À primeira vista parece impossível, inviável. Uma parada para pensar, todavia, situa-o em possibilidade real, ainda que relativa. O apelo é forte, marcante, renovador. Ecoa no tempo, ecoa em nossas consciências.

Ele falou com convicção, causou espanto e a expressão valiosa ainda nos desafia, face ao estágio que ainda nos situamos. Todavia, temos que refletir na sua viabilidade.

O “Sede Perfeitos”, quando analisado à primeira vista soa impossível. Como ser perfeito com tantas dificuldades que trazemos? E Ele ainda acrescentou: “como perfeito é vosso Pai Celestial”. Isso então inviabiliza totalmente o convite, pois que não há como alcançar a perfeição absoluta de Deus.

Mas Ele convidou diretamente ao nosso coração. E, claro, como aprendemos e fruto de madura reflexão, é na relatividade do estágio que nos situamos que essa perfeição pode ser alcançada.

Essa relativa perfeição convoca à uma nova postura, justamente aquela que ainda teimamos em aderir com o coração. É a correspondência do “sal da Terra”, da “luz do mundo”, do “Sois Deuses”, do esforço continuado pela bondade, pela honestidade, pela ética, pela renúncia ao egoísmo e orgulho, enfim, pela conduta moral de humildade com o espírito de servir.

E olha o detalhe impressionante: acrescentada do “Amai os vossos inimigos”, pois como bem acrescentou: “se amarmos apenas o que nos amam, qual o mérito?”. E esse “amor aos inimigos” igualmente solicitando ampla reflexão. Não seremos capazes de sentir a mesma sensação de alegria, prazer e felicidade na presença de pessoas que nos maltratam, nos desprezam, nos humilham, nos agridem. Mas o convite é para não guardar mágoa ou ressentimento, para não querer vingança.

Esse o sentido relativo da perfeição, que requer inclusive o sentimento de benevolência, indulgência e perdão para com nossos adversários. Afinal, podemos nós mesmos sermos a causa da adversidade que nos chega. E, considerando o futuro, ser guardarmos o sentimento de vingança, criaremos laços vigorosos de mais adversidade que se transforma em ódio e obsessão. Então, há que pensar!

Como a perfeição, ainda que relativa – como é nosso caso no estágio que estamos –, expressa no convite, leva necessariamente ao amor em todas as circunstâncias inclusive com o surgimento da abnegação (desprendimento, dedicação, altruísmo) e do devotamento (dedicação), não é difícil concluir que inclusive com os adversários essa perfeição relativa é capaz de superar-se para a plena compreensão e a vivência do amor.

O convite é mesmo vigoroso! Reflitamos sobre sua abrangência.

Exibições: 92

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

ASSISTA AO VIVO


Clique no título para acessar o vídeo no Youtube

Ofensas e Ofensores - Evangelho na Rede com Carla Fabres

26/02 - 8:00 as 9:00h

Vontade Divina - (154) Cartas de Paulo (Carlos Alberto Braga)

26/02 - 19:30 as 20:45h

Palestra Ressurreição ou Reencarnação?

26/02 - 20:00 as 21:00h

Artigos Espíritas

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
1 hora atrás
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos de Carlos Pretti - SCEE
2 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Reflexão Biomédica na Quarta-Feira de Cinzas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Carnaval e Verdades. Que encarnados lucram com o carnaval? O que fazem os desencarnados nesta hora? Os Anjos da guarda ficam de plantão? https://www.facebook.com/jacksonfreitas.dossantos.9/videos/1587873111366672/ O Anjo da Guarda sempre…"
4 horas atrás
Ícone do perfilMarco Antonio Sarmeiro Maia, renata kelen cardoso camara, Filipe e mais 5 pessoas entraram em RAE
6 horas atrás
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Encontros e Desencontros – Richard Simonetti

ENCONTROS E DESENCONTROSRichard Simonettirichardsimonetti@uol.com.brSimone chegou com alguns minutos de antecedência. Sentada em rústico banco, à sombra de frondosa árvore, recordou que ali tecera com Armando idílico sonho. O marido representara o seu encontro com a felicidade. A seu lado vivera quinze anos de ternura, enriquecidos por quatro filhos…Ver mais...
7 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, com Fabiano Santos em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

1 março 2020 de 18 a 19
“Reforma Íntima, o desafio contemporâneo para a evolução espiritual”, este será o tema da palestra do pesquisador e orador Fabiano Santos (de Vitória-ES). Será no próximo domingo 01 de março de 2020, de 09 as 10 da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Fabiano Santos está como o atual presidente da FEEES – Federação Espírita do Estado do Espírito Santo.…Ver mais...
7 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog AMAS O BASTANTE/ de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Evangeliza teu filho. Demonstre que o Ama Bastante. Nossos pais fizeram o que puderam, diante de nossas tendências. Se o leitor oferecer à sociedade “Homem de Bem” estará com um resultado de “bom tamanho”.…"
ontem
Carlos da Silva Santos curtiram o perfil de Anete Guimarães
ontem
ehdson albuquerque e Raquel Aguillar agora são amigos
segunda-feira
Carlus Martel comentou a postagem no blog Carnaval - não há outra disposição que não seja o da abstinência espontânea do folguedo (Jorge Hessen) de os pae
segunda-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Os “bons” são tímidos (LE q. 932) até na Universidade de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Intolerância Religiosa em fevereiro de 2020, no Rio de Janeiro. Nenhuma nota de repúdio! “Cinquenta Anos Depois” é um romance. Emmanuel conta-nos uma história ligada ao Cristianismo do século II. Nele, o…"
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog Reflexão Biomédica na Quarta-Feira de Cinzas de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Carnaval. Atualidades psiquiátricas. Para as pessoas normais o carnaval é uma festa propícia à afetividade, pois permite e provoca uma saudável liberação de alegria e do bem estar.  Entretanto,…"
domingo
Ícone do perfilFábio Lavor Bezerra, Mauro Molina, Cecilia Carvalho e mais 2 pessoas entraram em RAE
domingo
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA
domingo
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog AMAS O BASTANTE/ de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"“O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos;…"
domingo
Ícone do perfilEva Aparecida Dias, Simone, Mariza e mais 9 pessoas entraram em RAE
sexta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço