Eu, espírito transformador

A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.¹

                                                                                                                               Por Jane Maiolo

Sentir-se parte integrante do Universo é a grande busca interior da individualidade que transita pela matéria densa em sua experiência terrena.

Dar sentido à própria vida tem sido, ao longo dos séculos, um desafio para o espírito que, em muitas ocasiões e períodos, se sente desconectado com um propósito maior em sua existência.

O filósofo grego Aristóteles dizia que todos nós temos um papel específico para desenvolver. Assim o Ser se sentiria pleno e realizado a partir do momento que se conectasse com a causa maior da sua existência, desempenhando bem o seu papel. Aristóteles ensinava ainda que todo o conhecimento e todo o trabalho visam a algum bem. O bem é a finalidade de toda a ação. A busca do bem é o que difere a ação humana de todos os demais animais.

Todavia, para realizar o Bem é necessária uma quantidade de energia, ou de uma vitalidade ,  uma força eletromagnética, que todos seres possuem em maior ou menor quantidade, e quando acionada pela vontade do espírito potencializa as características para a ação a ser empreendida. Força essa denominada Potência de agir, pelo racionalista e filósofo Espinosa, no século XVII e denominada de fluido vital pela  Codificação kardequiana.[²]

Para Espinosa, ideias adequadas significam potência. Uma pessoa que usa adequadamente sua razão é aquela que se esforça por um aumento em sua potência, de modo a transformar a paixão em ação e tornar-se mais livre, aperfeiçoando as suas emoções e consequentemente adquirindo virtudes.

Paradoxalmente a esse entendimento, vivemos período preocupante na sociedade contemporânea, visto o alto índice de suicídio, depressão e outras patologias de ordem mento-emocional. O suicídio entre crianças e jovens tem aumentado assustadoramente. O tédio contamina diversas pessoas e o vazio existencial abre um abismo profundo ao desespero e a ausência de sentido da vida.

O espírito transformador das emoções não pode se curvar a esses imperativos tão sombrios e desesperançosos. Somos seres  transformadores, modeladores e  filhos  da imortalidade. De onde jazem ou provêm nossas expectativas? Em todo o desespero deve haver um sentido, ou do contrário não haveria aprendizado.

A Doutrina Espírita é um convite ao autoconhecimento e a valorização das potencialidades do homem.

Convidados a nos transformarmos para uma vida mais feliz e produtiva é imperiosa a adoção de alguns comportamentos inovadores tais como desenvolver o sentimento de pertencimento junto àqueles que comungam conosco os mesmos ideais de evolução e aperfeiçoamento moral; Criar redes de proteção onde nos sentimos engajados e úteis na economia social; Desenvolver o senso de assertividade e desejar a plenitude nas nossas inter-relações são propostas que dariam qualidade de vida ao nosso existir.

É fato inconteste que acontecerão provas e expiações na trajetória de nossa vida, haja vista a categoria do nosso planeta em franco momento de transição para o estágio de regeneração. Insensato seríamos se estivéssemos aguardando apenas felicidades para nossa experiência na Terra. Angústias, dores e sofrimentos ainda existem nos quadros provacionais terrenos.

Amar a oportunidade da vida é lição para o espírito encarnado, desenvolver as potencialidades da alma é o serviço que nos compete nesse período de experiência.

Benfazeja a lembrança do salmista que nos recorda que “a mão do Senhor sempre nos sustenta”.

 

Bibliografia

[1] (Salmos 63:8)

[2] Kardec Allan. O Livro dos Espíritos, questão 70, RJ: Ed. FEB, 2002

 

Jane Maiolo

 – É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales/SP. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita- Jornal O Rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP –Blog Bruno Tavares Recife/PE-Articulista da RAE e colaboradora do site www.kardecriopreto.com.br- Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho.

janemaiolo@bol.com.br

 

 

Exibições: 634

Respostas a este tópico

Kardequiana  Jane Maiolo  nos chamou a uma realidade nunca antes vista nem analizada  pela propria razao que a mesmA DESCONHECE I ENTAO SOMOS MESMO AQUELES DE BOM CORACAO SE OFERECERAM PARA AJUDAR QUANDO FALO NO CORACAO COMPRENDE QUE E O PROPRIO eSPIRITO QUE NOS TROUXE A TUDA ESTA REALIDADE PELO BNOSSO QUERIDO I AMADO MENTOR ESPIRITUAL  I ASSIM POR AQUI FICAMOS PORQUE MAIS EBLUCAO HOUVE MAS MAIS CODIFICADORES NAO BJS I SEMPRE COM O TEU PROPRIO eSPIRITO SEMPRE FALANDO NO ALEM I QUE TODOS POSSAM I DEVAM DESVENDAR O GRANDE MISTERIO DEPOIS DA DESENCARNACAO FICA COM DEUSSSSSS 

Porq estranhar o auto índice de suicídios se isso se deve às adversidades da vida que Deus deu a todos nós?

RSS

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Ícone do perfil via Twitter
Assista https://t.co/1R447odvrW onde @AneteGuimaraes pede inscrever-se no canal da Rede Amigo Espírita… https://t.co/0nmkwJ4FMF
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
ANTONIO LUIZ VIANNA DOS SANTOS compartilhou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE em Facebook
5 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
5 horas atrás
Euclides respondeu à discussão FACULDADE DE FILOSOFIA ESPÍRITA de MARIO FONTES
6 horas atrás
Euclides curtiram o evento “Meu Grande Amor”, com Dr. Luiz Humberto Dutra ao vivo pela RAE de Carlos Pretti - SCEE
6 horas atrás
Mozart Nunes Pereira Sobrinho curtiu o vídeo de Mozart Nunes Pereira Sobrinho
6 horas atrás
Mozart Nunes Pereira Sobrinho curtiu o vídeo de Mozart Nunes Pereira Sobrinho
6 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques comentou o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"O Bem Sofrer e o Mal Sofrer" - Jussemar Roce Rios - Programa Momento Espírita: https://t.co/2WU59eGKr7 via @YouTube
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Sheila Maria Rangel Marques curtiu o vídeo de Amigo Espírita
8 horas atrás
Sheila Maria Rangel Marques comentou o vídeo de Amigo Espírita
8 horas atrás
aurelio de oliveira freitas comentou a página Canal 7 de Amigo Espírita
8 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/jbnZVoh512
Twitter8 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilEvany Coelho Dutra, Vitória Regina Vieira, marcelhehe bisqui e mais 2 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
8 horas atrás
Diogo Correia Gonzaga deu um presente para Mari
8 horas atrás
Diogo Correia Gonzaga e Mari agora são amigos
8 horas atrás
NILO DAMASCENO REZENDE curtiu o vídeo de Carlos Pretti - SCEE
9 horas atrás
Auera do Rosario Neves curtiram o evento “Meu Grande Amor”, com Dr. Luiz Humberto Dutra ao vivo pela RAE de Carlos Pretti - SCEE
10 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2018   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço