REDE AMIGO ESPÍRITA

Divulgando, Instruindo e Unificando!!!

As bebidas alcoólicas são tóxicos fatais (Jorge Hessen)

Jorge Hessen

jorgehessen@gmail.com

 

No Brasil , a Lei Federal 9.294, de 1996 , estabelece “restrições” à propaganda de álcool, todavia, o parágrafo único da lei é obscena, notemos:  "Consideram-se bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a treze graus Gay Lussac". Logicamente, ficam excluídas das “proibições” as cervejinhas televisivas. Eis aí a vitória da indústria etílica com direito a “palma de ouro”.

Em verdade, mais da metade dos brasileiros afunda-se moralmente na farra dos metafóricos “treze graus Gay Lussac” de teor alcoólico. Portanto, como obra prima das “trevas”, a cerveja, que em tese possui um teor alcoólico até o limite de  treze graus Gay Lussac , por não sofrer restrições publicitárias no Brasil,  é liberada para todos , trafegando, de tal modo,  em altíssima velocidade  na contramão da legislação de trânsito que estabelece uma tolerância baixíssima com o álcool. Nesse gerigonça vão os adolescentes se expondo hoje muito mais ao álcool. Está se formando uma geração de dependência de álcool. Além dos riscos à saúde, há os perigos de dirigir embriagado, da violência e de traumatismos decorrentes do abuso de álcool.

Através das propagandas apelativas, hipnotizantes, que custam bilhões de dólares, intoxica-se a estrutura mental dos adolescentes mais tolos. Dessa forma, os jovens agem sem padrões definidos de comportamento racional, projetam-se em uma perspectiva cada vez mais próxima da derrocada em busca do entorpecimento da consciência e da razão, justificado pelo prazer alucinado no mundo das bebidas, situação, essa, que promove um mergulho no “nada” para as fugas espetaculares da realidade.

À maneira de um incêndio, que começa de uma fagulha e causa grande destruição, muitos adolescentes, a partir de um simples gole "inofensivo", precipitam-se nos escombros da miséria moral, transformando-se em uma pessoa vazia de ideais.

É assombrosa a lavagem cerebral através das mídias veiculando reiteradamente o convite para o consumo de cervejas, em razão disso, o volume consumido no Brasil está acima da média mundial. Pela televisão “o gênio das trevas” aconselha, após trinta segundos de propaganda, em tão-somente um milésimo de segundos, o famoso “beba com moderação”.

Ora, não se pode  aceitar passivamente  uma situação em que as autoridades de saúde passam uma mensagem de legalidade e possível  “moderação” ao mesmo tempo em que a indústria acena com uma publicidade maldita  e cara cujo conteúdo instiga e incentiva  o consumo da cerveja de modo avassalante.

Para o espírita, o vício de beber tem implicações muito graves, especialmente em face das repetidas advertências dos Benfeitores Espirituais, elucidando sobre os danos que causam à mediunidade, por exemplo. O médium, contaminado pelos alcoólicos torna-se mira de obsessão dos indigentes alcoolistas do além. A obsessão, através da inofensiva cervejinha, é mais generalizada do que parece.

Num contexto social permissivo, o vício da ingestão de alcoólicos torna-se expressão de "status", atestando a decadência de um período histórico que passa lento e doído.  A Doutrina Espírita adverte sobre essa influência espiritual, oculta, ou seja, o meio espiritual que respiramos pode contribuir para o surgimento de um determinado vício.  Não nos iludamos, o viciado em álcool quase sempre tem a seu lado obsessores extra físicos que o induzem à bebida, nele exercendo grande domínio e dele usufruindo as mesmas sensações etílicas.   

Pais espíritas e, absolutamente, cônscios da responsabilidade que assumiram perante a família, não devem oferecer bebidas alcoólicas para seus filhos sob quaisquer pretextos. Ao contrário disso, devem envidar todos os esforços para afastá-los das festas regadas a álcool; essa, sim, é uma atitude sensata. Creio que haja suficiente razão para não estocarmos, em casa, as esplêndidas e suntuosas garrafas de bebidas alcoólicas, normalmente, conservadas em um “atraente” barzinho, pois, nelas, está acondicionado o tóxico fatal.

Exibições: 251

Comentar

Você precisa ser um membro de REDE AMIGO ESPÍRITA para adicionar comentários!

Entrar em REDE AMIGO ESPÍRITA

Comentário de Decio Ney Rocha Naves em 19 agosto 2017 às 23:08

Não conhecia a permissividade da Lei sobre a liberação dos comercias aos alcoólicos com um teor menor que 13º. No geral, o álcool promove, entre outras coisas, um desajustamento social. Um artigo muito bom!

Comentário de joaquim costa cunha barreto em 19 agosto 2017 às 16:11

NÃO ESQUECAMOS PORÉM, COMO DISSE UMA AMIGA, QUE A MALEDICENCIA, A MALDADE A LINGUA COMPRIDA A INVEJA ETEC ETC ETC....NAÕ PERDÒO, ODEIO ETC ETC ETC....

Comentário de Alexandre Nunes em 18 agosto 2017 às 11:58

Reflexão objetiva e inconteste.

Comentário de ARI DE SOUSA LIMA em 17 agosto 2017 às 15:29

Muito bom! Estava precisando de um texto deste. Lúcido, marcante, objetivo e inteligente. As lei no Brasil fazem o jogo dos empresários das grandes marcas, pois é aí que está o ouro de sustentação politica para eles. Por ignorância desconhecia o detalhe de seu §.inicial. Obrigado

ASSOCIE-SE E COLABORE

Últimas atividades

Carlus Martel curtiu a postagem no blog “Armar” a população é inútil; “Amar” o povo - eis o caminho da paz (Jorge Hessen) de Casa de Jaco - Lar do idoso
3 horas atrás
Carlus Martel compartilhou o post do blog de Casa de Jaco - Lar do idoso em Facebook
3 horas atrás
Alan Piaui da Costa curtiu a postagem no blog Turbulências - Divaldo Franco de PATY GARDONA
4 horas atrás
Vagner e Carlos Pretti - SCEE agora são amigos
5 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Vem ouvir o meu novo áudio: Quantas Vezes Voltaremos Ao Planeta Terra - Qs 172 A 176 https://t.co/7bEnjVmZMO on #SoundCloud
Twitter5 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/I3X8i0X60m
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog A Arte de Elevar-se - Irmão X de PATY GARDONA
7 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog “Armar” a população é inútil; “Amar” o povo - eis o caminho da paz (Jorge Hessen) de Casa de Jaco - Lar do idoso
7 horas atrás
ANA MARIA TEODORO MASSUCI curtiu a postagem no blog Turbulências - Divaldo Franco de PATY GARDONA
7 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/UhrWaY6zD0
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/3TolqRDRnf
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/tKejSi6Y7L
Twitter7 horas atrás · Responder · Retweet
Ícone do perfilShizuo Yoshida, krislainne chan gaung, Marcus Vinicius fernandes e mais 3 pessoas entraram em REDE AMIGO ESPÍRITA
10 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
"Turbulências - Divaldo Franco" O mundo está em turbulência de todo jaez.: https://t.co/ujOglB0CR2
Twitter10 horas atrás · Responder · Retweet
Posts no blog por PATY GARDONA
11 horas atrás
Bruno Bertolli comentou a página Sites Parceiros de Amigo Espírita
12 horas atrás
Bruno Bertolli comentou a página Sites Parceiros de Amigo Espírita
12 horas atrás
marise teles de oliveira curtiram o perfil de marise teles de oliveira
17 horas atrás
Ícone do perfil via Twitter
Comecei uma transmissão ao vivo em @YouTube: https://t.co/f6iwoocIuV
Twitter19 horas atrás · Responder · Retweet
Ronaldo Marcelo Pacce curtiram o perfil de Anete Guimarães
19 horas atrás

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2017   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço