REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Companheiros, confrades, irmãos no ideal espírita, acredito que estamos no limiar de uma nova era: a era do espírito.

Da publicação do livro dos espíritos aos dias de hoje muitas mudanças houveram. Podemos considerar que a obra de Chico Xavier, principalmente os livros de André Luiz, nos trouxeram uma visão ampliada do conceito de erraticidade revelado no pentateuco kardequiano. 

Com Kardec tivemos a certeza da imortalidade e da reencarnação e uma parco entendimento do mundo espiritual. Mas para a época isso é o que bastava e já era muito. Embora Andrew Jackson Davis levantou uma ponto do véu e nos aguçou a busca do conhecimento extra-físico, isso não chegou a abalar o movimento espírita no sentido do entendimento da vida pós morte.

Com Chico Xavier, no entanto, a doutrina tomou outros rumos, no sentido evolutivo da própria doutrina. Novos termos e novidades além túmulo vieram povoar de surpresas e esperanças a mente do homem encarnado no plano mais denso. Volitação, passes magnéticos, mediunidade no plano espiritual entre espíritos, esferas e dimensões vibratórias, ovóides, licantropia, zoantropia, pétalas de luz recaindo sobre o orador, colônias espirituais, aerobus e muito mais. Quanta novidade. Que novo mundo se abria a nos mostrar a infinitude da criação em seus vários aspectos e dimensões.

Após o desencarne de Chico Xavier, e mesmo antes, essas notícias meio que desapareceram ou até mesmo perderam a graça. Há anos aguardamos comunicações do plano do espírito que nos renove a esperança, principalmente nesta fase de transição onde os valores da moral, do belo, da arte vão se degradando cada vez mais e mais...

Mesmo assim sentimos que falta algo. Temos sede de conhecimento. Milhões de porquês nos castigam a alma dia e noite e buscamos as respostas ansiosamente em Kardec, Chico, Divaldo, Haroldo e outros tantos luminares da nossa doutrina. Procuramos assistir vídeos no YouTube, fóruns, redes sociais, livrarias e não conseguimos encontrar respostas que nos alimentem a fome do saber de maneira satisfatória.

Vejam por exemplo a questão proposta neste tópico: Do átomo ao arcanjo, que consta da questão 540 de "O livro dos Espíritos". Como entender isto sem aquela já conhecida atitude de falar, falar e falar e na verdade não responder à questão na sua profundidade. Sim. Na internet se buscarmos uma resposta para isso encontraremos muitas mas nenhuma com a real profundidade que mitiga a sede mental de esclarecimentos.

Faltava algo superior que pudesse sintetizar o conhecimento e completar as lacunas existentes na doutrina. Onde a resposta?!! Onde a saída? Qual caminho a seguir? Existe um caminho?

Eis que  já existia há muitos anos e muitos de nós não sabíamos e não sabemos. Eis que surge uma obra monumental que ao meu ver, é a evolução doutrinária que precisávamos para entender esses vários porquês. Eis que surge e agora é redescoberta a obra monumental de um apóstolo do Cristo: Pietro Ubaldi.

Sim. Com Ubaldi vamos encontrar o elo que faltava. Vamos encontrar o poço de água cristalina que vai saciar a nossa sede de maneira perene. Vamos encontrar o alimento que alma necessitava para manter acesa a chama da fé, que por muitas vezes oscilou e quase apagou.

Com Ubaldi vamos entender por que o arcanjo está encarcerado no átomo. Por que os animais sofrem. Por que precisamos evoluir. Por que a lei de destruição é necessária. A origem do bem e do mal, da dor, da tristeza, do caos e também o caminho para deles fugirmos.

Com Ubaldi vamos entender por que somos deuses. Por que Jesus veio nos salvar. Vamos, enfim, entendermos perfeitamente a parábola do filho pródigo. 

Mas atenção. As respostas não estão ao alcance de qualquer um que deseje encontrá-las prontas. Será necessário estudar com persistência e dedicação na afanosa busca do conhecimento interior. O prêmio será a consolação e o fortalecimento da fé, através do entendimento racional questões básicas do existir: De onde viemos? Para onde vamos? Por que viemos?

Paz e luz para todos

Exibições: 3889

Responder esta

Respostas a este tópico

Concordo contigo amigo. Vou procurar ler mais as obras recomendadas. Quanto a questão 540, observo que a 5 anos

atras, quase não se comentava o conteúdo. Hoje é mais estudado e comentado nas palestras.

Acredito que a espiritualidade esteja aguardando nós deglutirmos o que já temos antes de nos enviar mais alimento.

Um abraço e muita paz!!!


Obrigado, Roberto,por manifestar interesse na questão. Mais especificamente, as obras de Ubaldi, "Deus e Universo", "O Sistema" e "A grande síntese" vão conter essas respostas. Essas obras não são fáceis de ler e o amigo , "Gilson Freire" facilita e muito o entendimento destas obras com outras obras de leitura mais fácil que poderiam ser adotadas como uma introdução às obras de Ubaldi. Por exemplo, nesta ordem, as obras do Gilson Freire ajudariam muito: 

     1 - Ícaro Redmido

     

     2 - Tabernáculo Eterno

     3 - Senda Redentora.

  Bons estudos.

Bom dia  amigo Tulio  li seu artigo e despertei para  esse  assunto  voltei a ler  a questão 540 do LE citada  no  artigo e  resolvi descobrir mais  sobre o tema  do Átomo ao Arcanjo... fui para o google e  descobrir  uma pagina ou Blog... de Pietro  Ubaldi e li  a  Sinopse do  livro A Grande  Síntese  achei muito interessante e  intrigante. Descobrir  que já  existe CENTRO de Estudos UBALDIANOS  em  BH.Gostaria  de um esclarecimento  melhor  esse assunto... se possivel. Abraços Fraterno 

Boa tarde Ivone,

    

      É realmente um assunto muito interessante e que nos remeterá às causas primeiras da nosso existir, ou seja, as causas mais profundas das perguntas que continuam teimando em nosso íntimo: quem somos? de onde viemos? por que viemos?

      Não se trata apenas de vidas passadas, da lei de causa e efeito simplesmente, mas sim de: por que é assim?!. Os livros do Gilson Freire que eu citei anteriormente são ótimos pra quem está ingressando neste assunto pela primeira vez, principalmente o livro "Tabernáculo Eterno". Eles facilitam o entendimento da obra de Ubaldi e nos trazem grande conforto e esclarecimento sobre a vida e nós mesmo. Dá uma lida neles, e se você tiver dúvida, terei prazer em ajuda-la na medida dos meus conhecimentos. Se quiser falar no email este é o endereço: marco@escal.com.br

    Muita paz.

Boatarde Marco

muita paz!

 

Obrigada pela  atenção, mas  gostaria de saber qual dessas obra de  deverei começar  a ler para um  entendimento  melhor.

Abraços.

 Boa tarde Ivone,

     Penso que seria muito interessante começar pelo Ícaro Redimido.

OLHA  MARCO ENCONTREI ESSE TRECHO  EXTRAIDO DO PREFACIO DO LIVRO DE GILSON FREIRE DO  ESPIRITO UBALDI "TABERNACULO ETERNO "FALANDO DA  QUEDA DA DOUTRINA ESPIRITA E  COPIEI ESSE PEDACINHO QUE ME DEIXOU MUITO INTRIGADA...Então é hora de darmos um passo mais, absorvendo as novas preleções que o próprio plano espiritual envia-nos, desde que atendam à nossa necessidade de lógica e se mostrem coerentes com as nossas verdades fundamentais. Eis por que julgamos que a revelação de Pietro Ubaldi sobre nossa Queda espiritual fazem-se indispensáveis ao nosso amadurecimento espiritual. E sabemos que esse emérito enviado do Cristo cuidou de ofertar o seu trabalho não só à nação brasileira, mas, sobretudo, ao Espiritismo, onde se acomodam as mentes mais maduras e prontas para compreendê-lo e albergá-lo, em proveito de nossa mais rápida aproximação das esferas crísticas. aMIGO  EU  ACHO  MUITA PREPOTENCIA UMA PESSOA SE DIZER  EMERITO ENVIADO DO CRISTO"  OU  ALGUEM O DENOMINAR  ASSIM...OLHA EU  NÃO VOU NEM INICIAR... ESSA  BUSCA  TERMINA POR  AQUI... PREFIRO CONTINUAR NA OBSCURIDADE DO QUE  ACREDITAR EM  QUALQUER REVELAÇÃO.... SEM FUNDAMENTO.. ABRAÇOS.



Marco Túlio Ferreira Silva disse:

 Boa tarde Ivone,

     Penso que seria muito interessante começar pelo Ícaro Redimido.

Tudo bem Ivone. Fique à vontade. Só para esclarecer o espírito que dita o livro "Tabernáculo Eterno" não é Ubaldi. Aliás, Ubaldi nunca se comunicou depois de seu desencarne. Toda a sua obra foi escrita enquanto estava vivo. Gilson Freire o chama de emérito enviado do Cristo com razão, pois a missão de Ubaldi na Terra foi definida por Cristo. Aliás, no livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" há uma menção sobre um missionário da Úmbria que nos traria grandes revelações. E vejam só! Ubaldi é da Umbria, embora tenha desencarnado no Brasil.

Mas acima de qualquer adjetivo que se tenha antipatia ou que se queira atribuir, analisar o evangelho do Cristo sem Ubaldi, torna a tarefa confusa e incompleta. Se você vai desistir somente por causa disto, então você deverá, se quiser entender o evangelho do Cristo, procurar outros recursos, pois o Evangelho Segundo o Espiritismo não disse tudo. Se ateve apenas à parte moral, o que é maravilhoso. Mas as mensagens do Cristo são muito mais profundas do que apenas a parte moral. Se você conseguir entender o evangelho dispensando Ubaldi, então, não deixe de compartilhar comigo suas conclusões. Por favor.


Olha  eu sou muito de questionar e pesquisar vou lá no livro Brasil  Coração do Mundo Patria do Evangelho le  sobre o que falastes ok depois nos falamos abraços.
Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Tudo bem Ivone. Fique à vontade. Só para esclarecer o espírito que dita o livro "Tabernáculo Eterno" não é Ubaldi. Aliás, Ubaldi nunca se comunicou depois de seu desencarne. Toda a sua obra foi escrita enquanto estava vivo. Gilson Freire o chama de emérito enviado do Cristo com razão, pois a missão de Ubaldi na Terra foi definida por Cristo. Aliás, no livro "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" há uma menção sobre um missionário da Úmbria que nos traria grandes revelações. E vejam só! Ubaldi é da Umbria, embora tenha desencarnado no Brasil.

Mas acima de qualquer adjetivo que se tenha antipatia ou que se queira atribuir, analisar o evangelho do Cristo sem Ubaldi, torna a tarefa confusa e incompleta. Se você vai desistir somente por causa disto, então você deverá, se quiser entender o evangelho do Cristo, procurar outros recursos, pois o Evangelho Segundo o Espiritismo não disse tudo. Se ateve apenas à parte moral, o que é maravilhoso. Mas as mensagens do Cristo são muito mais profundas do que apenas a parte moral. Se você conseguir entender o evangelho dispensando Ubaldi, então, não deixe de compartilhar comigo suas conclusões. Por favor.

Você vai encontrar no capítulo 29 - Espiritismo no Brasil. Mas encontrar esta informação não será suficiente para entender. Será necessário pesquisar a vida de Ubaldi e entender porque ele veio para o Brasil. Tem um vídeo no youtube que você poderá conhecer a vida de Ubaldi facilmente no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Pt2ZYonzlPg

O século XIX, que surgira com as últimas agitações provocadas no mundo 
pela  Revolução  Francesa,  estava  destinado  a  presenciar  extraordinários 
acontecimentos. 
         No seu transcurso, cumprir­se­ia a promessa de Jesus, que, segundo os 
ensinamentos do seu Evangelho, derramaria as claridades divinas do seu coração 
sobre toda a carne, para que o Consolador reorganizasse as energias das criaturas, a 
caminho das profundas transições do século XX. 
         Mal não haviam terminado as atividades bélicas da triste missão de 
Bonaparte e já o espaço se movimentava, no sentido de renovar os surtos de 
progresso  das  coletividades.  Assembléias  espirituais,  reunindo  os  gênios 
inspiradores de todas as pátrias do orbe, eram levadas a efeito, nas luzes do infinito, 
para  a  designação  de  missionários  das  novas  revelações.  Em  uma  de  tais 
assembléias, presidida pelo coração misericordioso e augusto do Cordeiro, fora 
destacado um dos grandes discípulos do Senhor, para vir à Terra com a tarefa de 
organizar e compilar ensinamentos que seriam revelados, oferecendo um método de 
observação a todos os estudiosos do tempo. Foi assim que Allan Kardec, a 3 de 
outubro de 1804, via a luz da atmosfera terrestre, na cidade de Lião. Segundo os 
planos de trabalho do mundo invisível, o grande missionário, no seu maravilhoso 
esforço de síntese, contaria com a cooperação de uma plêiade de auxiliares da sua 
obra, designados particularmente para coadjuvá­lo, nas individualidades de João­ 
Batista Roustaing, que organizaria o trabalho da fé; de Léon Denis, que efetuaria o 
desdobramento filosófico; de Gabriel Delanne, que apresentaria a estrada científica e 
de  Camille  Flammarion,  que  abriria  a  cortina  dos  mundos,  desenhando  as 
maravilhas das paisagens celestes, cooperando assim na codificação kardequiana no 
Velho Mundo e dilatando­a com os necessários complementos. 
         Ia resplandecer a suave luz do Espiritismo, depois de certificado o Senhor 
da defecção espiritual das igrejas mercenárias, que falavam no globo em seu nome. 
         Todas as falanges do Infinito se preparam para a jornada gloriosa. 
         As abnegadas coortes de Ismael trazem as suas inspirações para as grandes 
cidades do país do Cruzeiro, conseguindo interessar indiretamente grande número de 
estudiosos.   BEM  ESSE  CAPITULO  QUE FALA  DO BEZERRA  DE MENEZES  CITA O CONSLOLADOR PRTOMETIDO " conforme os ensinamento "ALAN KARDEC"Além 
disso, temos de considerar que a Igreja Católica se desviou da sua obra de salvação, 
por um determinismo histórico que a compeliu a colaborar com a política do mundo, 
em cujas teias perigosas a sua instituição ficou encarcerada e que, examinada a 
situação, não é possível desmontar­se a sua máquina de um dia para outro. Sabemos, 
porém, que a sua fase de renovação não está muito distante. Nas suas catedrais 
confortáveis e solitárias enos seus conventos sombrios, novos inspirados da Umbría 
virão fundar os refúgios amenos da piedade cristã.  E apenas  e citado  esse epsodio que fala  dos novos inspirados da UMBRIA...  então é para  se pensar  mesmo que fundamentos  se foram baseados para citar  o PIETTRO UBALBI, como emerito do CRISTO.  Abraços

Marco Túlio Ferreira Silva disse:

Você vai encontrar no capítulo 29 - Espiritismo no Brasil. Mas encontrar esta informação não será suficiente para entender. Será necessário pesquisar a vida de Ubaldi e entender porque ele veio para o Brasil. Tem um vídeo no youtube que você poderá conhecer a vida de Ubaldi facilmente no seguinte endereço: https://www.youtube.com/watch?v=Pt2ZYonzlPg

Antes de pensar que Ubaldi é um enviado do Cristo, de fato, necessário se faz conhecer-lhe a obra estudando-a e só então emitir um parecer. 

É bom ressaltar, que Ubaldi nunca se intitulou tal missionário, apenas declarava que o Brasil tinha um papel importante na nova civilização do terceiro milênio. A conexão entre os dois lados surgiu depois, mas quando a obra de Chico Xavier foi escrita, um não conhecia o outro.

Bons estudos.

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfilAdriana e Vanessa Batista de Souza entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
1 hora atrás
luis conforti junior respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
2 horas atrás
Marco Antonio Vasconcelos Weber e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/fge3QrRX4W
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ori Pombal Franco compartilhou o evento de Carlos Pretti - SCEE em Google +1
16 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiram o evento “Cartas Consoladoras de Fátima”, com Fernando Ben ao vivo na RAE de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Ori Pombal Franco compartilhou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE em Google +1
16 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
16 horas atrás
Ana Lucia de Abreu Torres curtiram o perfil de Nadia Rosangela
17 horas atrás
Ori Pombal Franco compartilhou o post do blog de Antonio Carlos Navarro em Google +1
18 horas atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Em busca da Salvação de Antonio Carlos Navarro
18 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
18 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Vem ouvir o meu novo áudio: Estudo (41) Cartas de Paulo - Como se libertar https://t.co/Ou3OQtbVjI on #SoundCloud
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/0I47VFpbmj] Triunfo Pessoal - 8.1- Perturbações Somatoformes e
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Helena Padilha de Meneses curtiu o vídeo de Feeak Minas
19 horas atrás
Helena Padilha de Meneses curtiu o vídeo de Feeak Minas
19 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/DuaO3bvXcC
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Celina Sobral postou um vídeo

Dualidade - A vida agitada nas grandes cidades - José Augusto Pinheiro

A apresentadora Celina Sobral recebe o jornalista José Augusto Pinheiro para falar dos benefícios para nosso corpo físico e espiritual de nos manter-nos calm...
19 horas atrás
The Spiritist Psychological Soci postou um vídeo
19 horas atrás
ROBERTO JOSÉ DAMASCENO postou um vídeo

VÁLMIA FERRARI - " CARIDADE MATERIAL E CARIDADE MORAL " - 18/06//2017 - Irmão Tomé - Vitória/ES

Palestra de VÁLMIA FERRARI, em 18/06/2017, na Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé. em Vitória/ES.
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço