Reflexões sobre Pátrias e seus momentos

Antonio Cesar Perri de Carvalho (*)

Com compromissos em São Paulo, fizemos o passeio habitual pela avenida Paulista e, entre outros episódios domingueiros, lá estava um grupo defendendo postulações relacionadas com o momento e o futuro do País, chamando-nos atenção a quantidade de bandeiras verde-amarelas, a entoação do Hino Nacional e da prece do Pai Nosso.

Ao retornarmos assistimos ao vivo o desembarque no presidente dos EUA em Havana. Momento histórico, pois foi o primeiro presidente americano a desembarcar na ilha nos últimos 88 anos.

Com evidente emoção refletimos sobre os dois fatos e vieram à nossa mente algumas rememorações.

Já vivemos muitos momentos críticos de nosso País ao longo de nossa existência. Em visitas a diversos países também conhecemos e entramos em contatos com cenários bem diversificados. Inclusive, de alterações nas relações entre nosso País e os dois citados países do Hemisfério Norte.

Mas, especificamente relacionado com os fatos marcantes que citamos, lembramos das várias visitas que fizemos a Cuba e com objetivos diferentes. Nos anos 1990, integramos uma comitiva oficial de dirigentes de universidades, que teve acesso a muitas informações sobre saúde e educação, e contato inclusive com o mandatário da época. Com essa condição especial, conseguimos uma audiência com o então ministro das religiões, aliás, o primeiro, e que era apelidado no meio político da ilha como “o cardeal”. Assim, adentramos no famoso “Palácio de la Revolución”. Este nosso encontro, relatamos na “Revista Internacional de Espiritismo” de 1992.

Depois da abertura religiosa em Cuba, lá estivemos em várias oportunidades, representando o então secretário geral do Conselho Espírita Internacional, e, nesta circunstância, contando com boa receptividade, oficial e fraterna, respectivamente do governo cubano e de espíritas. Entre outras, em novembro de 2011, comparecemos como representante do secretário geral do CEI para negociações relacionadas com os preparativos do 7o Congresso Espírita Mundial, que lá se efetivou em 2013. Mais uma vez comparecemos ao Palácio governamental, sendo recebido por dirigentes do ministério para religiões, e acompanhado por dirigente espírita local e por representantes do CEI para a América Central e Caribe.

Mesmo assim, para a efetivação do citado Congresso, surgiram várias dificuldades e imprevistos em função da falta de relação entre os EUA e o país insular.

Nesse ínterim, no início do primeiro mandato do atual presidente americano, em 2009, tivemos o privilégio de visitar a Casa Branca, acompanhado de uma oficial da Marinha dos EUA e de dirigente espírita de Baltimore. Durante aquela estada nos EUA sentimos o clima de entusiasmo existente pelo então recém empossado presidente americano.

Essas lembranças nos remetem à reflexão sobre o fato de que as mudanças ocorrem ao longo do tempo. Interessante é que o restabelecimento das relações EUA-Cuba foi intermediado por liderança religiosa - o Papa, e, os presidentes dos EUA e de Cuba não são católicos.

À vista disso e centrando a atenção na complexidade do momento conturbado de nosso País, vem-nos à mente colocações espirituais registradas nos livros “A Caminho da Luz” e “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, psicografados por Chico Xavier. Ambos discorrem sobre o papel do Brasil, nos contextos interno e mundial.

O título da obra do espírito Humberto de Campos, é uma legenda, e deve merecer estudos e inspirar ação cidadã e cristã. Exatamente foi a colocação de Chico Xavier feita em entrevista à TV, em São Paulo, no final dos anos 1980, quando foi questionado sobre o tema central do livro. Após mais de cinquenta anos da publicação do livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho", Chico Xavier declarou em entrevista:

“[...] Somos de verdade, geograficamente falando, o coração do mundo. Como filhos da pátria do Evangelho, somos chamados a exemplificar o que aprendemos, o que ensinamos, o que constitui a razão de nossas vidas. [...] A violência que existe no Brasil é a violência que existe no mundo, mas como povo temos sabido honrar a destinação a que fomos chamados. [...] Quanto à conceituação de pátria do Evangelho, somos compelidos a pensar no futuro. Nós teremos talvez necessidade de exemplificarmos até com sacrifício do evangelho ensinado por Jesus Cristo, sem nos esquecermos que do ponto de vista evangélico, até ele foi atingido pelo sacrifício extremo, para dar-nos essa alvorada maravilhosa que é a doutrina de luz.” (Carvalho, Antonio Cesar Perri. Chico Xavier. O homem e a obra. São Paulo: Ed. USE, 1997, 93p.)

(*) Ex-presidente da FEB e da USE-SP; membro da Comissão Executiva do CEI.

Exibições: 562

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

ASSISTA AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Últimas atividades

Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Perdoar, e Recomeçar”, com Alda Maria de Carlos Pretti - SCEE
25 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens" : https://t.co/Nv3XOgrbj5
Twitter42 minutos atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens

“O Espiritismo vem, pois, dizer aos homens: Deixai esses atalhos tenebrosos, cheios de precipícios, cercados de espinhos e urzes e entrai no caminho que leva à felicidade que sonhais. Sede prudentes, a fim de serdes felizes; compreendei, meus amigos, que para os homens os bens da Terra não passam de emboscadas, que devem evitar. Eis por que finalmente o Senhor permitiu vísseis a luz desse farol, que deve vos conduzir ao porto. As dores e os males que sofreis com impaciência e revolta são o…Ver mais...
46 minutos atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Perdoar, e Recomeçar”, com Alda Maria em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

30 junho 2019 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo dia 30 de junho de 2019, de 09 às 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a pesquisadora e médium Alda Maria de Belo Horizonte-MG. Ela abordará o tema "Perdoar para Recomeçar". Alda faz parte do grupo de tarefeiros do Centro Espírita Manoel Felipe Santiago – CEMFS, sediado em Belo Horizonte. Há mais de 30 anos participa das atividades desenvolvidas pela Casa e, em função do seu comprometimento e dos sentimentos que orientam suas ações, tem…Ver mais...
59 minutos atrás
André Goes respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Luis: Amigo André, "hoje" somos diferentes e, por isso, nossas escolhas são tb diferentes; R = O que você sabe de suas supostas outras vidas ou de um princípio de igualdade? Consegue comprovar isso…"
1 hora atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Qual o pior analfabeto? O que diz odiar a política. Da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos  - o político vigarista e corrupto.”…"
11 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estudo 9 - Cap. 6 - Cristianismo (parte 5) - Vinicius Lara - Livro Depois da Morte / Léon Denis assista pelo youtu… https://t.co/ubGG1bmclM
Twitter12 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/safpIUyVp1
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/9d2WszBjZ4
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/WyPqEyUzmo
Twitter13 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Entre a Terra e o Céu #29 - "Cap 33 - Aprendizado " - Mauro M Guimarães assista pelo youtube… https://t.co/Ghw8e9aA4G
Twitter14 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Deixai que venham a mim as criancinhas - Evangelho na Rede com Simone Neto https://t.co/r2kLxGs6gO https://t.co/7UlNRdzurk
Twitterontem · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Estudando o Livro dos Espíritos

Grupo para estudo e discussão do "Livro dos Espíritos".Sejam bem vindos!Os temas são livres.Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Estudando o Livro dos Espíritos de Nelson Peixoto de Souza Filho
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Dicas de Livros Espíritas

Nada mais relaxante do que ler um bom livro. Este espaço é para divulgar, deixar comentários, dicas, opinar sobre os livros espíritas e indicar alguns lançamentos.   Ver mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Dicas de Livros Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Áudios Espíritas

Espaço para divulgação de áudios espiritas, mensagens, reflexões, palestras, programas de rádio, entrevistas, congressos, seminários, etcPara baixar os mp3 e ter acesso é necessário ser membro cadastrado no GrupoVer mais...
ontem
Vanessa Faria curtiram o evento Áudios Espíritas de Amigo Espírita
ontem
Vanessa Faria entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Filmes e Documentários

Grupo para postagens de filmes com conteúdo e temas espirituais, retratando a vida após a morte. Este é um espaço para divulgação de filmes Espíritas, Espiritualistas, bem como filmes edificantes, com fundo moral e documentários do gênero. que encontramos na internet.Ver mais...
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço