (foto), o entrevistado desta semana, nasceu em Catanduva-SP, mas reside em Auriflama-SP, onde é funcionário público. O confrade, que é também conhecido como “Zé” da Rede Amigo Espírita, está vinculado ao Centro Espírita Caminheiros do Bem, situado na cidade em que reside, e realiza interessante trabalho de divulgação doutrinária ao gravar palestras e disponibilizá-las na rede mundial de computadores, além de ser o coordenador e administrador da Rede Amigo Espírita, que já conta com inúmeros membros cadastrados de diversos países.

 

Na entrevista que se segue, ele fala sobre sua iniciação no Espiritismo e também sobre a importância da divulgação doutrinária, atividade a que se vem dedicando há muitos anos. 


Como conheceu o Espiritismo? 

Conheci a doutrina através da dor, pois desde os 19 anos de idade era médium e não sabia, pois vários fenômenos mediúnicos aconteciam, mas mesmo assim não procurei saber do que se tratava. Queria mesmo era gozar a vida. Nessa época, em 1985, orientado por amigos, procurei uma Casa Espírita em minha cidade natal para tomar alguns passes após ter tido algumas incorporações que aconteceram no dia anterior. Mas tive muitos percalços na vida e mudei de cidade, e somente depois de 10 anos é que fui procurar saber o que era o Espiritismo, ou melhor, os Espíritos fizeram com que isso acontecesse. No ano de 1995 abracei a causa e procurei servir à Doutrina e a Jesus e percebi quanto tempo eu perdera.  

Você é coordenador da Rede Amigo Espírita. Diga-nos o que é esta Rede e qual o seu objetivo? 

Criada em fevereiro de 2009, a Rede Amigo é uma rede de relacionamento e estudos da Doutrina Espírita. Como hoje em dia temos diversos sites de relacionamento de grande sucesso, tipo Orkut, Facebook etc., decidimos criar algo com fins altruístas e que ao mesmo tempo nos trouxesse amizades e conhecimentos, mas sempre orientados à luz da Doutrina Espírita. A procura é grande, pois hoje neste mundo globalizado são muitas as dificuldades que as pessoas encontram em estarem numa casa espírita e a sede de conhecimentos é muito grande. A Rede Amigo chega aonde não há casas espíritas; é a casa espírita indo até a pessoa em seu lar com palestras, estudos, fóruns, artigos, chat, e muito mais... O nosso lema e objetivo maior é DIVULGAR, INSTRUIR E UNIFICAR.  Divulgar a doutrina espírita de todas as formas e meios possíveis, utilizando o audiovisual e registrando eventos e acontecimentos do movimento espírita. Instruir os membros de forma coerente e usando o bom senso, ou seja, o que a doutrina verdadeiramente nos oferece, sem querermos ser os donos da verdade e estarmos ligados a dogmas do passado, que atravancam o nosso crescimento espiritual, mostrando o caminho certo e seguro. Unificar é algo difícil, mas não impossível; seria unir todos em um só ideal, sem impor nada, mas fortalecendo pela união entre os espíritas, fazendo que o movimento cresça e apareça. Não para dizer que fizemos ou estamos fazendo nem para enaltecer o orgulho, mas que estamos caminhando juntos, aprendendo uns com os outros e sendo colaboradores deste tão almejado mundo de regeneração. 

Como acessá-la e cadastrar-se? 

Até pouco tempo atrás era uma rede privada; somente membros cadastrados podiam usufruir do material oferecido pela Rede Amigo. Mas chegamos à conclusão de que isso seria egoísmo e que os ensinamentos da Doutrina teriam que estar para todos, ou seja, até aqueles que não são espíritas mas desejam ter esses conhecimentos. Temos uma grande parcela de pessoas com mais idade e que tinham dificuldades de realizar o cadastro. Portanto, abrimos para todos poderem visualizá-la, mas claro que o membro cadastrado tem um diferencial, podendo ser informado por e-mail, participar de chat, baixar arquivos e postar comentários, participando com suas próprias postagens de textos, vídeos e fotos e participar de sorteios. Para acessá-la o endereço éwww.amigoespirita.ning.com, sendo necessário preencher um cadastro com o seu perfil respondendo algumas perguntas obrigatórias e colocar uma foto. Cada membro tem sua página e nela poderá mudar conforme suas necessidades, podendo convidar amigos e interagir com todos, ciente de que há regras que não podem ser infringidas e que é preciso zelar pelo conteúdo doutrinário.  

Sabemos que você grava palestras de diversos oradores espíritas. Como é feito esse trabalho? 

Foi com este trabalho que surgiram os demais projetos que temos hoje. Senti a necessidade de registrar os valiosos ensinamentos dos eventos de que participo, pois não podiam se perder momentos únicos. E como não devemos guardar somente pra nós tudo isso, decidi gravar e disponibilizar esse material na internet. É unir o útil ao agradável, é trabalhar aprendendo doutrina espírita. Portanto, onde eu estiver, estarei gravando e posteriormente distribuindo a todos. Outra coisa que quero ressaltar é a distribuição gratuita desse material na internet. Não podemos deixar isso ficar restrito a poucos, temos obrigação de oferecer gratuitamente. “Dai de graça, o que de graça recebestes”, este é o preceito cristão. Hoje recebemos até convites de outras regionais para participarmos destes eventos, registrando e divulgando os trabalhos realizados no movimento espírita. Temos disponíveis mais de 200 vídeos completos, entre palestras e seminários com mais de 90 oradores. Isso sem contar outros pequenos vídeos de apresentações musicais, encontros etc. 

De que forma conseguiu adquirir os equipamentos utilizados nessas gravações? 

Como não tenho recursos financeiros para tanto, vou usando o que tenho e o que eu pude comprar. Mas como tudo exige investimentos e melhorias na qualidade de áudio e vídeo necessitamos aperfeiçoar para atender às mudanças tecnológicas que acontecem. Graças a Deus, surgiram alguns amigos que estão colaborando para que possamos obter melhores equipamentos e continuarmos em nossa tarefa. Recebemos recentemente um equipamento doado por amigo, mas ainda temos falta de outros e aguardamos oportunidade para em breve os adquirirmos.  

Quais são as maiores alegrias que este seu trabalho já proporcionou? 

São muitas e é difícil descrevê-las. A alegria de servir, não importa em que área estamos, já é algo gratificante, que traz alegrias pelo dever cumprido, por saber que alguém se beneficiou com o que realizamos, por menor que seja a tarefa. Saber que o trabalho despertou alguém para a mudança é formidável. A alegria de sermos envolvidos com vibrações fraternas e de paz dos amigos encarnados e dos amigos espirituais de cada ambiente que participamos... Tem coisa melhor? São muitos os e-mails que recebo, dizendo que receberam luzes em sua vida, que a mensagem veio no momento certo. Até as crianças que às vezes gravamos em encontros e apresentações musicais, ao saberem que sua imagem está na internet, ficam em imensa felicidade. Esse sorriso estampado no rosto dessa criança, sem ao menos eu ver, é outra alegria de meu trabalho. São poucas coisas, que às vezes não valorizamos e que fazem falta em nossas vidas. 

Os desafios para realizar a tarefa são muitos? 

Ah! sim, e como! Desafios não faltam e nunca faltarão enquanto estivermos encarnados. São desafios materiais e às vezes espirituais, dificuldades que aparecem para nos desmotivarmos e desistirmos de nossos propósitos. Mas, se não tivéssemos essas dificuldades, será que estaríamos na condição em que nos encontramos hoje? Será que não estaríamos perdidos no caminho? Será que mudaríamos? Sairíamos deste mundinho em que vivemos há séculos, embriagados de vícios e erros? Temos que agradecer os desafios, pensar que desafios surgirão sempre, a cada ciclo de nossas vidas. Quanto mais desafios surgirem e cada vez que os encararmos com paciência e sabedoria, saberemos superá-los; com certeza isso não será mais desafio, mas, sim, o alicerce para uma vida melhor, em busca do ser espiritual que um dia será em plenitude. 

Há algum caso curioso que queira compartilhar com nossos leitores? 

Algo curioso foi o reencontro de almas através da Rede Amigo. Duas amigas conviveram durante alguns meses no mesmo Lar, mas depois uma delas mudou-se de cidade, perdendo o contato e somente após alguns anos foram se reencontrar através da Rede Amigo, quando uma viu a foto da outra em uma das páginas dos membros. Hoje ambas mantêm contato através de e-mail e telefone, revivendo a amizade antes perdida. Uma delas está residindo no interior de Minas Gerais e a outra na Espanha.   

Suas palavras finais. 


Quero agradecer esta oportunidade, aproveitando para convidar a todos a conhecerem a Rede Amigo e a unirem-se conosco nesta divulgação em prol de um mundo melhor, levando a mensagem da Doutrina aos que têm sede de conhecimento, libertando e iluminando vidas.

 

 

Matéria publicada em 13.08.2011 em http://www.oconsolador.com.br/ano5/222/entrevista.html

 

Exibições: 912

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Adão de Araujo em 14 agosto 2011 às 22:36
Meus parabéns Zé. Ótima reportagem. A Rede Amigo Espírita é algo realmente monumental. Não há como mensurar o quanto tem sido útil para todos nós. E também quanta alegria proporciona ao trocarmos idéias e conhecimentos com todos os irmãos internautas! Deus te abençõe Zé!
Comentário de Siomare Costa Santos em 14 agosto 2011 às 11:21
Olá José,
Também quero aqui deixar meu agradecimento e reconhecimento, minha mãe procura sempre vídeos que normalmente não encontra fácil, e aqui na Rede temos esta riqueza.
Muita Paz e saúde para você.

Parabéns pela divulgação.
Comentário de Rosângela Felicio em 14 agosto 2011 às 1:10

José Aparecido,eu agradeço-lhe pela criação da Rede Amigo,mantida por você com muito esmero,dedicação e carinho à nossa querida,esclarecedora,consoladora,Doutrina do Espíritos.Paz Sempre!

 

Comentário de Rita de Cassia Almeida em 13 agosto 2011 às 21:15
Querido Josè Aparecido reconhecimento mais q merecido pois vc atravez desta rede vem consolando e instruindo milhoes de pessoas.
Que a espiritualidade amiga continue envolvendo seu trabalho.
Muita paz e luz!!!!
Comentário de silvanita Miranda rosa da silva em 13 agosto 2011 às 19:05
josé é com muita alegria que vem com poucas palavras disse-lhe que seu trabalho é muito edificante para nós que participamos deste site e adorei esta entrevista sobre voce e seu trabalho.bj
Comentário de Decio Ney Rocha Naves em 13 agosto 2011 às 18:28
Nossos sinceros cumprimentos a essa ação sua, caro amigo Zé, pois nos remete ao Cap. XX do ESE q fala sobre Os Trabalhadores da Última Hora. Em seu final, o Espirito de Verdade ressalta q muitos são os chamados e poucos são os escolhidos. Está aí o reconhecimento e a visualização daquele que não transviou, pois as obras atestam por si só. Particularmente tenho crescido muito com os estudos pela rede divulgada e os elogios reconhecendo o trabalho virtuoso que tendes realizado são enobrecedores. Está aí o exemplo típico daquele trabalhador que pega no cabo da charrua e nem pára para limpar o suor q escorre pelo rosto. Valeu meu irmão Zé, a Rede Amigos Espirita está realmente de parabéns e nós os espiritos encarnarnados, só ganhamos com isso! Muita Luz e paz a vc J.A. por esses 25 anos de labor profícuo.
Comentário de Rita Maria Mussa Malvezzi em 13 agosto 2011 às 15:17

Zé, nós aqui do Centro Espírita André Luiz da cidade de Fronteira/MG só temos que agradecer. Realmente, é a oportunidade da gente ter acesso ao movimento espírita da região mais próxima da nossa cidade.
Também é muito bom pq "baixamos" palestras que coincidem com nossos temas de estudo e, repassamos para os companheiros que não tem computador. Ao ouvirem o cd em casa, todos participam dos ensinamentos, até aqueles que não conhecem a Doutrina dos Espíritos.

No Evangelho segundo o Espiritismo temos: "espíritas, amai-vos e instruí-vos". É isso que temos na Rede Amigos Espírita, obrigada Zé.

Muita PAZ. 

Comentário de Domingos B. Rodrigues em 13 agosto 2011 às 13:10
Gratos somos eternamente por esta feliz iniciativa do nosso caro José Aparecido por nos proporcionar esta ferramenta de conhecimento, estudo e interação junto aos companheiros e irmãos de Doutrina Espírita deste mundão chamado Brasil...Abraços fraternos e vida longa!

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfilMarileide da Paixão Moraes Santo, Andréia Cugnasca Albertin, Raimunda Silva Soares e mais 3 pessoas entraram em RAE
6 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
6 horas atrás
Celso Leonardo curtiram a discussão O que aconteceu com a diversidade das mediunidades nas reuniões mediúnicas espíritas? de Amigo Espírita
13 horas atrás
Celso Leonardo curtiram a discussão Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo. de Amigo Espírita
13 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Porque a salvação não depende das obras e sim da vontade de Deus que, através da evolução, nos conduz à salvação."
14 horas atrás
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"No ego."
14 horas atrás
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
23 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Afetividade na Família”, Aloisio Silva de Carlos Pretti - SCEE
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Nossas Obras Ficam Conosco – por Sidney Fernandes de PATRIZIA GARDONA
ontem
ARI DE SOUSA LIMA curtiu a postagem no blog Podemos contribuir para o progresso destruindo o materialismo    (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Afetividade na Família”, Aloisio Silva de Carlos Pretti - SCEE
ontem
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

“Afetividade na Família”, Aloisio Silva em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

26 maio 2019 de 9 a 10:15
“Afetividade na Família”, este será o tema da palestra do psicoterapeuta, escritor e orador Aloisio Carlos da Silva de Guarapari-ES, no próximo domingo 26 de maio de 2019, de 09 as 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Aloisio Silva é autor de diversos livros entre eles destacamos: “Terapêutica do Perdão”, “Por Entre as Dores”, “Inquietações…Ver mais...
ontem
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Afetividade na Família”, Aloisio Silva em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

26 maio 2019 de 9 a 10:15
“Afetividade na Família”, este será o tema da palestra do psicoterapeuta, escritor e orador Aloisio Carlos da Silva de Guarapari-ES, no próximo domingo 26 de maio de 2019, de 09 as 10h. da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Aloisio Silva é autor de diversos livros entre eles destacamos: “Terapêutica do Perdão”, “Por Entre as Dores”, “Inquietações…Ver mais...
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Nossas Obras Ficam Conosco – por Sidney Fernandes

Quando se fala em holocausto, logo nos lembramos dos seis milhões de judeus que pereceram na segunda guerra mundial. Poucos, no entanto, conhecem o genocídio ocorrido na África, no início do século XX, quando duas tribos, a dos namaquas e a dos hererós, foram quase dizimadas.Na chamada Partilha da África, ocorrida no final do século XIX, nações…Ver mais...
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Mas, se absolutamente todos são criados perfeitamente iguais, como explicar q as identidades ajam desigualmente? Onde aí está a igualdade?"
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Como compreender isso: Jesus, segundo vc lembrou, diz q "a cada um é dado segundo suas obras" e, por outro lado e ao contrario do que disse Jesus, Paulo afirma "não sois salvos por vossas obras"?!!!"
ontem
Jussara G. Estevam curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
ontem
Jussara G. Estevam curtiu a postagem no blog O PERISPÍRITO, SUBSISTE ALÉM DO TÚMULO ( Emmanuel ) de Jocélia Quintiliano Maurício
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"Porque é a Lei que opera em nós e por nós até que adquirindo consciência suficiente possamos tomar decisões por conta própria. Mas a salvação não vem das obras e sim de Deus que as…"
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço