TATUAGENS SÃO PERMITIDAS AO TRABALHADOR ESPÍRITA?

 

     TATUAGENS SÃO PERMITIDAS AO TRABALHADOR ESPÍRITA......

  

                   O corpo físico é o meio de manifestação do espírito.

                               O uso que o Espírito faz do corpo, com todos os     -

                               recursos que o corpo material oferece, resulta  em

                               ações exteriores que nos permitem, perceber indica-

                               tivos de traços da personalidade do ser espiritual que

                               nele habita. Não diz tudo, mas nos dão mostras de    -

                               caracteres e tendências. Se conhecemos o Cristão     -

                               pelas suas obras, podemos ter um perfil do Espírito   -

                               pela natureza de suas manifestações.

 

 

               Em minhas palestras que faço, muitas perguntas são nos feita:

          TATUAGENS SÃO PERMITIDAS AO TRABALHADOR ESPÍRITA?

 

           COMO O ESPIRITISMO VÊ AS PESSOAS TATUADAS?

 

Pesquisando pela internet mais precisamente no Site do Espiritismo, encontramos o que grande parte de Espíritas, e demais irmãos buscam, pelas dúvidas que esse assunto desperta em tantas pessoas, de vários segmentos religiosos.

em princípio temos que nos recordarmos que: A Doutrina Espírita, nada proíbe, no entanto dota os indivíduos de elementos para reflexão, para que decidam conscientemente. Não é a utilização de Tatuagens que, irá desmerecer o caráter de uma pessoa. No entanto, alguns tipos de tatuagens, com motivos funestos, classificam-se como inconvenientes e impróprias para um  Trabalhador Espírita. Segundo o Médium Espírita Divaldo Pereira Franco nos diz que: As pessoas que tatuam o corpo inteiro, ou o enchem de piercings, são almas que ainda trazem reminiscências vivas de encarnações em épocas bárbaras, quando guerreiros sanguinários se utilizavam desses meios para se impor frente aos adversários. Necessário sairmos da superficialidade. A questão cultural é muito importante para entendermos porque alguns povos, adotam certos costumes estranhos a outras culturas. Na Tailândia, fronteira com Myamar, antiga Birmânia, existe uma tribo isolada  onde as mulheres, cultuam pescoços longos. Para tal se utilizam de argolas no pescoço, desde a infância, para provocar o aumento de tamanho.

Para os integrantes da tribo, todo esse procedimento é muito natural, pois faz parte de suas crenças e seus costumes. Trata-se de culto do corpo e a beleza sem conotação a auto agressão.

 

               Nota-se  que a compreensão Espiritual dos nativos dessa tribo, é bastante diferenciada do restante do mundo. Essas particularidades de entendimento implicam em consequências diferentes no mundo espiritual, pois cada qual está na situação de elevação espiritual, que já tenha conquistado. É necessário compreender o indivíduo de forma integral. As reações expressas no corpo são consequências de seus pensamentos, estes resultado das crenças, experiências e visão de mundo. Tudo é muito relativo, até que se descubra como funcionam determinadas leis Divinas.

 

           A DOUTRINA ESPÍRITA:

 

Não proíbe, esclarece, não condena mas conscientiza. Não se coloca em cima do muro, mas mostra como construir e trilhar o melhor caminho. Portanto nos dá o Livre Arbítrio, para ir e vir como quisermos. Pois é um direito que Deus concede através da Liberdade de ação de cada ser humano.

Uma tatuagem por si só, não faz ninguém melhor ou pior, no entanto, perguntemos:

 

           O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA TATUAGEM?

 

Quais são os sentimentos os anseios, as  crenças daqueles que cobrem seus corpos com tais símbolos?

È preciso compreender as razões de alguém tatuar todo o corpo, camuflando-se de si mesmo. Grande parte o faz conduzido pelo Modismo. Outros tantos ainda se encontram, presos a hábitos de outras encarnações, que transitam do inconsciente para o consciente do indivíduo. Resultando na transfiguração do próprio.

O Espiritismo não julga, porém compreende que, com o amadurecimento, o Espírito cultivará apenas os valores que nortearão sua verdadeira vida. Tatuagens, Piercings são todas práticas transitórias. Convém perceber contudo, se tais pessoas estão abaladas, desequilibradas emocional e espiritualmente.

O que se faz quebrar as barreiras do bom senso e do discernimento. Porque provocam para si as dores e sofrimentos, frente a tais colocações, a Doutrina Consoladora, busca no íntimo do ser o seu real problema e o convida ao auto conhecimento, ao exercício do auto aprimoramento. Recomendar o bom censo, amor a si mesmo, equilíbrio e a busca incessante ao Pai Criador. O único que poderá nos preencher de alegrias e felicidade. Hoje a moda cobre o corpo de desenhos e objetos, amanhã o mundo será coberto de almas, verdadeiramente engajadas no trabalho de servir, deixando de lado o culto exterior, superficial para todas as conquistas de valores espirituais duradouros.

 

               Façamos  uma reflexão, analisando a alma para descobrir o porque do estado do corpo. Compreendamos o profundo, para entender claramente o superficial. O certo e o errado, o bem e o mal nada mais são do que, experiências condizentes ou não com as leis naturais. Valorizar o corpo e a alma, é ensinamento que todos os homens compreenderão e então, já não discutiremos assuntos superficiais, mas assuntos da alma. Deixando de lado o embrulho, para valorizar o conteúdo.

 

           VOCÊ SE UTILIZA DE TATUAGENS?

 

            GOSTARIA DE TÊ-LAS?

 

Pois isto só depende de você, de seu livre-arbítrio de ter ou não ter. Pense bem, reflita a resposta é individual, é sua, não cabe a ninguém decidir por você.....

Vibrações fraternas de muita paz em seu coração. do irmão Jesus Carlos.

 

 

Exibições: 8982

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de Évora Kátia Gadêlha de Menezes em 9 março 2014 às 7:09

Comentário de Arnaldo Ramos de Oliveira em 8 março 2014 às 13:49

       A DOUTRINA ESPÍRITA:

 

Não proíbe, esclarece, não condena mas conscientiza. Não se coloca em cima do muro, mas mostra como construir e trilhar o melhor caminho. Portanto nos dá o Livre Arbítrio, para ir e vir como quisermos. Pois é um direito que Deus concede através da Liberdade de ação de cada ser humano.

"TUDO EU POSSO, PORÉM NEM TUDO ME CONVÉM", plagiando Paulo de Tarso.....

Uma tatuagem por si só, não faz ninguém melhor ou pior, no entanto, perguntemos:

Quando colocamos que algo que é neutro não faz ninguém melhor ou pior e nesse caso estamos falando de tatuagem e considerando que a mesma é neutra, ainda assim, abre-se uma infinita rede de vertentes, se não vejamos:

Evangelho Segundo o Espiritismo - 

Cuidar do corpo e do espírito
11. Consistirá na maceração do corpo a perfeição moral? Para resolver essa questão, apoiar-me-ei em princípios elementares e começarei por demonstrar a necessidade de cuidar- se do corpo que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade, influi de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa da carne.

Afinal estamos falando de que corpo? corpo físico, tão somente?

Afinal somos espíritas ou Espíritas?

Essa situação se restringe realmente somente ao corpo físico? ou temos que atentar para os Centros de Forças, citados por André Luiz? (“Entre a Terra e o Céu” (André Luiz / Chico Xavier)

Perguntamos ainda:

Fazer tatuagens não seria uma maceração do corpo?

André Luiz diz que pela falta de prece permitimos criações de furos em nosso corpo energético conhecido como Aura, mas que tem nome de Duplo Etérico, transformando-o em uma verdadeira colcha de retalhos totalmente perfurada.

Adão Nonato se refere ao piercing (língua, orelha  e nariz) como algo que metaliza o ouvido, nariz e garganta - todos fazem parte de um conjunto que a medicina denomina otorrinolaringologia - e que essa metalização pode trazer ou provocar ou fazer explodir doenças de difícil cura.

Ainda perguntamos; será que o piercing no umbigo não acarreta metalização dos centros de força genésico e esplênico e gástrico?

Voltando ao foco central - tatuagens: - será que as tatuagens não afetam também todos esses centos de forças?

Creio que nós Espíritas ou espíritas devemos imediatamente (pois o tempo ruge - rsrsrsr) nos arremeter aos estudos das OBRAS BÁSICAS E REVISTA ESPÍRITA - Claro teremos o entendimento individual e próprio, mas não temos como mudar as orientações da falange do Espírito Verdade.

BEM FICAM AS PERGUNTAS...... ABREIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS, MUITA PAZ

Comentário de Arnaldo Ramos de Oliveira em 8 março 2014 às 8:44

Caros amigos e companheiros, em nossa humilde opinião, tatuagens e piercing's de uma ou outra forma é prejudicar o templo do Espírito - Corpo físico. contudo em nosso reducionista de analise e interpretação esquecemos que tudo que reflete e explode, demonstra desequilíbrio no corpo físico (doenças, manchas, feridas, etc...) e queiramos ou não; já encontra-se presente em outros corpos energéticos (duplo etérico, perispírito, corpo mental inferior) nesse caminho analítico podemos entender que encontra-se em desequilíbrio o corpo mental superior que afeta os corpos búdica e atmico, consequência o Espírito encontra-se enfermo, apresentando em nós as dores da Alma. "Tudo que plantares, colherás". deixo aqui uma opinião dado com extrema seriedade pelo amigo Adão Nonato, entrem no link -  http://radioboanova.com.br/ouvir-now/?off=19570&src=http://www.... - e ouça, é de extrema importancia para melhor analisarmos essa questão de tatuagens e piercing's. Abraços fraternos a todos.

Comentário de Lucineide Cassia dos Santos em 4 março 2014 às 23:22

otimo esclarecimento , amigo

Comentário de maria da conceição dias de souza em 4 março 2014 às 12:17

Ótimo esclarecimento,longe de um julgamento,cada um sabe de si!

Comentário de Gê Anne em 3 março 2014 às 23:04

Excelente esclarecimento.

Comentário de Wania Gilbert em 27 fevereiro 2014 às 11:09

Obrigado muito mesmo sempre quiz saber porque disso!

Comentário de Wania Gilbert em 27 fevereiro 2014 às 11:08

Comentário de Sandro Figueredo em 27 fevereiro 2014 às 10:14

Não se deve julgar um livro pela capa. 

Comentário de Maria Lucineide Sampaio em 26 fevereiro 2014 às 20:20

O corpo sendo o templo da morada do espirito, deve ser tratado com bastante carinho. Fazer muitas tatuagens no corpo é agredi-lo, é não valorizá-lo como tal. Sabemos que toda tatuagem tem um significado para quem a faz. Resta saber que tipo de sentimento estamos guardando dentro de nós.Como amo as borboletas, se fosse em outros tempos tatuaria uma no meu pé direito, apenas uma simbolizando o amor que tenho por elas. Mas nunca maltrataria meu corpo com muitas . Adorei esse artigo.

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

A convivência familiar na pandemia.

A convivência familiar na pandemia.

 

A impermanência das situações existenciais necessita estar em  nossas reflexões .

Por quê?

Simples, porque as mudanças são uma realidade tão palpável quanto a morte.

De um momento para o outro, por exemplo, podemos ter as nossas rotinas capturadas pelos mais variados motivos.

E o ano de 2020 escancarou…

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ? - Nelson Xavier

HÁ AMOR NO QUE VOCÊ FAZ?

“Quanto mais eu escrevo, mais as palavras aparecem. Quanto mais eu vivo, mais a vida me esquece.

Quanto mais eu choro, mais as lágrimas descem. Quanto mais eu amo,…

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Últimas atividades

LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando o bom não é tímido pode ser reprovado, mas constrói o passado para ser lembrado com profundo respeito. Parabéns Brasílio Marcondes Machado. A tese de Machado foi apresentada no dia 29 de agosto de…"
20 horas atrás
Luciano Franco Ramos entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Joanna de Ângelis e Divaldo Franco

Grandes Ensinamentos que iluminam e esclarecem.Grupo destinado aos ensinamentos do médium Divaldo Franco e da Benfeitora Joanna de Angelis. Ver mais...
22 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"Excelente descrição João Nodari"
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Médiuns. 171. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“Sandálias Douradas”.  Credibilidade é fundamental. Alguns médiuns ganham credibilidade, mas são infectados pelo orgulho e/ou vaidade. Fator complicador - obsessão. A entidade passa a exercer…"
sábado
Antonio Carlos G. Sarmento e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
sábado
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
" Sincera solidariedade agrega, solidariedade forçada segrega. O humanista de boutique precisa do preconceito. É o oxigênio vital dele, diz jornalista em Hipocrisia in…"
sexta-feira
augusta curtiu a postagem no blog Amor antigo - Alma afim. de Nilton Cardoso
3 Ago
augusta curtiram o perfil de Nadia Rosangela
3 Ago
ANDREA REGINA DE SA curtiram a discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
3 Ago
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Ao tentar processar o Porta dos Fundos, por retratar Jesus como um gay, igreja teve um prejuízo de R$ 82…"
1 Ago
Madelon Fonseca curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
31 Jul
Joao Iudes Nodari respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
"A Marlene apresentou uma realidade constatada diariamente no processo de palestras ministradas nos centros e unidades espíritas. Está-se chegando numa fase onde a ênfase oratória pergaminha atitudes emocionais e…"
31 Jul

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço