Na visão espírita, didaticamente há distinção entre vida e existência.

 

Vida, o Espírito tem uma só, esteja encarnado ou desencarnado, ou seja imortal, além de perfectível. Teve início, mas jamais terá fim. Altera sua personalidade, para melhor, para melhor, à medida que desenvolve suas qualidades morais, mas jamais perde sua individualidade.

 

Existência, o Espírito tem muitas. Cada reencarnação representa no plano físico, neste ou em outros mundos. Assim, a existência no plano físico, neste ou em outros mundos. Assim, a existência física representa estágio no plano material: o Espírito veio do mundo espiritual, vivencia a existência corpórea, retorna ao plano espiritual, e assim sucessivamente, até não precisar mais reencarnar, a não ser em missão especial, pelo avanço alcançando em sua evolução.

 

Nesse sentido, o Espírito é dono de sua vida, pois ela lhe foi concedida por Deus em caráter permanente e irrevogável: jamais a perderá.

 

Não é isso, o suicídio, pessoal ou assistido, é um grave equívoco de quem o pratica, e prenúncio de grandes sofrimentos, por infringir a lei divina.

 

Não é, também, dono da existência corpórea de outrem, não lhe sendo lícito, portanto, praticar o aborto, salvo havendo risco da vida à mãe (um Espírito está ligado ao feto desde a concepção, ou seja, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, seguindo uma programação reencarnatória), e nem a eutanásia (o Espírito permanece ligado ao corpo físico, somente se desligando quando o coração para de bater definitivamente), nem a pena de morte, nem a retirada de órgãos pela “chamada morte cerebral”.

 

O Espírito reencarna por determinismo do Alto, e é por esse mesmo determinismo que deve voltar um dia ao mundo espiritual, não sendo lícito, nem por um minuto, abreviar a existência física de alguém.

 

Os países, portanto, que aprovam o suicídio assistido, o aborto, a eutanásia, a pena de morte, e a retirada de órgãos de um corpo que se encontra na “chamada morte cerebral”, estão equivocados.

 

Com relação ao aborto, registros como no vídeo “O Grito”, entre outros, nos dão uma prova gritante de que a existência corpórea não se inicia no momento do nascimento físico.

 

Nos demais casos mencionados, vez por outra, a mídia noticia casos que merecem nossa reflexão sobre a ilicitude de se abreviar a existência material de alguém:

 

A “Folha de São Paulo de 4 de junho de 2007, página A-11, notícia que o ferroviário polonês Jan Grzebski, 65, acordou depois de 19 anos em coma, em um país bastante diferente daquele em que vivia em 1988, dizendo que hoje o mundo é mais bonito.

 

Grzebski entrou em coma após ferir a cabeça em um acidente de trabalho.

Durante 19 anos, ele não se mexeu nem disse nada, afirmou sua esposa Gertruda. Com o marido desenganado pelos médicos após desenvolver câncer no cérebro ainda sob o coma, ela o levou para casa e, por todo esse tempo alimentou-o e movimentou-o.

 

Os primeiros sinais de melhora vieram em outubro do ano passado, quando uma pneumonia levou-o de volta ao hospital. Na reabilitação intensiva o quadro melhorou.

 

Grzebski lembra-se de tudo que acontecia à sua volta naqueles 19 anos, incluindo o casamento dos quatro filhos.

 

A par do amor e fé de Gertruda, e da dedicação do seu médico, Pstragowski, fica ai mais um exemplo de como o ser humano não tem o direito de dispor de sua existência corpórea, nem da de outrem, cabendo ao Mais Alto decidir o momento do nosso retorno ao mundo espiritual.

 

Por: ABEL GLASER

PONTO DE VISTA

REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO

JULHO 2007.

 

PAZ E BEM!

 

Exibições: 1493

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de CRISTIANNE BITTAR em 7 julho 2013 às 4:09

MENSAGENS DE REFLEXÃO

 

QUANDO SENTIR VONTADE DE SORRIR, OLHE PARA UMA CRIANÇA E VEJA QUE SORRISO LINDO QUE ELA TEM.
QUANDO SENTIR VONTADE DE CHORAR, OLHE PARA UM DEFICIENTE E VEJA QUE SORRISO BELO QUE ELE TEM APESAR DE SUA DEFICIÊNCIA.
QUANDO SE SENTIR TRISTE, OLHE PARA TRÁS, E VEJA QUANTAS COISAS BOAS VOCÊ CONSTRUIU.
MUITAS VEZES, DEIXAMOS DE OLHAR PARA AS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA, QUE NOS DÃO PRAZER, PARA NOS APEGAR A COISAS FÚTEIS SEM NENHUM VALOR.
QUANDO SE SENTIR SÓ, PENSE EM DEUS, E VOCÊ NÃO ESTARÁ MAIS SÓ.
QUANDO ALGUÉM TE MAGOAR, NÃO RETRIBUA, APENAS DESEJA QUE ELE SEJA FELIZ.
QUANDO UM MAU PENSAMENTO SURGIR, ORE, E VOCÊ TERÁ A BÊNÇÃO DO CÉUS.
COLHE TODOS OS SENTIMENTOS BONS QUE VOCÊ TEM E COLOQUEM EM UM SÓ VERSÍCULO E LEIA COM ATENÇÃO, E VOCÊ VAI SENTIR A FORÇA DAS PALAVRAS BEM DITAS.
QUANDO VOCÊ PENSAR EM NÃO MAIS EXISTIR, LEMBRE SE, VOCÊ NÃO TEM ESSE PODER.
QUANDO VOCÊ PENSAR QUE TUDO SE ACABOU, É PORQUE VOCÊ NÃO OLHOU A LUZ QUE VEIO LÁ DE CIMA, PARA TE COBRIR.
A EXISTÊNCIA FAZ PARTE DA VIDA.
SE HÁ VIDA, ENTÃO EXISTIMOS.
SE EXISTIMOS, É PORQUE HÁ VIDA!



O SENTIDO DAS NOSSAS VIDAS

O AMOR DÁ SENTIDO ÀS NOSSAS VIDAS, TAL COMO A AMIZADE, OU A ARTE, OU A CRENÇA EM DEUS. SÃO - PODEM SER - FACTORES DE FELICIDADE, DE PAZ INTERIOR, DE HARMONIA, QUE DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS EXISTÊNCIAS.

MAS HÁ O OUTRO LADO...

HÁ A CRUELDADE DO MUNDO, A DOR, O MAL, PARA JÁ NÃO FALAR DA MORTE. ELES SÃO TIGRES ESCONDIDOS, EMBOSCADOS E PRONTOS A ATACAR OS INCAUTOS, PARA USAR UMA IMAGEM PRESENTE NAS ESCRITURAS BUDISTAS. ELES PODEM SER FACTORES DE INFELICIDADE, GERADORES DE FALTA DE SENTIDO DA NOSSA VIDA.

E SÃO ENTRE ESTES DOIS PÊNDULOS QUE SE DESENROLAM AS NOSSAS VIDAS. E QUANDO PENSAMOS EM TUDO ISTO, OS NOSSOS ESTADOS DE ALMA, ORIGINAM DIVERSAS E DESENCONTRADAS REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA VIDA.

É SOBRE ESSAS REFLEXÕES E PENSAMENTOS, SOBRE O QUE HOMEM PENSA E TEM DITO DAS SUAS VIDAS – E O QUE A FILOSOFIA TEM AVANÇADO – QUE ESTE SITE SE DEBRUÇA.

INSIGNIFICANTES MORTAIS QUE COMO AS FOLHAS DESABROCHAM E AQUECEM DE VIDA, E SE ALIMENTAM DOS QUE O CHÃO LHES DÁ, PARA LOGO MURCHAREM A DE SEGUIDA MORREREM.

QUANDO CONSIDERO A CURTA DURAÇÃO DA MINHA VIDA, ENGOLIDA NA ETERNIDADE DO ANTES E DO DEPOIS, E O PEQUENO ESPAÇO QUE EU PREENCHO, E POSSO VER, ULTRAPASSADO PELA INFINITA IMENSIDÃO DE ESPAÇOS QUE IGNORO E QUE NÃO ME CONHECEM, FICO ASSUSTADO, E ESPANTADO POR ESTAR AQUI EM VEZ DE LÁ; PORQUE NÃO HÁ RAZÃO PARA AQUI EM VEZ DE LÁ, OU AGORA E O FUTURO ESPERA-NOS COM OS SEUS MALES, MAS ENQUANTO HOUVER A LUA E A MÚSICA, E AMOR E ROMANCE, ESCUTE A MÚSICA E DANCE.M VEZ DE ENTÃO. QUEM ME PÔS AQUI? POR ORDEM DE QUEM E EM QUE DIRECÇÃO ESTE LUGAR E TEMPO ME FORAM ATRIBUÍDOS?

 

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO

Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa.
Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à…

É sempre tempo de receber visitas (por Jane Maiolo)

É sempre tempo de receber visitas

Por Jane Maiolo

Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?” (1) Lucas 12:26

 …

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

Em geral o Espiritismo não trabalha com datas predefinidas para acontecimentos.

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Desde que o mundo é mundo o homem busca, por meio das previsões, antecipar-se…

Reflexões sobre ações e críticas

            Você já se perguntou o que é a verdade? Jesus ao ser indagado por P Pilatos, na descrição do Evangelho segundo João, capítulo XVIII, respondeu com o maior silêncio que a humanidade já ouviu. Tenho me perguntado por que Ele adotou tal postura?   

            Neste…

Espiritualidade em comportamento de crise (por Jane Maiolo)

Espiritualidade em comportamento de crise

Por Jane Maiolo

 

Então disseram os fariseus entre si: vede que nada é proveitoso! Eis…

Últimas atividades

GIVANICE MACHADO curtiu a postagem no blog SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
11 minutos atrás
Rogério Barbosa agora é amigo de Mallu Consas e Decio Ney Rocha Naves
20 horas atrás
Feeak Minas adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
Miniatura

Ridículo silêncio

                                                             RIDÍCULO SILÊNCIO Há muitas espécies de provação para a dignidade pessoal e numerosos gêneros de defesa. Há feridas que atingem a honorabilidade de família, golpes que vibram sobre a realização individual, calúnias que envolvem o nome, acusações gratuitas, comentários desairosos à reputação, análises mentirosas de situações respeitáveis e escândalos do ridículo.…Ver mais...
22 horas atrás
Ícone do perfilANGELAMARIA DE LOURDES FREIRE, Mauro Agenor Dal Belo, Darney Gonçalves Teixeira e mais 8 pessoas entraram em RAE
ontem
Sala de Estudos Chico Xavier compartilhou o vídeo deles em Facebook
ontem
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiram a discussão Coleção Emmanuel - Livros para download de Amigo Espírita
ontem
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
quarta-feira
Diovani Souza curtiu a postagem no blog ACEITAÇÃO de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
terça-feira
Diovani Souza curtiu a postagem no blog Esquecimento do passado e consciência de PATRIZIA GARDONA
terça-feira
Diovani Souza curtiu a postagem no blog SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ? de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
terça-feira
Diovani Souza curtiu a postagem no blog Como os Espíritos nos Influenciam? de PATRIZIA GARDONA
terça-feira
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI

SUA FÉ SUPORTA AS TEMPESTADES DA VIDA ?

Então Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve grande agitação no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, estava dormindo. Os discípulos se aproximaram e o acordaram, dizendo: - Senhor, salva-nos, porque estamos afundando!Jesus respondeu:- Por que vocês tem medo, homens de pouca fé?E, levantando-se, ordenou os ventos e o mar, e tudo ficou calmo. Os homens ficaram admirados e disseram:- Quem é esse que até os ventos e o mar lhe…Ver mais...
terça-feira
Ícone do perfilSusana Schulz e claudia martins entraram em RAE
terça-feira
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Como os Espíritos nos Influenciam?

Primeiro, porque estão ao nosso lado e vêem tudo o que fazemos. Não existe um segredo que possamos esconder deles – mesmo aqueles que escondemos de nós mesmos.Além disso, existem os espíritos que conhecem também os atos que praticamos em outras vidas e dos quais, momentaneamente, não nos lembramos.É muito mais fácil esconder algo de pessoas vivas do que dos…Ver mais...
terça-feira
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão RESILIÊNCIA – Espiritismo e Espírita de Feeak Minas
terça-feira
Joao Iudes Nodari curtiram a discussão RESILIÊNCIA – Espiritismo e Espírita de Feeak Minas
terça-feira
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Amigo Pimentel, peço ao amigo que me indique como abrir novo tópico, q não mais encontro as instruções para isso."
terça-feira
luis conforti junior respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Amigo Pimentel, já desisti de abrir tópicos, aqui, na RAE; dos tópicos q abri, contendo questões relevantes, poucos deles foram considerados pelos amigos; posso, inclusive, procurá-los e se conseguir…"
terça-feira
luis conforti junior respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"Se não há igualdade para todos, não há justiça!!! E porq diz o amigo que o Ser não é o espírito retiradas suas imperfeições; o q, para vc, é Ser?"
terça-feira
Marcelo Pimentel respondeu à discussão É lícito pedir para não deixar-nos cair em tentação, mas livrar-nos do mal? de Marcelo Pimentel
"1, 2, 3, 5 e 6 - aceito; 4 - removeria o trecho ", retiradas nossas imperfeições" 7 - Desculpe, mas não entendo Justiça como sendo igualdade absoluta para todos... Grande abraço!"
terça-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço