REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Eu não acredito em Deus, você acredita?

 

Mas para aí Décio, já até assisti algumas preleções suas aqui na Rede Amigo Espírita, falando sobre Deus, Jesus e muitas vezes no final de suas falas costuma dizer, entre outras coisas: Que O criador, a boa espiritualidade nos direcione sempre ao propósito do bem servir, estou a matutar...

 

Sim, eu afirmo de forma peremptória que não acredito em Deus segundo os homens O idealizaram, mas em um Deus que fizeram os homens. Acreditar significa crer, ter ciência de, convencer; contudo quem crê, pode um dia desacreditar. Então, tenho certeza, plena convicção de Sua existência; não como um dogma ou um mistério que não podemos questionar ou dialogar sobre, mas uma verdade lógica pela evidência das coisas. Diria que um percentual muito grande das pessoas acredita na existência de Deus. Pode ser até difícil apresentar tese sobre Sua inexistência; usando evidências científicas, filosóficas e culturais podemos até atingir “um voo curto de galinha”. Todavia, seja qual for sua tese defendida é de bom alvitre sempre respeitar e ouvir a pessoa com quem você dialoga, é uma questão de boa educação.

 

Ora, como há muitas doenças, seres humanos de vários tipos, posicionamentos sociais, dores e sofrimentos dos mais variáveis, com Deus sendo justo e bom, não poderia ter isso evitado? Pois os mesmos sendo seus filhos, deveria criá-los todos iguais em termos de belezas, riquezas, felicidades, etc., e não uns sofrendo ou mesmo serem tão diferentemente quanto os outros. Há uma injustiça nesse caso. Essa é uma entre tantas argumentações dentro da ciência mecanicista que poderia ser usada. Outra, em uma guerra, um tsunami, ou hecatombe qualquer, por que morre tantas crianças, idosos e/ou pessoa boas que, aparentemente nunca foram voltadas ao mal? A doutrina reencarnacionista espírita, que propugna a evolução constante e que nada ocorre por acaso, explica de forma objetiva, direta e cristalina o questionamento filosófico sobre de onde viemos, o que estamos aqui fazendo e em função do que aqui fizermos, para onde vamos. E mais, a razão da dor, do sofrimento, do por que da tudo certo para uns e a outros sempre em provações e expiações enormes?

 

Faço aqui minhas, as palavras de Einstein que, quando perguntado sobre se acreditava em Deus o mesmo disse que acreditava segundo o Deus de Spinoza: um Deus que se revela em si Mesmo na harmonia de tudo que existe e não em Deus que se interessa pelas ações e sorte dos homens. Ademais, devo admitir que sorte é o aproveitar de uma oportunidade, é você estar preparado naquele momento. Não ficar nesses templos lúgubres, rezando, orando sempre e só pedindo e nada doando. Vá em frente, desfrute a vida, Deus o criou para ser feliz. Deus está, além de  nós, na beleza da vida, no som da cachoeira, no voar de um colibri, na harmonia das coisas. Esse Mesmo Deus não precisa perdoar, castigar ou punir. Por Ele ser perfeito em todas as coisas, não sente raiva, mágoa, paixão, malefícios de nós, os humanos. Então, por tudo isso eu não acredito nesse Deus antropomórfico que as pessoas conceberam: um Deus julgador, mosaico, olho por olho, dente por dente, um Deus segundo o meu julgamento. E como Deus sendo causa primária e inteligência suprema criadoras de todas as outras coisas, não posso ou devo julgá-lo ou concebê-lo segundo os meus parâmetros. Bjs em vossos corações e que Deus esteja conosco agora, hoje e sempre!

Décio Naves 

Exibições: 1189

Responder esta

Respostas a este tópico

Acabamos de ver uma Palestra com Divaldo Franco ,falando sobre QUASE isso , Acho que a única pessoa que sabia quem realmente é Deus ,foi Jesus , o único que sabía Amar como Deus nos ama.
Sofrer é evoluir ,sobre qualquer aspecto .
Eu sou Deus , somos Deus , mas , longe de realmente saber quem é Deus
Enquanto isso , só importa o que fazemos aos nossos irmãos e se acionamos segundo as leis do nosso Pai
Paz e Luz !

Olá, Katia, o que é que significa esse "sofrer é evoluir"? Temos de sofrer para evoluir?!! Quem não sofre não evolui? Será esse, minha jovem, o processo evolutivo criado por Deus, que é infinito amor, infinita justiça e infinita sabedoria, para as criaturas que ele mesmo criou ignorantes, um processo cujo método mais usado e mais eficiente é fazer sofrer desesperadamente, insuportavelmente?!!! 


Sendo humanos en erros constantes sim, creo que sim

Nada tem que ver com Deus , ele nos deu livre arbítrio 

A Terra é uma escola , se eu estou aqui é pq ñ aprendí e infelizmente aprendo dos meus erros , como todos

Ñ sou Jesus e só teve um

Nunca sofri desesperadamente pq Deus está sempre comigo e nunca me abandona , mas , sim ,me afasto dele e é qdo caio ou me desvío do caminho, com consequèncias ,o sofrer 

Ñ faço polêmica

Enquanto Deus ,Jesus sejam os únicos exemplos que dou fé , nada me fará mudar .

Ñ acredito no extremo, para mim é fanatismo ,polèmca e obsesión .

Katia e Luis,

Sofrer é evoluir, não que necessitamos de sofrer para evoluir. O sofrer, em muitas situações é uma livre escolha, até para resgatar alguma coisa que planejamos, mas é bom ressaltar que não precisamos sofrer para evoluir. Bjs Luis e Káita e demais pessoas que nos lerem!

Décio

Décio exatamente isso, já algum tempo eu falo isso a todos que me rodeiam, eu parei de acreditar em Deus para realmente senti-lo, pois a paz dentro de mim me remete a algo bem mais concreto que crer.



PAULO ROBERTO GOMES disse:

Décio exatamente isso, já algum tempo eu falo isso a todos que me rodeiam, eu parei de acreditar em Deus para realmente senti-lo, pois a paz dentro de mim me remete a algo bem mais concreto que crer.

Décio: Corretíssimo Paulo, e fazia muito tempo que não lia essa afirmação. Realmente, quando sentimos, temos a certeza de sua existência, ao passo que acreditar pode, amanhã ou depois, não pensarmos da mesma forma. Essa paz que do Mesmo dimana, nos remete, como você mesmo diz: "a algo bem mais concreto". Pena que infelizmente, há muitas pessoas que dessa conclusão, conosco não compartilham. Todavia, quase todas, senão a maiorias das pessoas que afirma não acreditar nesse criador, quando da hora de um perigo, é ao Mesmo que recorre. Parece hilário, até!

Bjs/abraços em vosso coração, bem como às pessoas que nos lerem.

Décio

Ñ entendo algo , como se pode deixar de acreditar em Deus? Eu nunca ,em nenhum momento da minha vida deixei de acreditar ,nem deixei de senti-lo .

Eu sou parte do Criador , está em mim .

Já passei por coisas que uma mulher de 80 anos nunca passou e nem passou por sua cabeça passar.

Entre estas , "minha filhinha"desencarna por causa de um câncer ,e jamais quebrou minha fé .

Eu ñ sou Katia , eu estou Katia e isso é Graças ao meu bom Pai

Todos nós sofremos , ñ acredito que alguem ñ sofra , ñ tem nada que ver com evolução ou tem tudo que ver, depende de como um ve as coisas.

 Um espirita nunca comenta " Pena que infelizmente, há muitas pessoas que dessa conclusão, conosco não compartilham. "

Todos estamos em graus diferentes de entendimento , mas , um espirita nunca julga seus irmãos , ao contrário , ajuda , ensina , explica com amor .

COM EXEMPLOS

Kátia Mayra,

Estou gostando muito de suas participações e tenho certeza que, os que nos lerem, vão adicionar algum conhecimento a mais no que já tem acumulado o seu Espírito.

Katia Mayra Pereira de Souza: Ñ entendo algo , como se pode deixar de acreditar em Deus? Eu nunca ,em nenhum momento da minha vida deixei de acreditar ,nem deixei de senti-lo .

Décio : Isso é muito bom Katia, contudo há muitas pessoas que dessa forma não pensam. Acreditam inclusive, que essa organização toda, isso que nós atribuímos a uma iniciativa e querer do criador, eles simplesmente afirmam que tudo ocorre por força das coisas. Ou seja, não acreditam nessa inteligência suprema criadora de todas as coisas.

As experiências que você passou e inclusive relatou acima, sem sofrimento até, pois sabedora que é da exiguidade de nosso tempo aqui nessa existência e quase tudo que acontece conosco é fruto de um planejamento antecipado, ou melhor são ocorrências de nossas escolhas afim de expiarmos/provarmos com o objetivo de promover nossa evolução. Sobretudo quando dessas expiações “sofrimentos” o passamos com resignação e muita paciência. Quando há uma compreensão quando de um revés (paciência e resignação) quase sempre não sofremos o que é visto como positivo pela divina providência.

Por último e disse com muita propriedade, devemos nos abster do julgamento do nosso semelhante. Pois aquilo que nos depara como errado hoje, agora, pode ser muito bem certo amanhã ou em algum tempo a “posteriori”. Sejamos também, pois, muito cautelosos nesse particular.

Abraços/beijos em vossos corações!

 

Décio

 

 

À amiga Katia Mayra:

Como a doutrina espirita aconselha, devemos raciocinar pra ter uma "fé raciocinda"; portanto não estamos fazendo polêmica, mas raciocinado; e nada melhor para raciocínar do que procurar responder às perguntas que nos fazem sobre a nossa fé

Katia disse: Sendo humanos em erros constantes sim, creio que sim. Nada tem que ver com Deus; ele nos deu livre arbítrio.

Luis: é exatamente esse o motivo de minha pergunta; se Deus nos deu o livre-arbítrio, qual é a causa de, como vc disse, cometermos erros constantes? Se Deus nos deu a liberdade de escolher entre o bem e o mal, qual é a causa de tantos escolherem o mal e não o bem?        

Luis (msg ant): Katia, o que é que significa esse "sofrer é evoluir"? Temos de sofrer para evoluir?!! Quem não sofre não evolui? Será esse, minha jovem, o processo evolutivo criado por Deus, que é infinito amor, infinita justiça e infinita sabedoria, para as criaturas que ele mesmo criou ignorantes, um processo cujo método mais usado e mais eficiente é fazer sofrer desesperadamente, insuportavelmente?!!!

Katia: A Terra é uma escola, se eu estou aqui é pq ñ aprendi e infelizmente aprendo dos meus erros, como todos...

Luis: sim, a Terra é uma escola, uma escola tanto do bem, qto do mal, certo? Mas se vc comete constantes erros devido a não ter ainda aprendido como fazer para não cometê-los, qual é causa de vc sofrer devido a ainda estar cometendo erros? É culpa sua cometer erros devido a não saber fazer para não cometê-los?

.

Como disse o sábio a quem foi dado o título de Cristo: "veja, quem tem olhos de ver; ouça quem tem ouvidos de ouvir!".

.

Por que não podemos passar estas palestras p o Facebook, muitas pessoas iriam ter a oprtuidade de conhecer a doutrina em um evento social, eu procurop compartilhar mas não vai, será que poderia melhorar nisso?



luis conforti junior disse:

Como disse o sábio a quem foi dado o título de Cristo: "veja, quem tem olhos de ver; ouça quem tem ouvidos de ouvir!".

.

Muitas frases

Nenhuma base

Eu sigo exemplos 

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ori Pombal Franco curtiram o evento “Como acionar o Poder da Fé”, com Cristiano Abreu Paiva de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
Mari curtiram o perfil de Diogo Correia Gonzaga
8 horas atrás
Nadia Rosangela deu um presente para rosinara rejane souza cardoso
9 horas atrás
Nadia Rosangela deu um presente para EliethTavares Castro
9 horas atrás
Nadia Rosangela e Alice Woodstock agora são amigos
9 horas atrás
Nadia Rosangela deu um presente para gilda aparecida augusto
9 horas atrás
Ícone do perfilGina Jacob, Heber da Silva Cruz e Patricia entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
10 horas atrás
Mari curtiu a postagem no blog As expressões “Kardecismo” e/ou “kardecista” não devem ser desestimadas (Jorge Hessen) de Carlus Martel
10 horas atrás
rosinara rejane souza cardoso e Edileuza R. Rodrigues agora são amigos
11 horas atrás
Renata Moraes entrou no grupo de Amigo Espírita
11 horas atrás
Claudia Regina Teles curtiram o perfil de Claudia Regina Teles
12 horas atrás
Codificador do Paracleto respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
13 horas atrás
Codificador do Paracleto respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
13 horas atrás
Codificador do Paracleto respondeu à discussão Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo? de Jandyra Helena
13 horas atrás
Aline Mafra Orsi e Ari dos Santos Azevedo agora são amigos
13 horas atrás
Codificador do Paracleto comentou a postagem no blog As expressões “Kardecismo” e/ou “kardecista” não devem ser desestimadas (Jorge Hessen) de Carlus Martel
15 horas atrás
Codificador do Paracleto curtiu a postagem no blog As expressões “Kardecismo” e/ou “kardecista” não devem ser desestimadas (Jorge Hessen) de Carlus Martel
15 horas atrás
Codificador do Paracleto compartilhou o post do blog de Carlus Martel em Facebook
15 horas atrás
os pae curtiu a postagem no blog As expressões “Kardecismo” e/ou “kardecista” não devem ser desestimadas (Jorge Hessen) de Carlus Martel
15 horas atrás
gilda aparecida augusto deu um presente para Mírian Braga de Oliveira
17 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço