Setembro amarelo – prevenção ao suicídio

Antonio Cesar Perri de Carvalho

No mês consagrado como “Setembro Amarelo” com foco na valorização da vida e prevenção ao suicídio, vários eventos e publicações, principalmente pela internet, têm sido realizados com evocações à campanha de prevenção ao suicídio.

No dia mundial de prevenção ao suicídio - 10 de setembro - houve uma passeata na Av. Paulista em São Paulo – que é um marco da cidade -, com apoio do Centro de Valorização da Vida-CVV e do Lions Club-Tatuapé/SP. Aos domingos esta avenida torna-se um enorme calçadão de laser e com manifestações culturais e, em alguns momentos, também políticas.

A passeata liderada pelo CVV e Lions Club caminhou pela avenida e em momentos de parada, eram feitos esclarecimentos e distribuição de folder sobre prevenção ao suicídio com o tema "Não se cale, fale - viver é bom!". Neste, há comentários sobre 14 pontos com recomendações e observações na tônica de que “falar é a melhor solução” e de valorização ao apoio, considerando estatística de que 90% dos suicídios podem ser evitados. O CVV mantém um grupo de apoio aos sobreviventes do suicídio, com encontros confidenciais e gratuitos.

Comparecemos à passeata, atentos à questão da valorização da vida, pois fomos um dos participantes da fundação há mais de 10 anos do Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil sem Aborto, em Brasília, juntamente com o então deputado Bassuma, Jaime Ferreira Lopes, Nestor João Masotti e Marlene Nobre.

Na ótica espírita o tema é considerado com base na imortalidade da alma e na própria valorização da existência física. Em O livro dos espíritos há a definição: “Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? – O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal” (questão 880).

A morte do corpo é uma transição. E esta é a surpresa de espíritos que se manifestam comentando as surpresas que tiveram após cometerem o suicídio.

Na literatura espírita há dezenas de obras que comentam a situação de espíritos no mundo espiritual, como os conhecidos textos do espírito André Luiz, psicografados por Chico Xavier. E milhares de cartas familiares, pelo mesmo médium, onde mortos queridos dão a certeza da sobrevivência a seus parentes.

Obra marcante é “Memórias de um suicida”, da médium Yvonne do Amaral Pereira. Neste livro narra-se as dificuldades para entrar em contato com ambientes espirituais habitados por espíritos suicidas em etapas de esclarecimento e de recuperação.

A certeza da imortalidade da alma e de que somos espíritos encarnados em processo de aprimoramento é indispensável para a melhor compreensão dos valores e da oportunidade da vida corpórea e também para se compreender o porquê de se realizar a profilaxia de todos os processos que podem interromper a vida. Daí a oportunidade das campanhas do “Setembro Amarelo” com base no “Falar é a melhor solução”.

             (Ex-presidente da USE-SP e da Federação Espírita Brasileira).

Exibições: 282

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
31 minutos atrás
Ícone do perfil via Twitter
Você tem medo de morrer? - 96ª Assistência Espiritual Joanna de Angelis https://t.co/4CXXAMwpQ4
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Bom Pastor - 36º Parábolas de Jesus com Jussara Goretti e Rafael Papa https://t.co/9V6MsIELyf
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Gislene Divina Rabelo Rosa curtiu a postagem no blog O maior conselho de Chico Xavier de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog OS 5 MAIORES INIMIGOS: O MEDO, A CÓLERA, A DUREZA, A VAIDADE E A MALEDICÊNCIA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog MEDIUNIDADE. FATALIDADE EVOLUTIVA (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
2 horas atrás
Ícone do perfilCARMEN CABRAL DE JESUS, marcos vaz da silva, Rauria Goode e mais 1 pessoas entraram em RAE
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O maior conselho de Chico Xavier" : https://t.co/xYij9iSDb9
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Antonio Carlos Navarro curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"OS 5 MAIORES INIMIGOS: O MEDO, A CÓLERA, A DUREZA, A VAIDADE E A MALEDICÊNCIA": https://t.co/WmY7KTVh3y
Twitter4 horas atrás · Responder · Retweet
CARMEN CABRAL DE JESUS compartilhou o grupo de Amigo Espírita em Facebook
5 horas atrás
CARMEN CABRAL DE JESUS curtiram o evento Dr.Bezerra de Menezes de Amigo Espírita
5 horas atrás
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
5 horas atrás
Conceição Valadares curtiram a discussão Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei) de Amigo Espírita
5 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog MEDIUNIDADE. FATALIDADE EVOLUTIVA (*) de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Hoje as 20h ao vivo e respondendo perguntas do chat https://t.co/FpSfpIdLad Você tem medo de morrer? - 96ª Assistên… https://t.co/pcIMyQMBlb
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
5 horas atrás
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog Internet , redes sociais e os pseudomédiuns , ambiciosos e mistificadores (Jorge Hessen) de os pae
6 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
6 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço