Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

  • Uniformidade na divulgação da doutrina.

  • Menos palestrantes despreparados.

  • Menos divisões internas.

  • Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

  • Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

  • Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

  • Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.



Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

  • 3 anos de pós graduação

  • 3 anos de Mestrado

  • 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)



Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

  • Engenharia Genética e o espírito.

  • Pacientes em coma.

  • Doenças e Carma.

  • Transplante



Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.
 
(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

  • A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

  • A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

  • A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

  • A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

  • Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

  • Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

  • É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

  • Resolver algum problema pessoal.

  • Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

  • Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

  • O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 13762

Responder esta

Respostas a este tópico

Mário Fontes

Uma questão para o amigo Mario Fontes, idealista na construção da Faculdade de Filosofia Espírita, questão q, com certeza, os alunos um dia proporão: qual é o significado da palavra "instruindo", no lema "Divulgando, Instruindo, Unificando" ou na expressão "espíritas, instrui-vos!" se, até hoje, já passados 20 séculos da chegada dos ensinamentos do Mestre Jesus, e 1 século e meio da chegada da codificação, ainda a doutrina não conseguiu nos instruir sobre o porq, se somos todos criados perfeitamente iguais, uns são bons e outros são maus! Todas as respostas que a DE nos dá sobre essa pergunta, são questionáveis.

"Analogamente o eletromagnetismo a gravitação, para poder explicar alguma coisa, precisa em seus fundamentos a crença de que existe o campo eletromagnético ou gravitacional."

http://lesswrong.com/lw/99c/transcript_richard_feynman_on_why_quest...

Feyman também reconhece que não é possível explicar algo em termos familiares num certo momento você tem de parar de fazer perguntas e estabelecer um fundamento.

Amigo Mario Fontes

Vc falou da necessidade de estabelecer fundamentos, para que possamos entender, explicando, aquilo que estamos estudando. No entanto, a própria doutrina não estabelece os fundamentos necessários para q se compreenda temas básicos para entendê-la, como porq uns são bons, e outros, maus, nem para q se compreenda porq, lá no princípio, sendo todos perfeitamente iguais, seu livres-arbítrios foram tão gigantescamente desiguais, que uns escolheram o caminho do bem e outros, o caminho do mal.

Vc consegue nos explicar quais são os fundamentos para que essas duas questões sejam entendidas?

Observe que a doutrina aconselha que todos tenham uma "fé-raciocinada", mas como ter uma fé-raciocinada se ela mesma não nos oferece os elementos necessários para que possamos raciocinar sobre o que ela diz!

nalogamente o eletromagnetismo a gravitação, para poder explicar alguma coisa, precisa em seus fundamentos a crença de que existe o campo eletromagnético ou gravitacional."

http://lesswrong.com/lw/99c/transcript_richard_feynman_on_why_quest...

Feyman também reconhece que não é possível explicar algo em termos familiares num certo momento você tem de parar de fazer perguntas e estabelecer um fundamento.

Mario Fontes,

Mais uma perguntinha que poderá ser feita por alunos da idealizada Faculdade de Filosofia; "onde está o livre-arbítrio, se Jesus mesmo afirmou: "ninguém vem a mim, se o Pai que me enviou, não o mandar a mim!" ?

Outra pergunta: "sendo Deus Onisciente, como poderá existir livre-arbítrio?" Onisciência e livre-arbítrio são mutuamente excludentes.

Mario Fontes, 

Se sua msg acima foi resposta à minha msg/resposta datada de 20/12/17 às 10:41, sinto não poder tomar conhecimento dela, pois não faço mais traduções de qq idioma para o português.


MARIO FONTES disse:

  • Oi amigos, última semana -->  MEGA-CAMPANHA: Livro Espírita, Luz No Mundo: Todos os livros novos, lançamentos ou não com 15% de desconto em até 6x Sem Juros nos cartões OU mais 5% de desconto no boleto. Frete Grátis acima de 199,00 OU reduzido. IMPERDÍVEL, clique no link já: https://goo.gl/gfW4ED

Concordo em gênero e número.

Paulo Artur Gonçalves disse:

Curso universitário espirita aprovado pelo MEC?

Para que? Para que o diploma? Para poder dar palestras e dirigir centros espiritas?

Isso vai se tornar um curso de teologia espirita?

Quero citar um ensinamento de Albert Einstein:

“Deus e a Lei e o Legislador do Universo

A religião do futuro será cósmica e transcenderá a um deus pessoal.

Os dogmas e a teologia devem ser evitados.”

O espiritismo, no seu aspecto filosofia, é cósmica no sentido de andar de braços dados com a ciência. O estudo é necessário.

O espiritismo e religião cristã visto que nosso foco é a doutrina do Mestre Jesus.

O aspecto religião do espiritismo é muito mais importante que seu aspecto ciência.

É entendendo e praticando a doutrina do Mestre Jesus que poderemos fazer a nossa reforma intima e nos tornar uma pessoa melhor;

“A melhor religião para ti é aquela que faz de tí uma pessoa melhor”, disse Dalai Lama.

O que te torna uma pessoa melhor é a pratica do amor e caridade e isto nenhum curso, aprovado ou não pelo MEC, logrará este intento.

É desejável que os cursos de filosofia e outros estudem nossa doutrina agora curso universitário de espiritismo me parece heresia visto que não logrará o intento de tornar nenhuma pessoa melhor.

Euclides,

Isto já foi demonstrado como absurdo e falso, nas outras postagens,por favor reveja as postagens anteriores, antes de participar do debate.

SE A FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA  É INÚTIL ENTÃO TODAS AS OUTRAS FACULDADES TAMBÉM SÃO.

Escrevi um artigo anterior neste tópico: A Faculdade de Medicina não faz o bom e verdadeiro Médico e a Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita Cristão, mas ajuda, para quem souber aproveitar. Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações. (Allan Kardec, ESE., XVII, 4) A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina. A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro. A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito. A roupa, melhor, o hábito não faz o monge. Analogamente: A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita. Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões: Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram. Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem. É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto. Resolver algum problema pessoal. Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho. Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam). O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances. Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresários da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram. Afirmo que após 30 anos de formado, pouquíssimos dos meus colegas continuam trabalhando na área, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir. Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.…



Euclides disse:

Concordo em gênero e número.

Paulo Artur Gonçalves disse:

Curso universitário espirita aprovado pelo MEC?

Para que? Para que o diploma? Para poder dar palestras e dirigir centros espiritas?

Isso vai se tornar um curso de teologia espirita?

Quero citar um ensinamento de Albert Einstein:

“Deus e a Lei e o Legislador do Universo

A religião do futuro será cósmica e transcenderá a um deus pessoal.

Os dogmas e a teologia devem ser evitados.”

O espiritismo, no seu aspecto filosofia, é cósmica no sentido de andar de braços dados com a ciência. O estudo é necessário.

O espiritismo e religião cristã visto que nosso foco é a doutrina do Mestre Jesus.

O aspecto religião do espiritismo é muito mais importante que seu aspecto ciência.

É entendendo e praticando a doutrina do Mestre Jesus que poderemos fazer a nossa reforma intima e nos tornar uma pessoa melhor;

“A melhor religião para ti é aquela que faz de tí uma pessoa melhor”, disse Dalai Lama.

O que te torna uma pessoa melhor é a pratica do amor e caridade e isto nenhum curso, aprovado ou não pelo MEC, logrará este intento.

É desejável que os cursos de filosofia e outros estudem nossa doutrina agora curso universitário de espiritismo me parece heresia visto que não logrará o intento de tornar nenhuma pessoa melhor.

Interessante trabalho científico que pode ser estudado na FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA:

http://www.ucl.ac.uk/news/news-articles/0817/210817-hearing-voices

Curso interessante de nível universitário sobre reencarnações:
https://theazire.org/moodle/course/index.php?categoryid=7
This 15-week (semester-long) course is an interdisciplinary offering that draws on anthropology, religious studies, philosophy, depth psychology and psychical research, among other fields. It is designed as an advanced undergraduate or Master's-level graduate seminar course to introduce participants to academic research and theory.

The course covers all aspects of research on reincarnation, including reincarnation beliefs, methods of case investigation, findings from investigations, and the interpretation of those findings. It includes original lectures as well as readings from the reincarnation and larger scientific literature and involves participation through discussion among participants. It is self-paced with an estimated time commitment of 5-6 hours per week, including discussion periods.

Unit 1: Introduction to the Study of Reincarnation Signs
Unit 2: The Belief in Reincarnation
Unit 3: Research Styles and Interpretative Frames
Unit 4: Child Studies: Episodic Memories, Statements and Recognitions
Unit 5: Child Studies: Behavioral Signs of Reincarnation
Unit 6: Child Studies: Physical Signs of Reincarnation
Unit 7: Child Studies: The Interval Between Death and Rebirth
Unit 8: Child Studies: Cross-Cultural and Cross-Historical Patterns
Unit 9: Child Studies: The Psychology of Past-Life Memory
Unit 10: From Child to Adult: The Developmental Continuum
Unit 11: Past-Life Memories in Induced States of Consciousness
Unit 12: The Contributions of Shamans, Psychics and Mediums
Unit 13: Mind/Brain Relations, Survival of Death and Reincarnation
Unit 14: Postmortem Survival and Reincarnation: Philosophical Concerns
Unit 15: The Process of Reincarnation

The next session of the course begins on January 4, 2016.

Syllabus. View a more complete course description with a unit-by-unit (week-by-week) outline of requirements.

Course Evaluations. See what previous students have had to say about the course.

About the Coordinator. James G. (Jim) Matlock, Ph.D., is an anthropologist and parapsychologist with more than 30 years' experience studying and writing about reincarnation signs. For more about him, visit

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
"Somos espíritos imortais!" : https://t.co/91u38oFJZU
Twitter1 hora atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
1 hora atrás
Ori Pombal Franco curtiu a postagem no blog Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis de Amigo Espírita
4 horas atrás
joão batista pereira de oliveira compartilhou o vídeo de Feeak Minas em Facebook
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/P6JXYNKhyV
Twitter6 horas atrás · Responder · Retweet
Jorge Luiz de Souza curtiu a postagem no blog Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis de Amigo Espírita
7 horas atrás
Jorge Luiz de Souza curtiu a postagem no blog Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis de Amigo Espírita
7 horas atrás
Jorge Luiz de Souza curtiu a postagem no blog Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis de Amigo Espírita
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/Pfjz9313K3
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão Planejamento Reencarnatório de Antonio Carlos Navarro
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Que nos importa? Isso é contigo" : https://t.co/32N5wEG5gZ
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Amigo Espírita adicionou uma discussão ao grupo Artigos Espíritas
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Natureza e Beleza pelo olhar de Léon Denis" : https://t.co/1DGhHxlyRq
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por Amigo Espírita
10 horas atrás
luis conforti junior respondeu à discussão Planejamento Reencarnatório de Antonio Carlos Navarro
11 horas atrás
Celina Sobral postou vídeos
11 horas atrás
Feeak Minas postou vídeos
11 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI postou um vídeo
11 horas atrás
Thiago Sales postou um vídeo

Apresentando nossa humilde instituição

Fala galera ! Hoje estarei apresentando para vocês nossa humilde instituição. Apesar do vídeo ter ficado um pouco longo, garanto a vocês que não ficou ruim r...
11 horas atrás
Carlos Pretti - SCEE postou um vídeo

“A Psicologia do Amor”, com Natan Rocha

“A Psicologia do Amor”, este foi o tema da palestra do pesquisador e orador Natan José da Silva Rocha de Teixeira de Freitas-BA. No domingo 15 de julho de 2018, de 09 as 10 da manhã, na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Natan Rocha é…
11 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço