Divulgando, Instruindo e Unificando!!!
Na visão espírita, didaticamente há distinção entre vida e existência.
Vida, o Espírito tem uma só, esteja encarnado ou desencarnado, ou seja imortal, além de perfectível. Teve início, mas jamais terá fim. Altera sua personalidade, para melhor, para melhor, à medida que desenvolve suas qualidades morais, mas jamais perde sua individualidade.
Existência, o Espírito tem muitas. Cada reencarnação representa no plano físico, neste ou em outros mundos. Assim, a existência no plano físico, neste ou em outros mundos. Assim, a existência física representa estágio no plano material: o Espírito veio do mundo espiritual, vivencia a existência corpórea, retorna ao plano espiritual, e assim sucessivamente, até não precisar mais reencarnar, a não ser em missão especial, pelo avanço alcançando em sua evolução.
Nesse sentido, o Espírito é dono de sua vida, pois ela lhe foi concedida por Deus em caráter permanente e irrevogável: jamais a perderá.
Não é isso, o suicídio, pessoal ou assistido, é um grave equívoco de quem o pratica, e prenúncio de grandes sofrimentos, por infringir a lei divina.
Não é, também, dono da existência corpórea de outrem, não lhe sendo lícito, portanto, praticar o aborto, salvo havendo risco da vida à mãe (um Espírito está ligado ao feto desde a concepção, ou seja, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, seguindo uma programação reencarnatória), e nem a eutanásia (o Espírito permanece ligado ao corpo físico, somente se desligando quando o coração para de bater definitivamente), nem a pena de morte, nem a retirada de órgãos pela “chamada morte cerebral”.
O Espírito reencarna por determinismo do Alto, e é por esse mesmo determinismo que deve voltar um dia ao mundo espiritual, não sendo lícito, nem por um minuto, abreviar a existência física de alguém.
Os países, portanto, que aprovam o suicídio assistido, o aborto, a eutanásia, a pena de morte, e a retirada de órgãos de um corpo que se encontra na “chamada morte cerebral”, estão equivocados.
Com relação ao aborto, registros como no vídeo “O Grito”, entre outros, nos dão uma prova gritante de que a existência corpórea não se inicia no momento do nascimento físico.
Nos demais casos mencionados, vez por outra, a mídia noticia casos que merecem nossa reflexão sobre a ilicitude de se abreviar a existência material de alguém:
A “Folha de São Paulo de 4 de junho de 2007, página A-11, notícia que o ferroviário polonês Jan Grzebski, 65, acordou depois de 19 anos em coma, em um país bastante diferente daquele em que vivia em 1988, dizendo que hoje o mundo é mais bonito.
Grzebski entrou em coma após ferir a cabeça em um acidente de trabalho.
Durante 19 anos, ele não se mexeu nem disse nada, afirmou sua esposa Gertruda. Com o marido desenganado pelos médicos após desenvolver câncer no cérebro ainda sob o coma, ela o levou para casa e, por todo esse tempo alimentou-o e movimentou-o.
Os primeiros sinais de melhora vieram em outubro do ano passado, quando uma pneumonia levou-o de volta ao hospital. Na reabilitação intensiva o quadro melhorou.
Grzebski lembra-se de tudo que acontecia à sua volta naqueles 19 anos, incluindo o casamento dos quatro filhos.
A par do amor e fé de Gertruda, e da dedicação do seu médico, Pstragowski, fica ai mais um exemplo de como o ser humano não tem o direito de dispor de sua existência corpórea, nem da de outrem, cabendo ao Mais Alto decidir o momento do nosso retorno ao mundo espiritual.
Por: ABEL GLASER
PONTO DE VISTA
REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO
JULHO 2007.
PAZ E BEM!
Comentar
MENSAGENS DE REFLEXÃO
QUANDO SENTIR VONTADE DE SORRIR, OLHE PARA UMA CRIANÇA E VEJA QUE SORRISO LINDO QUE ELA TEM.
QUANDO SENTIR VONTADE DE CHORAR, OLHE PARA UM DEFICIENTE E VEJA QUE SORRISO BELO QUE ELE TEM APESAR DE SUA DEFICIÊNCIA.
QUANDO SE SENTIR TRISTE, OLHE PARA TRÁS, E VEJA QUANTAS COISAS BOAS VOCÊ CONSTRUIU.
MUITAS VEZES, DEIXAMOS DE OLHAR PARA AS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA, QUE NOS DÃO PRAZER, PARA NOS APEGAR A COISAS FÚTEIS SEM NENHUM VALOR.
QUANDO SE SENTIR SÓ, PENSE EM DEUS, E VOCÊ NÃO ESTARÁ MAIS SÓ.
QUANDO ALGUÉM TE MAGOAR, NÃO RETRIBUA, APENAS DESEJA QUE ELE SEJA FELIZ.
QUANDO UM MAU PENSAMENTO SURGIR, ORE, E VOCÊ TERÁ A BÊNÇÃO DO CÉUS.
COLHE TODOS OS SENTIMENTOS BONS QUE VOCÊ TEM E COLOQUEM EM UM SÓ VERSÍCULO E LEIA COM ATENÇÃO, E VOCÊ VAI SENTIR A FORÇA DAS PALAVRAS BEM DITAS.
QUANDO VOCÊ PENSAR EM NÃO MAIS EXISTIR, LEMBRE SE, VOCÊ NÃO TEM ESSE PODER.
QUANDO VOCÊ PENSAR QUE TUDO SE ACABOU, É PORQUE VOCÊ NÃO OLHOU A LUZ QUE VEIO LÁ DE CIMA, PARA TE COBRIR.
A EXISTÊNCIA FAZ PARTE DA VIDA.
SE HÁ VIDA, ENTÃO EXISTIMOS.
SE EXISTIMOS, É PORQUE HÁ VIDA!
O SENTIDO DAS NOSSAS VIDAS
O AMOR DÁ SENTIDO ÀS NOSSAS VIDAS, TAL COMO A AMIZADE, OU A ARTE, OU A CRENÇA EM DEUS. SÃO - PODEM SER - FACTORES DE FELICIDADE, DE PAZ INTERIOR, DE HARMONIA, QUE DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS EXISTÊNCIAS.
MAS HÁ O OUTRO LADO...
HÁ A CRUELDADE DO MUNDO, A DOR, O MAL, PARA JÁ NÃO FALAR DA MORTE. ELES SÃO TIGRES ESCONDIDOS, EMBOSCADOS E PRONTOS A ATACAR OS INCAUTOS, PARA USAR UMA IMAGEM PRESENTE NAS ESCRITURAS BUDISTAS. ELES PODEM SER FACTORES DE INFELICIDADE, GERADORES DE FALTA DE SENTIDO DA NOSSA VIDA.
E SÃO ENTRE ESTES DOIS PÊNDULOS QUE SE DESENROLAM AS NOSSAS VIDAS. E QUANDO PENSAMOS EM TUDO ISTO, OS NOSSOS ESTADOS DE ALMA, ORIGINAM DIVERSAS E DESENCONTRADAS REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DA VIDA.
É SOBRE ESSAS REFLEXÕES E PENSAMENTOS, SOBRE O QUE HOMEM PENSA E TEM DITO DAS SUAS VIDAS – E O QUE A FILOSOFIA TEM AVANÇADO – QUE ESTE SITE SE DEBRUÇA.
INSIGNIFICANTES MORTAIS QUE COMO AS FOLHAS DESABROCHAM E AQUECEM DE VIDA, E SE ALIMENTAM DOS QUE O CHÃO LHES DÁ, PARA LOGO MURCHAREM A DE SEGUIDA MORREREM.
QUANDO CONSIDERO A CURTA DURAÇÃO DA MINHA VIDA, ENGOLIDA NA ETERNIDADE DO ANTES E DO DEPOIS, E O PEQUENO ESPAÇO QUE EU PREENCHO, E POSSO VER, ULTRAPASSADO PELA INFINITA IMENSIDÃO DE ESPAÇOS QUE IGNORO E QUE NÃO ME CONHECEM, FICO ASSUSTADO, E ESPANTADO POR ESTAR AQUI EM VEZ DE LÁ; PORQUE NÃO HÁ RAZÃO PARA AQUI EM VEZ DE LÁ, OU AGORA E O FUTURO ESPERA-NOS COM OS SEUS MALES, MAS ENQUANTO HOUVER A LUA E A MÚSICA, E AMOR E ROMANCE, ESCUTE A MÚSICA E DANCE.M VEZ DE ENTÃO. QUEM ME PÔS AQUI? POR ORDEM DE QUEM E EM QUE DIRECÇÃO ESTE LUGAR E TEMPO ME FORAM ATRIBUÍDOS?
Clique no título para acessar o vídeo no Youtube
Pede e receberás - Antonio César R. Léllis
10/12 - 16:00 as 17:00h
Virgens loucas a prudentes - Paulo Pina
10/12 - 19:30 as 21:00h
10/12 - 20:00 as 21:00h
Há espíritos? - Elo Invisível 26 - Eliomar Borgo e Marcos Bentes
11/12 - 20:30 as 21:30h
Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?
Wellington Balbo – Salvador BA
Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…
Por que estudar O livro dos médiuns?
Simoni Privato Goidanich
Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…
Kardec sofre...
Wellington Balbo – Salvador BA
Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…
Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.
Marcelo Henrique – Florianópolis SC
Wellington Balbo – Salvador BA
O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…
Ao orar por alguém eu atraio seus obsessores?
Há, para uma boa parcela de gente, até para aqueles que conhecem um pouco mais os Espíritos e a sua natureza, uma espécie de medo do que eles – os Espíritos – podem fazer…
© 2019 Criado por Amigo Espírita.
Ativado por
Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!
Entrar em RAE