Trecho do discurso pronunciado por Léon Denis na sessão de 11 de setembro de 1888, no Congresso Espírita de Paris, respondendo ao Sr. Fauvety:

"Não vos viemos dizer que devamos ficar confinados no círculo, por mais vasto que seja, do Espiritismo Kardequiano. Não; o próprio mestre nos convida a avançar nas vias novas, a alargar a sua obra."

"Estendamos as mãos a todos os inovadores, a todos os de boa-vontade, a todos os que têm no coração o amor da Humanidade."

Trata-se da epígrafe do livro "No Invisível", de Léon Denis.

Embora eu não saiba a circunstância em que essa resposta foi dada, uma vez que começo a ler o livro nesse instante, me senti inspirado a tecer esse breve comentário sobre o trecho em questão.

Ele me lembrou que, embora me considere um espírita por formação no lar e, naturalmente, por convicção nos dias atuais, já fui também, em passado não muito distante, membro da Igreja Messiânica Mundial, ou simplesmente, um messiânico.

Meus sentimentos em relação a minha fé anterior mudaram bastante com o tempo, mas no fundo, simpatizo muito com os ideais daquela religião, que são, basicamente, o culto da verdade, do bem e do belo, o altruísmo como alternativa ao egoísmo, e o estímulo à prática do Johrei (irradiação por imposição de mãos) e da Agricultura Natural. O que deixou de fazer sentido para mim, me afastando da sua prática, é um tanto pessoal e não vem ao caso nesse momento.

Hoje, reconheço que tais ideais são, a meu ver, vertentes inovadoras dos ensinos do Cristo. Apesar de tratar-se de uma religião de matriz japonesa, com raízes no budismo, ela traz a figura de um Deus Supremo, doador de toda a vida.

Identifico na Messiânica a bondade do Mestre Divino, que no governo das atividades de nosso globo, veio, através do seu fundador, Mokiti Okada, introduzir conceitos cristãos, universais, às crenças dos povos orientais, os quais não foram tão influenciados pelas religiões ocidentais ao longo dos milênios, conforme nos relata trechos do livro "A Caminho da Luz", de Emmanuel.

Naquele livro, Emmanuel sugere que vários emissários foram e vem sendo enviados ao planeta com a missão de conduzir os povos ao entendimento de suas lições de amor e fraternidade. Creio que essa é uma verdade inconteste. Reconheço, entretanto, que o Evangelho exemplificado pelo Cristo permanece insuperável, pela perfeição de seus ensinamentos, em relação às demais religiões e filosofias humanas. 

Hoje em dia temos visto, aqui e ali, movimentos de intolerância religiosa de parte a parte, levantando trincheiras e bandeiras em defesa de sua "pureza", situação contraprodutiva em vários aspectos, por perturbadora, na minha opinião.

Produções literárias de grande interesse religioso, filosófico e científico foram e vem sendo produzidas fora das fileiras do Espiritismo Kardequiano, tais como a obra de Pietro Ubaldi, por exemplo, dentre muitas outras conhecidas, corroborando com o que nos adverte o texto inicial deste comentário, o qual acredito ser oportuno relembrar nesse momento.

Exibições: 199

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

PRÓXIMOS EVENTOS AO VIVO

Artigos Espíritas

Reflexões sobre as Leis Naturais.

Reflexões sobre as Leis Naturais.

 

Quando se inicia o estudo da Lei Divina ou Natural, que consta em O Livro dos Espíritos, percebe-se que Kardec, na elaboração das perguntas aos Espíritos, objetiva eliminar as contradições…

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Últimas atividades

marina kione e francisco carvalho da Silva agora são amigos
14 horas atrás
André Sobreiro e Márcio Pereira de Souza agora são amigos
23 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Vai, e não Peques mais!

Sidney FernandesVárias condições são necessárias para que o passe espírita favoreça o candidato ao benefício. A câmara de…Ver mais...
ontem
Ditinha Calixto agora é amigo de Juliano Scrignoli, mamiescot, Viviane Patricia Granetto e 2
ontem
Márcio Pereira de Souza e Regina A. agora são amigos
ontem
Márcio Pereira de Souza curtiram o perfil de Claudio Palermo
ontem
Márcio Pereira de Souza entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE…Ver mais...
ontem
Arthur Silva Filho e Angelita Bagatin agora são amigos
ontem
Luciane Soares entrou no grupo de Maurício de Araújo Zomignani
Miniatura

Transição Planetária

Grupo para quem quer se dedicar à reflexão sobre o momento de transição que vimos atravessando no mundo e dentro de nós mesmos. Ver mais...
ontem
Isabelly Tomazini talvez participe do evento de Erika Silvira
Miniatura

18° Encontro Amigos da Boa Nova em Internacional Eventos Guarulhos

25 abril 2020 de 10 a 19
18° Encontro Amigos da Boa Nova No dia 25 de abril acontece o 18° Encontro Amigos da Boa Nova no Espaço Internacional…Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sábado
Isabelly Tomazini curtiram a discussão Reflexões sobre as Leis Naturais. de Wellington Balbo
sábado

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço