Na visão espírita, didaticamente há distinção entre vida e existência.

 

Vida, o Espírito tem uma só, esteja encarnado ou desencarnado, ou seja imortal, além de perfectível. Teve início, mas jamais terá fim. Altera sua personalidade, para melhor, para melhor, à medida que desenvolve suas qualidades morais, mas jamais perde sua individualidade.

 

Existência, o Espírito tem muitas. Cada reencarnação representa no plano físico, neste ou em outros mundos. Assim, a existência no plano físico, neste ou em outros mundos. Assim, a existência física representa estágio no plano material: o Espírito veio do mundo espiritual, vivencia a existência corpórea, retorna ao plano espiritual, e assim sucessivamente, até não precisar mais reencarnar, a não ser em missão especial, pelo avanço alcançando em sua evolução.

 

Nesse sentido, o Espírito é dono de sua vida, pois ela lhe foi concedida por Deus em caráter permanente e irrevogável: jamais a perderá.

 

Não é isso, o suicídio, pessoal ou assistido, é um grave equívoco de quem o pratica, e prenúncio de grandes sofrimentos, por infringir a lei divina.

 

Não é, também, dono da existência corpórea de outrem, não lhe sendo lícito, portanto, praticar o aborto, salvo havendo risco da vida à mãe (um Espírito está ligado ao feto desde a concepção, ou seja, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, seguindo uma programação reencarnatória), e nem a eutanásia (o Espírito permanece ligado ao corpo físico, somente se desligando quando o coração para de bater definitivamente), nem a pena de morte, nem a retirada de órgãos pela “chamada morte cerebral”.

 

O Espírito reencarna por determinismo do Alto, e é por esse mesmo determinismo que deve voltar um dia ao mundo espiritual, não sendo lícito, nem por um minuto, abreviar a existência física de alguém.

 

Os países, portanto, que aprovam o suicídio assistido, o aborto, a eutanásia, a pena de morte, e a retirada de órgãos de um corpo que se encontra na “chamada morte cerebral”, estão equivocados.

 

Com relação ao aborto, registros como no vídeo “O Grito”, entre outros, nos dão uma prova gritante de que a existência corpórea não se inicia no momento do nascimento físico.

 

Nos demais casos mencionados, vez por outra, a mídia noticia casos que merecem nossa reflexão sobre a ilicitude de se abreviar a existência material de alguém:

 

A “Folha de São Paulo de 4 de junho de 2007, página A-11, notícia que o ferroviário polonês Jan Grzebski, 65, acordou depois de 19 anos em coma, em um país bastante diferente daquele em que vivia em 1988, dizendo que hoje o mundo é mais bonito.

 

Grzebski entrou em coma após ferir a cabeça em um acidente de trabalho.

Durante 19 anos, ele não se mexeu nem disse nada, afirmou sua esposa Gertruda. Com o marido desenganado pelos médicos após desenvolver câncer no cérebro ainda sob o coma, ela o levou para casa e, por todo esse tempo alimentou-o e movimentou-o.

 

Os primeiros sinais de melhora vieram em outubro do ano passado, quando uma pneumonia levou-o de volta ao hospital. Na reabilitação intensiva o quadro melhorou.

 

Grzebski lembra-se de tudo que acontecia à sua volta naqueles 19 anos, incluindo o casamento dos quatro filhos.

 

A par do amor e fé de Gertruda, e da dedicação do seu médico, Pstragowski, fica ai mais um exemplo de como o ser humano não tem o direito de dispor de sua existência corpórea, nem da de outrem, cabendo ao Mais Alto decidir o momento do nosso retorno ao mundo espiritual.

 

Por: ABEL GLASER

PONTO DE VISTA

REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO

JULHO 2007.

 

PAZ E BEM!

 

Exibições: 1604

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de CRISTIANNE BITTAR em 7 julho 2013 às 4:09

MENSAGENS DE REFLEXÃO

 

QUANDO SENTIR VONTADE DE SORRIR, OLHE PARA UMA CRIANÇA E VEJA QUE SORRISO LINDO QUE ELA TEM.
QUANDO SENTIR VONTADE DE CHORAR, OLHE PARA UM DEFICIENTE E VEJA QUE SORRISO BELO QUE ELE TEM APESAR DE SUA DEFICIÊNCIA.
QUANDO SE SENTIR TRISTE, OLHE PARA TRÁS, E VEJA QUANTAS COISAS BOAS VOCÊ CONSTRUIU.
MUITAS VEZES, DEIXAMOS DE OLHAR PARA AS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA, QUE NOS DÃO PRAZER, PARA NOS APEGAR A COISAS FÚTEIS SEM NENHUM VALOR.
QUANDO SE SENTIR SÓ, PENSE EM DEUS, E VOCÊ NÃO ESTARÁ MAIS SÓ.
QUANDO ALGUÉM TE MAGOAR, NÃO RETRIBUA, APENAS DESEJA QUE ELE SEJA FELIZ.
QUANDO UM MAU PENSAMENTO SURGIR, ORE, E VOCÊ TERÁ A BÊNÇÃO DO CÉUS.
COLHE TODOS OS SENTIMENTOS BONS QUE VOCÊ TEM E COLOQUEM EM UM SÓ VERSÍCULO E LEIA COM ATENÇÃO, E VOCÊ VAI SENTIR A FORÇA DAS PALAVRAS BEM DITAS.
QUANDO VOCÊ PENSAR EM NÃO MAIS EXISTIR, LEMBRE SE, VOCÊ NÃO TEM ESSE PODER.
QUANDO VOCÊ PENSAR QUE TUDO SE ACABOU, É PORQUE VOCÊ NÃO OLHOU A LUZ QUE VEIO LÁ DE CIMA, PARA TE COBRIR.
A EXISTÊNCIA FAZ PARTE DA VIDA.
SE HÁ VIDA, ENTÃO EXISTIMOS.
SE EXISTIMOS, É PORQUE HÁ VIDA!



O SENTIDO DAS NOSSAS VIDAS

O AMOR DÁ SENTIDO ÀS NOSSAS VIDAS, TAL COMO A AMIZADE, OU A ARTE, OU A CRENÇA EM DEUS. SÃO - PODEM SER - FACTORES DE FELICIDADE, DE PAZ INTERIOR, DE HARMONIA, QUE DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS EXISTÊNCIAS.

MAS HÁ O OUTRO LADO...

HÁ A CRUELDADE DO MUNDO, A DOR, O MAL, PARA JÁ NÃO FALAR DA MORTE. ELES SÃO TIGRES ESCONDIDOS, EMBOSCADOS E PRONTOS A ATACAR OS INCAUTOS, PARA USAR UMA IMAGEM PRESENTE NAS ESCRITURAS BUDISTAS. ELES PODEM SER FACTORES DE INFELICIDADE, GERADORES DE FALTA DE SENTIDO DA NOSSA VIDA.

E SÃO ENTRE ESTES DOIS PÊNDULOS QUE SE DESENROLAM AS NOSSAS VIDAS. E QUANDO PENSAMOS EM TUDO ISTO, OS NOSSOS ESTADOS DE ALMA, ORIGINAM DIVERSAS E DESENCONTRADAS REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA VIDA.

É SOBRE ESSAS REFLEXÕES E PENSAMENTOS, SOBRE O QUE HOMEM PENSA E TEM DITO DAS SUAS VIDAS – E O QUE A FILOSOFIA TEM AVANÇADO – QUE ESTE SITE SE DEBRUÇA.

INSIGNIFICANTES MORTAIS QUE COMO AS FOLHAS DESABROCHAM E AQUECEM DE VIDA, E SE ALIMENTAM DOS QUE O CHÃO LHES DÁ, PARA LOGO MURCHAREM A DE SEGUIDA MORREREM.

QUANDO CONSIDERO A CURTA DURAÇÃO DA MINHA VIDA, ENGOLIDA NA ETERNIDADE DO ANTES E DO DEPOIS, E O PEQUENO ESPAÇO QUE EU PREENCHO, E POSSO VER, ULTRAPASSADO PELA INFINITA IMENSIDÃO DE ESPAÇOS QUE IGNORO E QUE NÃO ME CONHECEM, FICO ASSUSTADO, E ESPANTADO POR ESTAR AQUI EM VEZ DE LÁ; PORQUE NÃO HÁ RAZÃO PARA AQUI EM VEZ DE LÁ, OU AGORA E O FUTURO ESPERA-NOS COM OS SEUS MALES, MAS ENQUANTO HOUVER A LUA E A MÚSICA, E AMOR E ROMANCE, ESCUTE A MÚSICA E DANCE.M VEZ DE ENTÃO. QUEM ME PÔS AQUI? POR ORDEM DE QUEM E EM QUE DIRECÇÃO ESTE LUGAR E TEMPO ME FORAM ATRIBUÍDOS?

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

ASSISTA AO VIVO


Clique no título para acessar o vídeo no Youtube

Pede e receberás - Antonio César R. Léllis

10/12 - 16:00 as 17:00h

Virgens loucas a prudentes - Paulo Pina

10/12 - 19:30 as 21:00h

Palestra com Tadeu (Araxá-MG)

10/12 - 20:00 as 21:00h

Há espíritos? - Elo Invisível 26 - Eliomar Borgo e Marcos Bentes

11/12 - 20:30 as 21:30h

Artigos Espíritas

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?

 

Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…

Últimas atividades

Alexandre Nunes comentou a postagem no blog Lei de Causa e Efeito , reencarnação e os gêmeos siameses (Jorge Hessen) de os pae
"são Espíritos que  buscam-se continuamente e culminam se reaproximando em condições comovedora"
10 horas atrás
Alexandre Nunes curtiu a postagem no blog Lei de Causa e Efeito , reencarnação e os gêmeos siameses (Jorge Hessen) de os pae
10 horas atrás
Alexandre Nunes compartilhou o post do blog de os pae em Facebook
10 horas atrás
Jacqueline curtiu a postagem no blog Ante a Calúnia de PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Jacqueline curtiu a postagem no blog Direta ou Indiretamente de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
10 horas atrás
Jacqueline curtiu a postagem no blog Quando Falta a Alegria – Sidney Fernandes de PATRIZIA GARDONA
10 horas atrás
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog Lei de Causa e Efeito , reencarnação e os gêmeos siameses (Jorge Hessen) de os pae
11 horas atrás
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
14 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog Lei de Causa e Efeito , reencarnação e os gêmeos siameses (Jorge Hessen) de os pae
16 horas atrás
Posts no blog por Nilton Cardoso Moreira

Nem tudo que pedimos a Ele nos fará evoluir!

            Somos eternos pedintes como sempre proferia em suas preces uma amiga com a qual aprendi muito espiritualmente. De fato quando “o calo aperta” ou “as coisas se complicam” como muitos dizem, lembramo-nos de Deus e passamos então a pedir em forma de orações.            Para nós, qualquer acontecimento que fuja a rotina e nos atinja é motivo de abalo, e…Ver mais...
17 horas atrás
Posts no blog por os pae

Lei de Causa e Efeito , reencarnação e os gêmeos siameses (Jorge Hessen)

Lei de Causa e Efeito , reencarnação e os gêmeos siameses (Jorge Hessen)Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DFUm caso raro de gêmeos siameses causou espanto na Índia. Babita Ahirwar e seu marido, Jaswant Singh Ahirwar, já sabiam que esperavam xifópagos [1], mas o nascimento da criança fez com que os pais entrassem em choque. As duas crianças compartilhavam os mesmos…Ver mais...
17 horas atrás
Carlos Ser curtiu a postagem no blog Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Amauri A. L. Silva curtiu a postagem no blog “O Meu Obsessor não Permitiu Que Eu Me Casasse” de PATRIZIA GARDONA
domingo
os pae curtiu a postagem no blog Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen) de os pae
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
domingo
FATIMA SANTOS entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Gestos e Valores: Série Roteiro

Áudios do Programa “Gestos & Valores" Gênero: Reforma ÍntimaApresentação: José Antonio da Cruz  (Catanduva/SP)Sugestões: gestosevalores@gmail.com Série: Estudo a obra  "Roteiro"  de Chico Xavier pelo espírito de EmmanuelVer mais...
domingo
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Espírita Online
Miniatura

Wellington Balbo

Palestrantre e Escritor Espírita.Ver mais...
domingo
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mensagens de Reflexão

Mensagens, frases e pensamentos para reflexão iluminando nossas vidas.
domingo
Blog LGBT Espírita entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Artigos Espíritas

Grupo destinado a divulgação de ARTIGOS da DOUTRINA ESPÍRITA através dos nossos articulistas. Não são aceitas postagens de trechos de livros e outros textos.."Material postado nessa pagina tem autorização de seus autores para publicação na REDE AMIGO ESPÍRITA, a reprodução total ou parcial dos dados aqui publicados em outros veículos de mídia podem ser interpretados como violação de direitos autorais, e seus autores agirem conforme informa a lei"Ver mais...
domingo
Posts no blog por os pae

Doação de órgãos.  Quem nos garante que não seremos o próximo da fila? (Jorge Hessen)

Jorge Hessenjorgehessen@gmail.comBrasília-DF O ex-apresentador de TV Gugu Liberato permanecerá presente na recordação da família,  dos milhões de fãs e dos doentes receptores dos seus órgãos. A família do apresentador fez questão de realizar um desejo que Gugu sempre manifestou: a doação dos órgãos. Pois que quando em vida Gugu…Ver mais...
domingo

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço