Quando indagado sobre sua religião, o que você responde? O que você considera seja o Espiritismo?

Esse tópico tem por finalidade arrecadar as opiniões daqueles simpatizantes e estudiosos da doutrina Espírita sobre esta questão tão discutida dentro da sua comunidade.

Exibições: 5103

Responder esta

Respostas a este tópico

bom, uma segunda chance: 'o que eu considero que seja o espiritismo" : eu professo que o plano superior espiritual se manifesta a humanidade através da revelação num processo progressivo ... o Espiritismo é uma revelação de Deus à humanidade terrena, quando seres espirituais elevados, capazes de instruir a humanidade, para influenciar sua evolução, se comunicaram, para confirmar a missão de Jesus, seus ensinos morais e complementar esses ensinos em uma ´serie de pontos que não puderam ser apresentados e elucidados em maior profundidade anteriormente : a reeencarnação, a pluralidade dos mundos habitados, a comunicabilidade dos espíritos com os encarnados, as condições da vida futura, para os seres que deixam este plano- essas doutrinas foram transmitidas à humanidade terrena através de médiuns autênticos e qualificados para essa tarefa, sob a direção do Professor A. Kardec, que iniciou esse trabalho de pesquisa com os médiuns ... então o espiritismo, como se costuma ensinar, tem um tríplice aspecto: científico, quando estuda seriamente os fatos da mediunidade, que evidenciam a imortalidade da alma ,a vida futura, a comunicabilidade dos seres espirituais com os encarnados mediante o concurso de médiuns autênticos; filosófico, que são as reflexões dos encarnados a partir dos fatos observados e das doutrinas reveladas mediunicamente (para ilustrar, os comentários de kARDEC na codificação); religioso, porque reapresenta a humanidade terrena conceitos inerentes às religiões : Deus, A IMORTALIDADE DA ALMA, a vida futura, a evolução intelecto-moral do ser espiritual na Terra e após deixar a Terra - então, o Espiritismo é uma filososfia espiritualista fundamentada em fatos ... creio que RESPONDI a pergunta, pois , grosseiramente, em linhas gerais , respondi " o que eu considero", que é como está formulada a pergunta ... o Senhor não concorda ? não conseguyi deduzir se o Senhor é espírita (parece-me que não ), católico, evangélico, ateu, agnóstico ou outra opção, seja qual for tem meu respeito - em conclusão, recomendo-lhe, sendo de seu interesse, buscar as respostas que o interessam na própria Codificação do Espiritismo, sendo que sugiro o Sr começar por um livrinho precioso (ao menos para quem é espírita, lógico ) intitulado "o Espiritismo em sua mais simples expressão", de autoria do Professor Allan Kardec, meu bemfeitor e bemfeitor de tantos outros companheiros nossos ... se me permite, ESPIRITISMO PARA MIM foi uma verdadeira ressureição pessoal, Vida e renovação da vida, UM RESGATE, UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE, pois só eu sei em que ponto cheguei antes de minha conversão a Doutrina espírita, nos anos em que professava ateísmo ... um abraço, SEJA FELIZ EM SUA BUSCA - And.

luis conforti junior disse:

Andre Costa - oi, amigo; isso é uma verdade: estamos ainda digerindo o espiritismo. Vc nem ajudou, nem complicou, pois não deu resposta à pergunta que fiz acerca da 2a pergunta contida no título deste tópico. Agradeço pela tentativa de ajudar.

André Costa, 

Grato por sua resposta.

Sr. lUÍS, agradeço a oportunidade de nossa breve permuta de idéias, eu reconheço que não é tão simples assim responder "o que é ..." , pois,  são muitos conceitos inter-relacionados e alguns deles não tem um consenso absoluto no seio da própria comunidade espírita, como costuma acontecer em diversas outras correntes doutrinárias. Felicidades na caminhada - And.

luis conforti junior disse:

André Costa, 

Grato por sua resposta.

Responder à discussão

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

DAVIDR REIMER curtiu a postagem no blog O CÂNCER - BREVES REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DO PENSAMENTO NO PROCESSO TERAPÊUTICO (Jorge Hessen) de os pae
4 minutos atrás
Ícone do perfilSilvana Santos, MICHELE SILVA NASCIMENTO, Priscila Neiva ♡ e mais 10 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
6 minutos atrás
EVANDRO RODRIGUES curtiu o vídeo de ROBERTO JOSÉ DAMASCENO
1 hora atrás
Pedro Didiano ALves compartilhou um perfil em Facebook
2 horas atrás
2 horas atrás
Pedro Didiano ALves curtiram o perfil de oscar riota nakahara junior
2 horas atrás
2 horas atrás
Casa de Jaco - Lar do idoso curtiu a postagem no blog O CÂNCER - BREVES REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO DO PENSAMENTO NO PROCESSO TERAPÊUTICO (Jorge Hessen) de os pae
3 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
“O frio que vem de dentro” - Evangelho na Rede com Elisabete Azevedo: https://t.co/u8ras7IFtA via @YouTube
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilmarcela elizia de castro e Rafael Jesus entraram no grupo de Acacia Maria Picoli
6 horas atrás
marcela elizia de castro entrou no grupo de Amigo Espírita
6 horas atrás
marcela elizia de castro entrou no grupo de Amigo Espírita
6 horas atrás
marcela elizia de castro entrou no grupo de EvandroOlivah
6 horas atrás
marcela elizia de castro curtiram o evento Emmanuel de Amigo Espírita
6 horas atrás
"Indicações da paz (Emmanuel)" : https://t.co/oGbS0twRVr
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por ANA MARIA TEODORO MASSUCI
7 horas atrás
"A TAREFA DE ALLAN KARDEC" : https://t.co/CeeRWb7Bhh
Tentações afetivas - 61ª Assistência Espiritual Joanna de Agelis a Depressão: https://t.co/GtiHE3dXTg via @YouTube
Adicionei um vídeo a uma playlist @YouTube https://t.co/zZ2WgKaxdIções afetivas - 61ª Assistência Espiritual Joanna de
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/dvybIRWazN
Twitter18 horas atrás · Responder · Retweet

Regras de uso e de publicação

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço