SILÊNCIO NATURAL E FECUNDO

 

Não é uma tarefa simples afirmar o que é meditação. As pessoas "compram" a idéia de que a meditação é uma técnica que as libertará de seus pesares e dores, executando uma entre tantas outras formas de meditação. Dirão que o praticante deverá sentar-se


em uma posição fácil e confortável e com a coluna ereta, relaxar o corpo, respirar em
determinada freqüência, concentrar-se em um ponto, pensamento, imagem ou mantra e
procurar, com esforço de sua vontade, criar um estado de atenção tal que a mente não
fuja do objeto sob foco da atenção. Assim tantos fracassam, desanimando-se após
algumas tentativas. Abandonam, decepcionados, a grande via para a compreensão da
realidade, acreditando-se incapazes para tal tarefa.


Certamente que a meditação não é isto que apregoam. A meditação é um estado
natural da mente, ao qual se chega sem esforço da vontade, mas trabalhando com
ternura e seriedade por estágios preliminares onde se estabelecem as condições
necessárias para a maturidade de uma percepção e ação retas. Devemos observar o
verdadeiro problema que não é a conquista da atenção a qualquer preço, mas
simplesmente fazer desaparecer a desatenção. Podemos estabelecer uma nova relação
entre a periferia da mente, onde ocorrem as distrações e o centro focal da mente.
A mente das pessoas comuns divaga pela periferia, saltando de um pensamento para
outro, obedecendo às leis de associação, sempre perdendo rapidamente o objeto focal,
distanciando-se do centro de seu interesse produzido por um estímulo externo ou
interno.


A mente de algumas pessoas bem treinadas na arte da concentração, foca sobre um
objeto qualquer e exclui todo o qualquer objeto da periferia, consumindo para tal
prodígio grande quanto quantidade de energia; cria uma zona de grande conflito entre
centro e periferia e, portanto, tensão. Ora, sempre que damos as costas à margem, ao
periférico, para olharmos para o centro, acabamos por olhar o periférico por outro
ângulo; afinal o centro é um ponto, uma singularidade. Criamos, em verdade, uma
dualidade centro-periferia, mente superior-mente inferior, mantendo-nos no jogo eterno
da mente, que fraciona a realidade.

O ESTADO MEDITATIVO

A nova relação é um prestar atenção total às distrações da mente, perceber seu
movimento do centro para a periferia e deste para o centro, sem conflitos, sem esforço,
não há intenção nos movimentos. Neste estado há um total relaxamento da mente e a
atenção acontece, dá-se por si mesma.


Quando não há resistência à mente e a seus conteúdos, estes se esgotam por si
mesmos, não é possível esvaziar a mente, a mente esvazia-se a si mesma.
Surge um silêncio natural e fecundo. Neste estado a percepção acontece sem
deformações produzidas pelos conteúdos da mente, não há reações nascidas dos
condicionamentos adquiridos; pode-se agir retamente, pois a realidade é percebida em
sua inteireza. Cada olhar é um novo olhar, nada é velho, tudo é sempre novo para uma
mente inocente. é possível que você já tenha estado nesta condições, ainda que por
uma fração de segundo.. talvez olhando uma flor orvalhada pela manhã, ou ao ver uma
criança sorrindo, um crepúsculo, ou quem sabe o seu próprio rosto ao espelho; neste
instante atemporal não havia feio ou belo, certo ou errado, espiritual ou material,
passado ou futuro, havia apenas Vida... Vida em abundância.

 

 Hermógenes

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