"Especial de Natal" é Repudiado.

 

Cartas.  Ano 13 - N° 650 - 22 de Dezembro de 2019

 

http://www.oconsolador.com.br/ano13/650/cartas.html

 

Até Muçulmanos repudiam o “especial de Natal” do Porta dos Fundos e anunciam processo (1)

A liberdade religiosa está no cerne da problemática dos direitos humanos fundamentais. Não existe plena liberdade cultural, nem plena liberdade política sem liberdade religiosa.

Alguns autores vão mesmo ao ponto de ver na luta pela liberdade de religião a verdadeira origem dos direitos fundamentais. Não se trata aí apenas da ideia de “Ética da Tolerância” como a declinamos para os Núcleos Espíritas Universitários, mas da concepção da liberdade de religião e crença, como direito inalienável do homem, tal como veio a ser proclamado nos modernos documentos constitucionais.

Toda a doutrina, leis, declarações de direito internacional, julgados, pareceres, notícias apontam para o respeito e a proteção à liberdade de religião e crença como requisitos para o exercício pleno da democracia e cidadania e ainda como meios de combater a discriminação e a intolerância religiosa e de crença. Na aplicação, o exercício dessa liberdade não pode prescindir do princípio da igualdade, pois está calcada na ideia da dignidade da pessoa humana e necessita do reconhecimento de sua importância pelo poder político. Esta liberdade já despontava em nossas Constituições desde 1824. Pode ser utilizada como termômetro para avaliação do grau de democracia e cultura de um povo. (2)

O Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares da Costa afirmou que o filme é “debochado e desrespeitoso ao extremo” com a fé cristã. O Prelado lamenta que, “em pleno tempo de preparação para o Natal do Senhor, a Netflix deu um bofetão no rosto de todos os cristãos; cuspiu na nossa cara, zombando da nossa fé”. Afirmou que o “ideal” é promover uma “ação judicial”. “O Deus dessa turma é o dinheiro.”

O Bispo pergunta: “para onde vai uma sociedade que desrespeita a religião e a sensibilidade das pessoas?” Como construiremos um espaço de tolerância e respeito deste modo? É positivo zombar dos valores religiosos caros à grande maioria de uma sociedade, divertir-se fazendo chacota com realidades que são sagradas para muitos? Foi uma “falta de respeito pela religião dos demais”.

Segundo o Bispo de Palmares, “não devemos permitir que se desrespeite os valores e legítimos sentimentos religiosos ou morais das pessoas, sejam a que religião pertençam... Vivemos num mundo de intolerância; somente o respeito gera compreensão e tolerância” (3)

A ética da Tolerância é questão de inteligência espiritual, de educação, conscientização e não pode ser regida por um modelo autoritário de fidelidade ideológica.  Importante enfatizar que não pode ser instituída por decreto. Por outro lado, não existem direitos fundamentais absolutos, nele encontramos a liberdade de expressão, com semeadura aparentemente livre. (4)

 

  1. https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/17728/ate-muculman...
  2. https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2016/09/05/roustaing-o-ter...
  3. https://www.acidigital.com/noticias/bispo-brasileiro-netflix-da-bof...
  4. https://blogdobrunotavares.wordpress.com/2017/01/11/diferentes-mas-...

Exibições: 301

Comentar

Você precisa ser um membro de RAE para adicionar comentários!

Entrar em RAE

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 18 janeiro 2020 às 8:33

A tentativa de “traumatizar” a dignidade. Uma revista de medicina discutiu a morte de Jesus. Hipóteses: embolia pulmonar; ruptura cardíaca; trauma suspensão; asfixia; ferida da facada fatal e choque.  Conclui-se que todos os acontecimentos da execução concorreram para o desenvolvimento do choque. Assim, o choque traumático deve ser o principal mecanismo, da morte de Jesus.

A tortura é cruel, qualquer que seja a sua modalidade. Os torturados são diferentes.

Se a caridade é o amor em ação, quais os seus contrários? Perversidade, malignidade, crueldade, atrocidade.

http://www.oconsolador.com.br/ano11/533/especial.html

Bergeron, J.W. . 2012. The crucifixion of Jesus: review of hypothesized mechanisms of death and implications of shock and trauma-induced coagulopathy. J Forensic Leg Med., Apr,19(3):113-6.

 

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 14 janeiro 2020 às 22:59

Folião alerta: Desfile da Mangueira será ainda mais ofensivo a cristãos do que Porta dos Fundos (veja o vídeo).   https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/18261/foliao-alert...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 janeiro 2020 às 16:11

Muçulmanos repudiam o especial de Natal do Porta dos Fundos. Um jornalista sugere agora que a coisa pode ser pior. https://www.tercalivre.com.br/porta-dos-fundos-pode-ter-acertado-ra...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 10 janeiro 2020 às 10:10

Divaldo P. Franco ao apresentar o seu repúdio pessoal diz que o seu silêncio seria anuência à perversão e indignidade de que se reveste o ataque deplorável.

http://blogdobeck.com/

http://blogdobeck.com/2020/01/09/opiniao-principal-lider-do-espirit...

Perguntamos: o conteúdo do filme viola a lei penal? Punir um crime, longe de ser censura é dever do Estado?

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 9 janeiro 2020 às 22:05

A deputada federal Bia Kicis advoga: “primeiro que não é censura, pois a censura há que ser prévia; segundo que o conteúdo do filme viola sim a lei penal. Vilipêndio de fé alheia é crime e impedir ou punir um crime está longe de ser censura; é dever do Estado”.

https://revistaforum.com.br/politica/amoedo-condena-censura-ao-port...

Vamos pensar. Qual a diferença entre “censura prévia” e à “censura ex post facto ou posterior”? Nesta última, há a possibilidade de responsabilização em casos de abuso?

Nesse caso, é possível o estabelecimento da responsabilidade ulterior daquele que produziu a comunicação?

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 9 janeiro 2020 às 20:34

“Uma sátira humorística” não teria o “condão de abalar valores da fé cristã”.  https://www.oantagonista.com/brasil/toffoli-nao-ve-abalo-a-fe-crist...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 8 janeiro 2020 às 19:11

Com uma petição, que soma mais de 1,4 milhão de assinaturas, o vice-premier da Polonia pede a Netflix que retire o filme do streaming.

https://veja.abril.com.br/entretenimento/governo-polones-pede-que-n...

No Brasil, para acalmar ânimos e até que se julgue o mérito do agravo, Justiça manda retirar Especial do Porta dos Fundos da Netflix.

https://www.metropoles.com/entretenimento/justica-manda-retirar-esp...

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 2 janeiro 2020 às 16:47

Visão Espírita. RBN

https://youtu.be/ws5Iq7olfSM

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 1 janeiro 2020 às 14:19

Vilipêndio. Código penal. Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

No estado atual da sociedade, a severidade das leis penais não constitui uma necessidade?
(... ) Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito, do que a lhe secar a fonte. Só a educação poderá reformar os homens, que, então, não precisarão mais de leis tão rigorosas." O Livro dos Espíritos, Alian Kardec, questão 796

Comentário de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA em 31 dezembro 2019 às 18:40

“Terrorismo no humor”.

Disse o Bispo de Palmares: “vivemos num mundo de intolerância; somente o respeito gera compreensão e tolerância”. Disse também um assessor da ministra: “qualquer atentado é repugnante”. https://www.oantagonista.com/brasil/qualquer-atentado-e-repugnante-...

Um espírita-cristão concorda e sabe que hoje precisa estar diante de uma ética transdisciplinar, aquela que não recusa o diálogo, a discussão, seja qual for sua origem – de ordem ideológica, científica, religiosa, econômica, política ou filosófica.

Jesus sempre esteve em situação difícil, diante da crise, fase difícil, grave, onde todos estavam tensos, no conflito, queriam justiça com as próprias mãos. No entanto, a mulher encontrou Nele o argumento que evitou o apedrejamento. https://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/a-ci-ncia-do-amor-lui...

APLICATIVO RAETV

Nosso aplicativo para download gratuito no Google Play

COLABORE COM A RAE

Artigos Espíritas

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro... (Artigo de Jane Maiolo)

E quando o desequilíbrio da saúde mental destrói o futuro...

 por Jane Maiolo

Por que estamos nós…

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

Por que nos sentimos mal em determinados ambientes?

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Você já esteve em ambientes em que se sentiu mal, constrangido, pouco à…

Por que estudar O livro dos médiuns? por Simoni Privato Goidanich

Por que estudar O livro dos médiuns?

Simoni Privato Goidanich

Artigo publicado na Revista A senda (nov-dez 2019), da Federação Espírita do Estado do…

Kardec sofre...

Kardec sofre...

 

Wellington Balbo – Salvador BA

 

Não tenho dúvidas que Allan Kardec sofre ao verificar como as coisas andam no seio do movimento espírita atual com brigas, discussões…

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

Aprendemos com o Espiritismo a ter relações mais leves.

 

Marcelo Henrique – Florianópolis SC

Wellington Balbo – Salvador BA

 

O Espiritismo nos fornece uma visão bem legal da…

Últimas atividades

Rosana Andrade curtiram o perfil de Rosana Andrade
5 horas atrás
Carlus Martel postou um evento
10 horas atrás
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA respondeu à discussão Teoria da abiogêneses e biogêneses. de Thiago Luiz Félix
"“Não fiquem maravilhados diante do novo nem assustados pelo que ontem vos era desconhecido. Não recuem diante do mistério, mas procurem enfrenta-lo e desvendá-lo… Não se considerem os únicos…"
15 horas atrás
Margarida Maria Madruga e Carolina Shank agora são amigos
ontem
Carlus Martel curtiu a postagem no blog Carnaval - não há outra disposição que não seja o da abstinência espontânea do folguedo (Jorge Hessen) de os pae
ontem
Jocilda Almeida de Barros entrou no grupo de Amigo Espírita
Miniatura

Mediunidade

Grupo para estudo da Mediunidade e sua prática conforme os ensinamentos de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco e espíritos de Escol. Vídeos, textos e todo material disponível nesta área.Ver mais...
sexta-feira
Jocilda Almeida de Barros curtiram o evento Mediunidade de Amigo Espírita
sexta-feira
Frank curtiram a discussão Giordano Bruno de Amigo Espírita
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo comentou o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
"Gratidão!"
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo está participando do evento de Carlos Pretti - SCEE
Miniatura

“A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

16 fevereiro 2020 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo, dia 16 de fevereiro de 2020, de 09 as 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “A Lei do Trabalho”, será ministrada pelo advogado, pesquisador e orador Luiz Pretti Leal de Vitória-ES. Luiz Pretti é baiano de Feira de Santana-BA, e trabalhador da SEEIT – Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé localizada no…Ver mais...
sexta-feira
Elciene Maria Tigre Galindo curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
sexta-feira
Ori Pombal Franco curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE curtiram o evento “A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal de Carlos Pretti - SCEE
quinta-feira
Ícone do perfilBruna Loretta Flores da Silva, Fabiano e Sulamita Cardoso De Matos entraram em RAE
quinta-feira
Carlos Pretti - SCEE postou um evento
Miniatura

“A Lei do Trabalho”, com Luiz Pretti Leal em Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas

16 fevereiro 2020 de 9 a 10:15
Palestra no próximo domingo, dia 16 de fevereiro de 2020, de 09 as 10h. da manhã na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas, com o tema “A Lei do Trabalho”, será ministrada pelo advogado, pesquisador e orador Luiz Pretti Leal de Vitória-ES. Luiz Pretti é baiano de Feira de Santana-BA, e trabalhador da SEEIT – Sociedade de Estudos Espíritas Irmão Tomé localizada no…Ver mais...
quinta-feira
LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA comentou a postagem no blog No Umbral de LUIZ CARLOS DUARTE FORMIGA
"Quando menos se espera o Inesperado acontece. Muita calma nessa hora! Alguns vivem como portadores assintomáticos de vírus ou bactérias e não se importam com esta condição, graças ao elevado grau de…"
quinta-feira

Regras de uso e de publicação

 

 

© 2020   Criado por Amigo Espírita.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço