A intriga é semelhante a um vírus destruidor que se multiplica rapidamente, aniquilando a organização de que se nutre. 

Imiscui-se sutilmente e prolifera com volúpia, irradiando a sua morbidez devastadora. 

Com facilidade transfere-se de uma para outra vítima, conseguindo gerar o ambiente pestífero que lhe é próprio. 

O intrigante, por sua vez, é enfermo da alma, portando graves distúrbios emocionais e morais. 

É invejoso, e transfere-se da conduta deplorável que lhe é característica para a das acusações perniciosas; é portador de complexo de inferioridade, mantendo sentimentos competitivos com os demais, e porque não possui os requisitos hábeis para vencer, oculta-se na intriga, mediante, a qual, denigre aquele de quem se faz opositor; é perverso, porque respira mágoas a respeito do seu próximo, que procura anular através das covardes assacadilhas... 

Urde planos nefastos e mascara-se com sorrisos pérfidos com que engana as suas vítimas, enquanto as combate com ferocidade. 

Sempre armados, a sua imaginação corrompe tudo quanto ouve e vê, adaptando à vérmina que traz no pensamento. 

São célebres na história da humanidade as intrigas palacianas... Nas cortes, onde a frivolidade e o ócio predominavam, as intrigas no passado, assim como no presente, têm sido o alimento mantenedor dos parasitas morais que as constituem. 

Quase todas criaturas têm sido abaladas pela insídia da sua maldade, derrubando potentados e afastando pessoas nobres da execução dos seus elevados ideais. 

Tronos são derruídos pela insídia da intriga; reis e potestades tombam nas malhas que os asfixiam. 

A intriga é irmã gêmea da traição que se homizia no âmago dos Espíritos infelizes. 

Todo grupamento social, político, acadêmico, popular, religioso, cultural ou de trabalho e de lazer, é vítima dos profissionais da intriga, neles integrados com os nefandos objetivos de os desagregar. ...E a intriga campeia a soldo da insegurança, da imaturidade psicológica das criaturas humanas. 

O intrigante é instrumento dócil das Trevas que pretendem manter a sociedade na ignorância, no atraso moral, a fim de nutrir-se das emanações humanas que vampirizam. 

Movimenta-se com facilidade porque é pusilânime, tornando-se hoje amigo daquele que no passado feriu, e assim, sucessivamente, em relação às pessoas que, no futuro, serão suas vítimas. 

Alegra-se ao ver os distúrbios que provoca sem deixar-se trair, sorrindo de prazer ante as injunções penosas que a sua conduta reprochável dá lugar. 

Encontra-se em toda parte, por constituir larga fatia da sociedade inditosa que se compraz na maledicência, nas observações distorcidas... 

São necessários antídotos vigorosos para sanar essa epidemia ou muita água em forma de paciência e compaixão para apagar os incêndios morais que provoca. 

A intriga é semelhante a cupim que destrói a fonte de onde retira o alimento, sem deixar vestígios externos, até o momento em que se desorganizam as estruturas nas quais se refugia. 

Fecha os ouvidos à persuasiva palavra simulada do intrigante, que te escolhe para a catarse da própria desdita. 

Não passes adiante a informação infeliz que ele te transmite com o objetivo de envenenar-te o que, invariavelmente, consegue. 

Abafa a intriga que te chega ao conhecimento no poderoso algodão do silêncio e da dignidade. 

Desarma-te, em relação ao teu irmão, adquire autoconfiança e autoconsciência, que te instrumentalizam para não aceitares a morbidez da intriga destruidora. 

Mesmo no colégio galileu, a intriga e o ciúme campeavam, culminando na traição de Judas e em a negação de Pedro em referência a Jesus, que sempre os amou. 

Sê fiel ao teu ideal, mantendo lealdade com relação àqueles que constituem a tua família biológica, quanto à espiritual. 

Não agasalhes informações nefastas, deixando-te contaminar pelo morbo sempre ativo da intriga. 

Respeita a concha dos teus ouvidos, preservando-a da intriga e dignifica a tua voz não a propagando, dessa maneira deixando-a diluir-se no oceano da tua conduta moral. 

Aqueles que se permitem criar embaraços ao seu próximo, acusando-os indevidamente, tecendo as redes das informações malsãs, vigiando-os de forma implacável, empurrando-os na direção do abismo do desânimo e do sofrimento, tornam-se responsáveis pelo mal que lhes venha acontecer. 

São as mãos invisíveis que os asfixiam e as forças infelizes que os comprimem, derrubando-os pelo caminho da evolução. 

Se alguém, por acaso, não corresponde à tua confiança, nem retribui o teu comportamento sadio, não te aflijas, porque o infeliz é ele que, ingrato, não é capaz de compreender a beleza nem o significado da amizade legítima. 

Em qualquer circunstância, sê aquele que vive com elevação e honradez, a fim de que longos e saudáveis sejam os teus dias na viagem abençoada pela Terra. 

Divulga o bem e canta a glória da afeição pura, entronizando na mente e na emoção, os valores da alegria defluente dos deveres retamente cumpridos. 

Embora aceito pelos frívolos, o intrigante é detestado e temido por todos, que lhe conhecem o caráter e percebem que, de um para outro momento, poderão ser-lhes vítimas também. 

O que fazem com os outros, certamente farão contigo, sem compaixão. * Jesus recomendou a vigilância e a oração como terapia preventiva e curadora, para uma existência digna e feliz. 

Vigia as nascentes do coração para que nelas brote a água lustral do amor que se expande, enquanto orarás, arando com os tratores da caridade, os solos humanos que a vida te oferece. 

Intriga, jamais! 

* Joanna de Ângelis. *

Exibições: 83

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Amar o próximo como a si mesmo - parte 2 / Evangelho na Rede com Simone Neto assista pelo youtube… https://t.co/elvm3644nA
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"O Custo do Abandono Emocional": https://t.co/lTTFAtmssD
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

O Custo do Abandono Emocional

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”. (1)Em época de grandes avanços intelectuais, científicos e tecnológicos é possível observar também o avanço das perturbações sociais como a criminalidade e a violência estampadas na face da sociedade…Ver mais...
5 horas atrás
O evento de Carlos Pretti - SCEE foi destacado
Miniatura

"Inteligência Emocional no Perdão", com Ana Jaicy Guimarães em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

28 abril 2019 de 9 a 10:15
Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a médium e conferencista internacional Ana Jaicy Guimarães (Rio de Janeiro-RJ), com o tema "Inteligência Emocional no Perdão", acontecerá no próximo domingo 28 de abril de 2019, de 09 às 10h da manhã. Ana Guimarães é uma das mais experientes e dedicadas oradoras do Movimento Espírita Brasileiro, percorre o Brasil…Ver mais...
5 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

"Inteligência Emocional no Perdão", com Ana Jaicy Guimarães em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

28 abril 2019 de 9 a 10:15
Palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com a médium e conferencista internacional Ana Jaicy Guimarães (Rio de Janeiro-RJ), com o tema "Inteligência Emocional no Perdão", acontecerá no próximo domingo 28 de abril de 2019, de 09 às 10h da manhã. Ana Guimarães é uma das mais experientes e dedicadas oradoras do Movimento Espírita Brasileiro, percorre o Brasil…Ver mais...
5 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

SEMANA SANTA : Segunda, Terça e Quarta

Nestes dias, Jesus ensinava no Templo durante o dia e de noite saía a ficar no Monte das Oliveiras; foram ministradas neste período muitas lições e Jesus falou sobre profecias, falsos profetas, tempos de angústia, perseguições; algumas passagens evangélicas do período citado:- Figueira sem frutos (nunca jamais nasça fruto de ti)-Expulsão dos vendilhões do templo (minha…Ver mais...
5 horas atrás
Carlos Ser comentou a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
"item 313 de O Livro dos Médiuns, quando o Codificador denuncia os falsos médiuns, asseverandotextualmente: “se os nossos escritos hão contribuído para desacreditar, assim na França, como emoutros…"
14 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Salvação dos Ricos - Cap 16 itens 1-2 /O Evangelho no Lar com Ricardo Rodriguez assista no youtube… https://t.co/Viofl4kNWa
Twitter16 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Parábola do Filho Pródigo - Rafael Papa assista pelo youtube https://t.co/4cdcVmtj6G https://t.co/5sp4VN2KLz
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
45º Estudo Impermanência e Imortalidade /cap.17 - Conquistas internas 2ª parte - Mauro M Guimarães assista pelo y… https://t.co/RpzV9VDXlU
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
"Temas Atuais" - Programa Momento Espírita com Ary Dourado assista no youtube https://t.co/NswBdL1Zc7 https://t.co/RyJ43bDZhJ
Twitter17 horas atrás · Responder · Retweet
Carlos Ser curtiu a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
O Jugo Suave - Guiomar Castelo assista no youtube https://t.co/IhqGrGMttI https://t.co/Sm0jW2LZ6E
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Robério Gomes do Nascimento entrou no grupo de Nelson Peixoto de Souza Filho
Miniatura

Revista Espírita - Estudo e discussão.

Grupo destinado ao estudo e discussão da Revista Espírita de Allan Kardec.A Revista Espírita, atualmente editada pela FEB,é composta de 12 volumes(1858-1869).Que todos nós possamos através deste humilde grupo, engrandecer a obra do Professor Kardec.Ver mais...
19 horas atrás
Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog A VIDA SUPERIOR - LÉON DENIS de CÁTIA REGINA
20 horas atrás
Nadia Rosangela deu um presente para marcia helena diniz
20 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Semana Santa e a Doutrina Espírita": https://t.co/qe3bvvgQmX
Twitterontem · Responder · Retweet
Posts no blog por EliethTavares Castro

Semana Santa e a Doutrina Espírita

Semana Santa e a Doutrina Espírita           Não existe páscoa na doutrina espírita, a qual não mantém a prática de cultos, rituais ou adoração de imagens. A Páscoa é uma festa católica, culminância da chamada Semana Santa (que deve ser vista com apreço, pelos espíritas, em respeito aos nossos…Ver mais...
ontem
Ícone do perfilMarilza Ap. de Oliveira Teixeira e André Luís Bonaparte entraram em RAE
ontem
Ícone do perfil via Twitter
Verdadeira Pureza - Palestra de Afonso Moreira Jr. assista pelo youtube https://t.co/4Nowglx1No https://t.co/1mr6TZsd9k
Twitterontem · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço