Sofrimentos e doenças são heranças de nós mesmos (Jorge Hessen)

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com

 

Os sofrimentos e as doenças compõem a lista das provas e das vicissitudes da vida terrena e são inerentes à grosseria da natureza material da Terra e à imperfeição moral do homem. Nos orbes mais avançados, física ou moralmente, o organismo humano, mais depurado e menos material, não está sujeito às mesmas enfermidades da Terra.

Sob o ponto de vista espírita, analisamos as doenças usualmente como espelhos dos distúrbios psicossomáticos. Tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação na inter-relação da mente e do corpo que transitam nos múltiplos contextos da vida social, familiar, profissional e pessoal. Ademais, há, sem dúvida, distintas ocasiões em que as “enfermidades” do corpo são convocadas para “curar” as ulcerações da “alma”.

“Mens sana in corpore sano”, ou seja, "mente sã num corpo são" é uma referência atribuída ao poeta romano Juvenal. A intenção do autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações ingênuas, ao passo que tudo que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Podemos proferir que a frase de Juvenal é uma afirmação de que somente uma mente sadia pode produzir ou sustentar um corpo saudável.

É verdade! As células do nosso organismo se alimentam do mesmo teor das nossas vontades, pensamentos e desejos. Tudo que se passa na mente se passa no corpo. As doenças nascem não só do descuido com o corpo, mas principalmente da negligência sobre a nossa forma de pensar. A invasão microbiana comumente está vinculada a causas espirituais que fragilizam a imunidade biológica; assim sendo, as doenças nascem da mente desorganizada. E dentre os causadores de doenças estão a raiva, a mágoa, as frustrações, o rancor, a inveja, o sentimento de culpa.

Nossas imperfeições morais provocam naturalmente os sofrimentos e as moléstias do corpo físico. As emoções malsãs atingem imediatamente o corpo físico, que serve como um dreno por onde escoam essas potências negativas. Muitas vezes os acúmulos de emoções não escoam, não fluem; ficam presos ao corpo físico e se manifestam em algum órgão em forma de grave doença.

Somos livres para fazermos o que quisermos, mas também somos os responsáveis pelos atos que originam consequências naturais. Recebemos da vida aquilo que à vida oferecemos. Colhemos o que plantamos, pois os nossos males morais são provocados por nós mesmos; daí compete somente a nós modificá-los, a fim de que a doença não se instale em nossa vida como teste compulsório contra os desvios de conduta.

Os mecanismos de causa e efeito não têm caráter punitivo, mas educativo. Enquanto permanecermos na imperfeição moral o sofrimento e as doenças serão reflexos naturais das nossas livres escolhas, convidando-nos para as obrigações de esforços do aperfeiçoamento espiritual a fim de refazermo-nos conosco mesmos.

Em resumo, ainda que sob o tacão das provas e expiações, somos e sempre seremos herdeiros de nós mesmos, pois encontramo-nos em processo de crescimento interior na busca da auto iluminação, que é o destino do qual nenhum de nós consegue escapar.

Exibições: 331

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
1 hora atrás
Ícone do perfil via Twitter
Já nos preparativos para transmissão ao vivo da palestra de Divaldo Franco hoje, às 20h, no Joanna de Ângelis em Ca… https://t.co/70mb0SJm04
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
ALESSANDRA ALAMINO VICENTE e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Estou fazendo uma transmissão ao vivo no @YouTube. Venha assistir: https://t.co/lJvPs6xaux
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Andressa Silva
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Maria Lúcia de Araújo
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Johny Mcgregor
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Silvia Florencio Rodrigues
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Rafa Cezarino
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Alexandre Farias Aragão
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Andréa Aparecida Silva
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de ALESSANDRA ALAMINO VICENTE
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Andressa Silva
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Glaucia
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Sérgio Luís Freire de Almeida
9 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o perfil de Angelita Aparecida Barroso
9 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço