Boa noite!

A loucura pode fazer parte da programação reencarnatória de um espírito?

Eu acho estranho, um espírito escolher isso pra uma programação reencarnatória , uma vez que os atos cometidos por ele, enquanto no estágio "louco", são  passíveis de atenuantes . Onde estária a responsabilidade e como ele progrediria? Se os atos do "louco" muitas vezes são inconscientes, e se a verdadeira forma de nos testarmos, aprendermos e evoluirmos é tentando passar por situações e sabendo como passar por elas?  Se escolhemos virmos como "loucos" onde estaremos nos testando?

Pois bem... resposta do OLE

373. Qual será o mérito da existência de seres que, como os cretinos e os idiotas, não podendo fazer o bem nem o mal, se acham incapacitados de progredir?

“É uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. É um estacionamento temporário.”

Mas eu ainda pergunto. Por que ele escolheria ficar estacionado? Desperdiçar uma reencarnação?

Exibições: 3305

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa tarde,

Tudo tem objetivo. Tudo tem propósito.

Mesmo aquelas situações que, aos nossos olhos, parecem não ter fundamento, objetivo, justiça.

O que pensar de uma criança que vive por minutos?

Ficou esse Espírito estacionado?

Houve algum progresso?

E os loucos

Fisicamente aquela constituição parece não ter propósito de evolução.

As expiações podem ser físicas e morais.

Meu pai desencarnou pelo "mal de alzheimer". Foram 36 dias de internação. Lá pelo 33o. dia, todo entubado, sem qualquer reação, bati no peito dele e fiz uma colocação que era comum lá em casa em outros tempos, _eh baiano veio de guerra... naquele momento uma lágrima rolou pelo rosto dele.

Nos últimos anos ele falava pra minha mãe, _quem é esse ai? naqueles dias de visita... ele não reconhecia os filhos, praticava atos que em situações de normalidade jamais os praticaria, como por exemplo tirar a roupa na varanda da casa.

Por trás daquele corpo físico próximo da morte existia um Espírito.

Expiações físicas e morais servem de aprendizado ao Espírito. Só entenderemos o verdadeiro propósito quando nos depararmos com a programação daquela reencarnação.

Por trás daquela lágrima continuava a existencia de um Espírito.

Abraços com votos de PAZ

Zelão

Boa Tarde, José Ronaldo

Obrigada pela interação.

Eu postei este mesmo questionamento no Fórum Espírita  e gerou um bom debate, talvez vc tenha interesse em dar uma olhada ou mesmo expor sua opinião.

Eu ainda continuo pensativa.

Segue o link

http://www.forumespirita.net/fe/o-livro-dos-espiritos/%27loucura%27...

Carmen

QUERIDA IRMÃ,TUDO NA VIDA TEM UM PROPÓSITO ONDE A RESPOSTAS SÓ DEUS HÁ POSSUI. NÃO É PUNIÇÃO É CONSEQUÊNCIA. É  DA LEI CADA UM COLHE O QUE PLANTA.

PAZ E LUZ SEMPRE.

Bom dia! Sandro

Obrigada pela interação.

Com certeza, punição jamais. No meu dicionário relacionado a Deus, não existe esta palavra.

O problema é o tipo de escolha que parece meio estranha, mas com certeza há de existir uma causa.

Mais uma vez , agradeço a sua resposta.

Carmen

Porque muitas vezes estariam confusos e indecisos ainda sem devidas lições para poder avançar e melhor estacionar do que regredir que ai a queda e umas das piores ai sim e desperdício de tempo assim acredito

Oi! Li um livro a muito tempo sobre uma moça com síndrome de Dow, depois foi revelado q aquele corpo e aquela vida aos cuidados daquela família foi o único refúgio q seu espírito encontrou para viver em paz e resistir a certas tentações e impulsos q tanto mal lhe fizeram em outras reencarnações.
Certamente de alguma forma a loucura serve em prol da evolução do espírito, mesmo pq temos toda eternidade p evoluir, então uma reencarnação p nós pode parecer muito mas p o espírito pode ser como mais um dia bom ou ruim mas em q certamente aprenderá algo.

Bom dia!

Obrigada pelas respostas.

Não há uma regra fixa. As leis divinas não são exatas, tal qual a matemática. Penso que muitos estados de loucura podem estar associados à lesões no perispírito. O grau de perturbação do irmão "lunático" pode ser simplesmente a consequência de uma violência sofrida em vida, que repercutiu no corpo espiritual e que foi refletido no corpo físico pelo simples fato de não ter tido tempo para se curar antes da reencarnação.

Imagine um suicídio com tiro na cabeça. A lesão cerebral afetou sentidos que desencadeou condutas lunáticas no irmão suicida. O grau de gravidade da lesão no corpo física foi repercutido no perispírito. Sou novo com os estudos, mas penso que pode ser alo assim, o que acham?

No meu entendimento, o espírito planeja tudo antes de reencarnar, escolhe família, profissão etc. Muitas vezes a loucura é o desconhecimento ou ignorar a mediunidade. Pode até ser um caso de saúde física, nem toda doença é causa do espírito. A reencarnação não é para punição mas para evolução do espírito. Ocorre que é possível a pessoa estar intuída por espírito do baixo astral, podendo até ser um caso de obsessão, quando a obsessão ocorre por vingança de espíritos de baixo astral que foram inimigos em outras vidas. É necessário uma descrição mais ampla do comportamento da pessoa!

Boa noite!

Talvez a loucura seja uma fuga.

As leis divinas são perfeitas, são imutáveis e rege todo o universo em força e matéria. Nenhuma pessoa pode fugir da lei de causa e efeito. 99% da loucura é um efeito de uma causa, que é o desconhecimento ou o descaso da mediunidade, quando a pessoa é médium, ela tem que desenvolver esta mediunidade, tem que dar passagem. A mediunidade começa-se manifestar na infância, quando as crianças conversam com amiguinhos invisível, começa a ver coisas imagens etc. Até a idade de 7 anos se estas manifestações não desaparecer e até aumentar, a criança deve ser levada a uma casa, onde mediante trabalhos mediúnicos soluciona a situação. Muitas manifestações em crianças não são de espíritos de luz; ocorre muitas vez por espíritos obsessores e faz a criança tornar-se rebelde, não estuda, não obedece seus genitores é muito rebelde,geralmente a criança apresenta também problemas de saúde física grave que os médicos não descobre a causa. No segundo ciclo de vida da criança que ocorre aos 14 anos, a Glândula Pineal, produtora do hormônio chamado de melatonina, o não funcionamento correto pode-se instalar a loucura (torna-se Pinel). As casas Racionalista Cristã tratam desde caso em suas reuniões de limpeza psíquicas, não custa nada, basta apenas a boa vontade de ir até lá, eles também tem um atendimento personalizado. www.racionalismocristao.net/casas-rc/

     

Boa noite!

Sim concordo. Ninguém pode fugir do cumprimento da lei de causa e efeito, porém isso não quer dizer  que  esse cumprimento seja imediato. Até  que se finde o processo , muita coisa acontece.

Por exemplo , o autismo é de certa forma sim, uma fuga. O espírito tem medo daquilo que vai enfrentar e se" recolhe" num mundo à parte e não se permite uma vida de relação.

Segundo Bezerra de Menezes, no livro “Loucura e Obsessão”, muitos espíritos buscam na alienação mental, através do autismo, fugir do resgate de suas faltas passadas, das lembranças que os atormentam e das vitimas que angariaram nesse mesmo pretérito. ( excerto  de:  A era do espírito)

Ou seja, é fugir momentaneamente o que não implica estar indo de encontro à lei de causa e efeito.

Obviamente que são coisas diferentes mas foi apenas para ilustrar .

Responder à discussão

RSS

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

ASSOCIE-SE E COLABORE

Artigos Espíritas

Chico Xavier - O servidor

Compartilhamos com os amigos da RAE este belo artigo.

Sds



Atribuem a Mark Twain a citação da seguinte frase: “Não gosto de elogios.
Nunca acho que falaram o…

O custo do abandono emocional (Jane Maiolo)

O custo do abandono emocional 

 

  

 

“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”.…

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

Hipocrisia gourmet: os riscos de uma seita chamada Espiritismo.

 

 

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;…

Pedagogia do silêncio ou talking cure?

Pedagogia do silêncio ou talking cure? 

 

 

 

E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre…

Vaidade ou inveja? (Por Vladimir Alexei)

Vaidade ou inveja?

Vladimir Alexei

Belo Horizonte das Minas Gerais,

15 de fevereiro de…

Últimas atividades

Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog “ENCONTRANDO ESPÍRITOS FAMILIARES DURANTE O SONO” de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
2 horas atrás
Nadia Rosangela curtiu a postagem no blog Charlatanismo, redes sociais e a fake new do além (Jorge Hessen) de os pae
2 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Quando Um não Quer, Dois não Brigam" : https://t.co/zRQriAZry0
Twitter2 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATRIZIA GARDONA

Quando Um não Quer, Dois não Brigam

Quando Um não Quer, Dois não BrigamDurante o embarque de passageiros em rodoviária de uma conhecida cidade brasileira, presenciamos um fato no interior do ônibus que nos chamou a atenção.Um senhor, aparentemente de meia idade, adentrou o veículo e assumiu, depois de conferir, a poltrona indicada em seu bilhete. Passados alguns minutos, um outro senhor, com idade aparente…Ver mais...
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"A felicidade não é desse mundo" - Evangelho na Rede com Americo Nunes Neto assista pelo youtube… https://t.co/vVxW8aztSR
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
O anjo do abismo - (145) Apocalipse / Carlos Alberto Braga assista pelo youtube https://t.co/W123cwdVSJ https://t.co/CwO3Yf59pz
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Celso Leonardo comentou a postagem no blog POLÊMICA RELIGIOSA de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
""Enquanto muitos polemizam a respeito do bem a ser feito, o mal continua se propagando e fazendo milhares de vítimas no mundo todo."   E quanto a passagem do E.S.E. Capítulo X, item 13 " A censura de conduta…"
7 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
daniele santos curtiu a postagem no blog O CENTRO ESPÍRITA "FORTE de ANA MARIA TEODORO MASSUCI
8 horas atrás
Maria Fernanda Franco A.Pessanha curtiu o vídeo de André Ariovaldo
22 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
A Paixão do Cristo - Narrativa de Chico Xavier (por Carlos Alberto Braga) assista pelo youtube… https://t.co/VNtU9eqAsF
Twitterontem · Responder · Retweet
luis conforti junior respondeu à discussão SUGADORES DE ENERGIA de Amigo Espírita
"E porq nós mesmos escolhemos ser ignorantes? Qual terá sido o criador de espíritos tão profundamente ignorantes ao ponto de podendo escolher no Reino dos Céus, escolhem viver fora dele?"
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Cientistas comprovam reencarnação (?) de carlos alberto freire de souza
"O espírito não foi criado nem simples e nem ignorante mas se tornou assim em função da queda."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão "QUANDO NÃO APRENDE ATRAVÉS DO AMOR, APRENDE-SE ATRAVÉS DA DOR" de rosyres mendes
"Até um certo ponto, sim. Depois, não."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Não. O ego é livre. Se não fosse seria Deus."
ontem
Marco Túlio Ferreira Silva respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Sim."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão Nasa estuda a aura de Chico Xavier.(LENDA URBANA) de Francisco Amado
"Se é o ego que constrói a desigualdade entre os homens, é Deus q constrói essa desigualdade, já q o ego é criação de Deus;."
ontem
luis conforti junior respondeu à discussão DEVE-SE PUBLICAR TUDO? E DIVULGAR TUDO QUE SE PUBLICA? de Amigo Espírita
"Se o próprio ego é a causa, a causa é Deus."
ontem

Regras de uso e de publicação

 

 

Badge

Carregando...

© 2019   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço