REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

Quanto ao aspecto evolutivo da Doutrina Espírita, acho que o que está fazendo falta é a FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA, que trará:

• Uniformidade na divulgação da doutrina.

• Menos palestrantes despreparados.

• Menos divisões internas.

• Um critério cientifico de progresso dos livros de Kardec através de teses de Mestrado e Doutorado.

• Um ambiente fechado para debater novos progressos, antes de vir a público.

• Diminui as relações pessoais e torna mais logico e cientifico a escolha de ideia ou palestrante.

• Hoje há muitos argumentos baseados apenas na autoridade de determinado médium ou espirito.

Assim após um curso regular, reconhecido pelo MEC, de 5 anos, onde o aluno toma contato com todas as Doutrinas Filosóficas fará:

• 3 anos de pós graduação

• 3 anos de Mestrado

• 3 anos de Doutorado. ( nesta fase é que está apto a agregar novos descobrimentos numa especialidade que escolheu, porem muitos deixam isto para o pós-doutorado, até aqui apenas reproduzem o que já foi descoberto)

Hoje, na Ciência, somente após  estes 11 anos de especialização, geralmente de tempo integral, é que o pesquisador tem condições de de agregar novos conhecimentos sobre uma área, muito especifica, e geralmente não o faz sozinho sempre é acompanhado por uma equipe multidisciplinar. A maioria apenas repete experiencias já feitas para agregar uma novidade no pós-doutorado.

Nós espiritas nos ufanamos de repetir :

"É preferível rejeitar dez verdades que aceitar uma mentira."

Porém, a Ciência é muito mais restritiva. Caso você apresente, nestes 11 anos de dedicação integral, uma única frase ou formula, na sua monografia, que não está em acordo com o edifício teórico experimental , você será reprovado e não terá condições de agregar uma inovação.

Um médico que cursar a faculdade de filosofia espírita poderá defender tese sobre questões de fronteira a nível de mestrado dentro apenas de sua especialidade como:

• Engenharia Genética e o espírito.

• Pacientes em coma.

• Doenças e Carma.

• Transplante

Mario Fontes

Reconhece-se o verdadeiro Espírita
pela sua transformação moral,
e pelos esforços que faz para
domar suas más inclinações.

(Allan Kardec, ESE., XVII, 4)

• A Faculdade de Medicina não faz o bom profissional de Medicina.

• A Faculdade de Engenharia não faz o verdadeiro bom Engenheiro.

• A Faculdade de Direito não faz o bom profissional de Direito.

• A roupa, melhor, o hábito não faz o monge.

Analogamente:

A Faculdade de Filosofia Espírita não fará o verdadeiro Espírita.

Muitos, diria cerca de 80% optam por uma faculdade ou profissão por diferentes razões:

• Os pais ou outro familiar queriam e influenciaram.

• Ouviu dizer que era facil arrumar emprego nesta area, e que pagavam bem.

• É o curso da moda e dá Status, sendo facil impressionar o sexo oposto.

• Resolver algum problema pessoal.

• Não conseguiu arrumar nada melhor e não aguentava mais fazer cursinho.

• Curiosidade ( uma vez satisfeita abandonam).

• O Brasil se sobressaiu no setor e tem mais chances.

Conheço muitos médicos, advogados e engenheiros que se tornaram empresarios da alimentação ou se tornaram políticos e ganham muita mais desta forma, e não conseguem mais retornar a sua profissão que se formaram.

Afirmo que após 30 anos de formado, pouquissimos dos meus colegas continuam trabalhando na area, por diversos motivos, sem contudo terem deixado de serem influenciados para sempre, pela sua titulação de Engenharia, no seu modo de pensar e agir.

Assim vale mesmo vale a pena a Faculdade de Filosofia Espírita, pelas mesmas razões que valem para qualquer outra Faculdade.

Exibições: 10286

Responder esta

Respostas a este tópico

Marco,

Na DE vc não encontrará as respostas para essas questões que tenho apresentado, nem mesmo para a pergunta cuja resposta é necessária, imprescindível,  para que se entenda a doutrina: "porq um é bom e outro é mau?".

Agora, meu querido, tenho sim de dizer que vc procure as respostas; eu, com meus quase 90 anos, já não tenho nem fôlego, nem tempo para isso. Todas as respostas que necessitava encontrar, já as encontrei estudando a doutrina, raciocinando, meditando, atendendo a conselhos, sobretudo ao conselho constante do LM, cap 3, item 35. Faça tb vc o mesmo que eu fiz! Estude, queime as pestanas, procure, consiga tempo e se dedique a essa busca, que vc "talvez" tb poderá encontrá-las; e digo "talvez" porq tavez vc não as encontre, já que tudo é incerto e, como eu já lhe disse, a compreensão que resultar dessa busca depende de numerosos factores! Mas não basta querer, nem perseverar! O que é necessário é compreender!

.

Luis,

Foi como eu pensei... Você está apenas jogando e não tem fundamentação séria nessa sua ideia.       

E só pra constar:

um é bom e ou outro é mal porque vivemos na dualidade e não no absoluto, caso contrário todos seriam bons ou todos seriam maus.

Pela vontade própria adquirimos novos comportamentos e pela repetição transformamos este novos comportamentos em hábitos que pela ação do mecanismo da epigenética alteram nosso DNA fazendo-nos evoluir na direção de nossa própria escolha e repassando estas características aos nossos descendentes e fazendo a humanidade evoluir como espécie;

Isto ocorre pouco a pouco muito lentamente ao longo dos milênios pela repetição. Quantas repetições precisaríamos para adquirir em nosso DNA um única virtude para podermos pela histolise espiritual adquirir órgãos de uma um corpo espiritual angélico?

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"

22 Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.

Cerca de 500 repetições, em média, para cada virtude para provocarmos uma mutação em nosso DNA para melhor.

MARIO FONTES disse:

Esta mensagem lembra um pouco a Epigenética, onde pelo exercício da vontade e da pratica do bem, sem violência contra nossa natureza animal, pouco a pouco, nos transformamos num ser melhor. Construindo órgãos matérias que são levados para o corpo espiritual, num processo semelhante a histólise da lagarta em borboleta como descrito no Livro Evolução em Dois Mundos, que anexo novamente, assim de uma encarnação para outra, dependendo da vontade pessoal do Espírito, aparecem órgãos novos no perispirito que geram luz própria, volitação, etc... eis a melhor descrição do nosso próximo estágio evolutivo   :

A caridade é um exercício espiritual... Quem pratica o bem, coloca em movimento as forças da alma.

20 exercícios

Executar alegremente as próprias obrigações.

Silenciar diante da ofensa.

Esquecer o favor prestado.

Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.

Emudecer a nossa agressividade.

Não condenar as opiniões que divergem da nossa.

Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.

Repetir informações e ensinamentos sem qualquer azedume.

Treinar a paciência constante.

Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem biografar nossas dores.

Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.

Desculpar sem desculpar-se.

Não dizer mal de ninguém.

Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.

Alegrar-se com a alegria dos outros.

Não aborrecer quem trabalha.

Ajudar espontaneamente.

Respeitar o serviço alheio.

Reduzir os problemas particulares.

Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira.

O aprendiz da experiência terrena que quiser e puder aplicar-se, pelo menos, a alguns dos vinte exercícios aqui propostos, certamente receberá do Divino Mestre, em plena escola da vida, as mais distintas notas no curso da Caridade.
Scheilla
(Ideal Espírita, Chico Xavier/Waldo Vieira, cap.
85, ed. Comunhão Espírita Cristã)

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Meire Jane curtiram o evento Artigos Espíritas de Amigo Espírita
4 horas atrás
Aline Alencar de Souza e Pedro Miguel Cruz agora são amigos
4 horas atrás
Meire Jane comentou o vídeo de Feeak Minas
4 horas atrás
Ícone do perfilRede Amigo Espírita via Facebook
Facebook5 horas atrás · Responder
Ícone do perfil via Twitter
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/B45IuArFex Momento Espírita: Caridade e Jesus - com José Artur
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Silvia Helena Visnadi Pessenda curtiu o vídeo de Amigo Espírita
5 horas atrás
Miniatura

Evangelho na Rede com Carla Fabres nesta segunda as 8hs CAPÍTULO X – BEM AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS O argueiro e a trave no olho: itens 9 e 10 Acesse https://www.youtube.com/watch?v=SkNgGk56jj4

Ver mais...
Facebook6 horas atrás · Responder
Daniel de Liz Cavalcanti curtiram a página Regras de Conduta de Amigo Espírita
7 horas atrás
Ícone do perfilRubia, Rosane aguiar, Daniel de Liz Cavalcanti e mais 5 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
7 horas atrás
Miniatura

Iniciando agora 19h40 palestra Tratamento espírita à Depressão com Luiz Carlos Barros Costa ao vivo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Xst07qOGoWQ

Ver mais...
Facebook8 horas atrás · Responder
Iniciando agora 19h40 palestra Tratamento espírita à Depressão com Luiz Carlos Barros Costa ao vivo, acesse:… https://t.co/jJo7KPohkW
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Miniatura

Palestra: "TRATAMENTO ESPÍRITA À DEPRESSÃO" - Luiz Carlos Barros Costa

TRATAMENTO ESPÍRITA À DEPRESSÃO - Luiz…

Ver mais...
Facebook8 horas atrás · Responder
Lourdes Ferrari curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
9 horas atrás
MARIO FONTES respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
9 horas atrás
luizclaudio pereira mendonça curtiram o perfil de angelica
9 horas atrás
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/keuypSbesx
Twitter9 horas atrás · Responder · Retweet
LÍVIA MARIA CONCEIÇÃO SILVA curtiram a discussão O Filme dos Espíritos de Amigo Espírita
9 horas atrás
LÍVIA MARIA CONCEIÇÃO SILVA curtiram a página Introdução à Doutrina Espírita de Amigo Espírita
10 horas atrás
Geralda Gódiva Lima Monte curtiu o vídeo de Canal Amigos da Luz
10 horas atrás
Rosy Amorim curtiram o perfil de Canal Amigos da Luz
11 horas atrás

Regras de uso e de publicação

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço