TRANSIÇÃO PLANETÁRIA – Mudando paradigmas

Caros leitores muito embora o tema “Transição Planetária” não seja uma novidade nos movimentos espíritas, porém muitos não percebem a gravidade e importância deste complexo assunto.

Após uma pesquisa entre diversos autores percebo que um artigo só, não é suficiente para compreensão total do assunto, todavia neste artigo vou abordar o que é e para que  ocorre a “Transição Planetária”.

 Mas o que é essa tal “Transição Planetária”?  Uma resposta simples seria de que é o nome dado ao processo de transformações, pela qual o planeta Terra e todos os seres nele viventes estão iniciando e continuarão a passar pelos próximos anos. Nessa transição, ocorrerá uma transformação dimensional, ou seja, a passagem do planeta da terceira para a quarta dimensão, um estado no qual nossos corpos se tornam mais energia do que matéria.

Para alguns pesquisadores a atual Transição Planetária corresponde à Linha Bond[i] , que é justamente a linha divisória entre a Era de Peixes (160 a.C. até 2000) para Era de Aquário (2000 até 2160).

Existem diversas versões para essa transição, que vão desde simples evolução do planeta pela ótica materialista (Evolução Química[ii] e evolucionista[iii]), onde o planeta  em épocas passa por modificações , a exemplo da “Era glacial”[iv] , onde o Homem[v], tem de se adaptar as novas condições climáticas e estruturais do planeta, até a invasão/manipulação de extraterrestres  no planeta a fim de extinguir ou evoluir o “Ser Humano”[vi].

Essa complexidade de teorias nos abre precedentes para o imaginário e hipóteses, inclusive a do fim do mundo ou o conhecido e temido  arrebatamento final[vii] conforme o “livro do Apocalipse”[viii], onde após ferrenha batalha entre o bem e o mau o bem terá a vitória.

Sob a ótica espírita a transição planetária, e muito mais que período em que o planeta faz mudanças, ou que desencarnes coletivos moldam o \homem a novas primícias sociais e/ou culturais... Tudo isso, é apenas um processo que  passamos para que nosso mundo se modifique moralmente, passando de um planeta de expiações para  regeneração; isso implica que haverá (ou esta havendo) encarnes e reencarnes [ix]de  espíritos mais evoluídos dos que aqui estão.

Ainda balizando no contexto espírita, os espíritos desencarnados, que não evoluíram moralmente aqui em nosso mundo vão migrar para planetas com sua faixa vibracional. Isso ocorreu aqui em nosso planeta a milhares de anos atrás através migração dos capelinos  explicitados por Edgar Armond[x] na obra  “ Os Exilados de Capela”[xi],  onde descreve que  Legiões de espíritos oriundos de mundos avançados teriam perdido o direito de lá reencarnarem por serem retardatários em seu progresso moral,  portanto sob essa perspectiva o mesmo agora ocorre com o nosso planeta.

Esse artigo não tenciona abordar com e para onde vão os espíritos exilados de nosso planeta, pretendemos fazer isso em outra ocasião, a priori visamos à conscientização do amadurecimento moral dos encarnados que aqui estão.

O planeta além de mudanças climáticas e desastres naturais que por si só já é um holocausto em varias regiões, causando destruição e morte, passa também por um período de  embates militares e de governos corruptos, e aqui no Brasil  percebemos com mais veemência  que  a mistanásia[xii] cleptocracia [xiii] tem agido a muitos anos em nosso País sempre permanecendo em crise.

Sob essa ótica destacamos a frase de  Cairbar Schutel[xiv] : “ [...] A escusa do comprimento do dever produz o desiquilíbrio e o desiquilíbrio  constitui a crise. [...] Se o magistrado  em vez  de reger a justiça vive da justiça, se o capitalista não faz circular o ouro, se o médico faz mais questão de ganhar  do que curar,  e o sacerdote  em vez de evangelizar quer enriquecer e dominar, pode a humanidade viver, o mundo permanece equilibrado, os homens cumprem seu dever?[xv]( SCHUTEL.1931).

Allan Kardec  sobre o titulo “Os Tempos são Chegados” na Revista Espírita  de outubro de 1866 , nos mostra um texto esclarecedor, o qual o recortamos e destacamos alguns pontos:   “A Humanidade realizou, até este dia. incontestáveis progressos; os homens, por sua inteligência, chegaram a resultados que jamais tinham atingido com relação às ciências, às artes e ao bem-estar material; resta-lhes, ainda, um imenso progresso a realizar: é o de fazer reinar entre eles a caridade, a fraternidade e a solidariedade, para assegurar o seu bem-estar moral.[...] Neste tempo, não se trata de uma  mudança parcial, de uma renovação  limitada a uma região, a um povo, a  uma raça; é um movimento universal que  se opera no sentido do progresso  moral. Uma nova ordem de coisas tende  a se estabelecer, e os homens que lhe  são os mais opostos nela trabalham com  o seu desconhecimento; a geração  futura, desembaraçada das escórias do velho mundo e formada de elementos mais depurados, achar-se-á animada de ideais e de sentimentos diferentes da geração presente que se vai a passos de gigante.[...] Os  cataclismos gerais eram a consequência do estado de formação da Terra; [...] Neste grande movimento regenerador, o Espiritismo tem um papel considerável, não o Espiritismo ridículo inventado por uma critica zombeteira, mas o Espiritismo filosófico, tal como o  compreende quem se dá ao trabalho de  procurar a amêndoa sob a casca. Já dissemos em outro lugar: "Quanto  mais uma idéia é grande, mais encontra ela adversários, e pode se medir sua  importância pela violência dos ataques  dos quais é objeto."   número dos retardatários é ainda  grande, sem dúvida, mas o que podem contra a onda que cresce, senão nela  lançar algumas pedras? Esta onda é a regeneração que se ergue, ao passo que  eles desaparecem com a geração que se vai cada dia a grandes passos. Até lá defenderão o terreno palmo a palmo; há, pois, uma luta inevitável, mas uma luta desigual, porque é a do passado  decrépito que cai em farrapos, contra o futuro juvenil; da estagnação contra  o progresso; da criatura contra a  vontade de Deus, porque os tempos  marcados para ele estão chegados.”( KARDEC.1866).

Analisando essa mensagem exposta por Kardec, percebemos que os “retardatários” tentam de todas as formas se manterem no planeta, e, são eles que influenciam os encarnados com a mesma faixa vibratória, numa tentativa frustrada de permanecer aqui ante ao exílio inevitável. Em “A Gênese” no cap. XVIII — São chegados os tempos Sinais dos tempos – A geração nova-item 27, nos  diz: “[...]  A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito uma geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas. Tudo, pois, se processará exteriormente, como sói acontecer, com a única, mas capital diferença de que uma parte dos Espíritos que encarnavam na Terra aí não mais tornarão a encarnar. Em cada criança que nascer, em vez de um Espírito atrasado e inclinado ao mal, que antes nela encarnaria, virá um Espírito mais adiantado e propenso ao bem. (Kardec.2007)[xvi]

Com relação aos espíritos que encarnarão nesse planeta, Divaldo Franco nos informa que são de: “[...] Alcione” uma estrela de 3ª. grandeza do grupo das plêiades, constituídas por sete estrelas, conhecidas pelos gregos, pelos chineses antigos e que fazem parte da Constelação de Touro. Esses Espíritos vêm agora em uma missão muito diferente dos capelinos. São criaturas especiais que se destinam a guiar a humanidade para a transformação da humanidade terrena em uma multidão iluminada e fraternal. (FRANCO. 2007) [xvii]

Enfatizamos a necessidade de o Homem reavaliar sua postura e modificar-se moralmente, para que possa reencarnar novamente nesse planeta quando for de “Regeneração”.

Referencias:

[i]Linha Bond: Período que dura aproximadamente de 1980 à 2020, quando o planeta Terra e sua humanidade estão sujeitos á grandes transformações.

[ii] Evolução Química: Mudanças climáticas e tempestades da atmosfera primitiva começaram a fazer ligações químicas, Esta é a teoria mais aceita pelos cientistas e defende que a vida tenha começado a partir de alguns átomos que surgiram na atmosfera, e que com o passar do tempo, se tornando moléculas cada vez mais complexas, e que depois de milhares de anos originaram um ser vivo.

[iii] Teoria Evolucionista : Teoria protagonizada por  Charles Robert Darwin( 1809-1882) sobre a seleção natural das espécies e formalizada pelo livro/documentário "A Origem das Espécies" em  1959.

[iv] Era Glacial ou Era do gelo: período geológico de longa duração de diminuição da temperatura na superfície e atmosfera terrestres, resultando na expansão dos mantos de gelo continentais e polares bem como dos glaciares alpinos. Ao longo de uma era do gelo prolongada ocorrem períodos com clima extra frio designados glaciações

[v]  “Homem” como sinônimo de ser humano designando toda a espécie.

[vi] Humano é uma palavra com origem no latim humanus e designa o que é relativo ao Homem como espécie. O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade.

[vii] Arrebatamento: é um conceito que está presente em algumas interpretações da escatologia cristã, é uma interpretação de vários livros bíblicos, como por exemplo o Apocalipse.

[viii] Livro do Apocalipse chamado de Apocalipse de João é um livro da Bíblia, e, o último da seleção do Cânon bíblico, e que foi escrito por João na ilha Patmos.

[ix] Encarnar significa entrar na carne e reencarnar expressa o ato de entrar na carne outra vez.

[x] Comandante Armond, assim conhecido por sua carreira na Força Pública do Estado de São Paulo, foi um dos grandes militantes espíritas no Brasil do séc. XX;  foi diretor  da Federação Espírita do Estado de São Paulo ( 1939/ 1966).

[xi] ARMOND, Edgar. "Os Exilados da Capela". Editora Aliança. São Paulo. 1999.

[xii] Mistanásia: pode ser definida como a morte miserável dos excluídos

[xiii] Cleptocracia :  é um termo que designa um Estado governado por ladrões. 

[xiv] Cairbar de Souza Schutel ( 1868 - 1938) foi um divulgador espírita, político, farmacêutico e filantropo brasileiro. Teve grande importância na história do Espiritismo, e de Matão/SP

[xv] SCHUTEL, Cairbar. O cumprimento da Lei- A falta de cumprimento ocasiona a crise.  Mensagem publicada em 5 de dezembro de 1931  pelo jornal “o Clarim”.

[xvi] KARDEC, Allan. A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo, Ed. FEB. Rio de Janeiro. 2007

[xvii] Trecho de resposta de Divaldo Pereira Franco em  Entrevista ao Programa Televisivo O Espiritismo Responde, da União Regional Espírita – 7ª Região, Maringá, em 21.03.2007.

Exibições: 764

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog “Karma” , uma fábula pré-histórica mal contada (Jorge Hessen) de os pae
4 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog A fé racional da vida além da tumba é o melhor preservativo do suicídio (Jorge Hessen) de Codificador do Paracleto
4 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu o vídeo de os pae
4 horas atrás
Codificador do Paracleto compartilhou o post do blog de os pae em Facebook
9 horas atrás
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog “Karma” , uma fábula pré-histórica mal contada (Jorge Hessen) de os pae
9 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira
11 horas atrás
Posts no blog por os pae
11 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog “Karma” , uma fábula pré-histórica mal contada (Jorge Hessen) de os pae
11 horas atrás
Josue Oliveira comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
12 horas atrás
Conceição Valadares comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Conceição Valadares curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
18 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
22 horas atrás
ARI DE SOUSA LIMA curtiu o vídeo de os pae
ontem
Jaqueline Casado Carpigiani curtiu o vídeo de ROBERTO JOSÉ DAMASCENO
ontem
Jaqueline Casado Carpigiani curtiu o vídeo de ROBERTO JOSÉ DAMASCENO
ontem
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Carnaval. Bom, Bonito e Barato. Valores São Caros. de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
ontem
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
ontem
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço